Início > Windows Client/Server > Remote Shutdown nativo do Windows

Remote Shutdown nativo do Windows

julho 5, 2010

Olá caro leitor,

Neste primeiro de muitos outros posts, irei mostrar uma ferramentas pouco utilizada e conhecida por profissionais de IT que trabalham com plataforma Windows. O Remote Shutdown.

Está feature está presente no Windows e permite que hosts remotos sejam desligados e/ou reinicializados remotamente por intermédio de uma interface idêntica a exibida quando o Shutdown Event Tracker está ativado.

Um case real para exemplificar o uso desta feature, é possuir um grande número de host físicos e/ou virtuais do quais precisa efetuar um shutdown em horário pré-determinado. Uma parada para manutenção elétrica por exemplo seria um evento no qual seria necessário o shutdown.

Para quem não sabe e/ou quem não conhece o termo Event Tracker, está interface é exibida nativamente em sistemas operacionais Microsoft da família de servidores. Todo o evento de shutdown e/ou restart exige que o usuário informe o motivo pelo qual está executando está ação.

Deixemos a teoria de lado e passemos para a prática do recurso. Para utilizar o Remote Shutdown, clique em Iniciar (Start) > Executar (Run) e digite shutdown -i para ser exibida a interface abaixo:

Interface do Remote Shutdown no Windows

Como é possível ver, a interface é semelhante a do Event Tracker com algumas opções necessárias para o uso.

O primeiro bloco permite que sejam inseridos os hosts no quais deseja-se executar o shutdown/restart remoto.  Para inserir um host e/ou uma lista de hosts, clique no botão Add (Adicionar) e digite o nome do host que deseja efetuar a ação e clique em OK.

Dica: Se possuir um número grande hosts, por exemplo, um AD, exporte o conteúdo da OU onde estão os hosts para um arquivo TXT, copie os nomes (os nomes devem estar linha por linha) e cole na caixa Adicionar.

É possível buscar hosts em um domain controller usando o botão Browser para pesquisar no Active Directory os hosts que deseja executar a ação remotamente.

Após inserir os hosts no qual será executado o shutdown e/ou restart, escolha o tempo no qual será exibido aos usuários conectados que o host será finalizado em Warn users of the action.

Configure o Shutdown Event Tracker com as opções mais adequadas para justificar o evento caso seja necessário e clique em Ok.

Espero que aproveitem essa feature jedi no Windows pouco utilizada e/ou conhecida por profissionais.

Um abraço para vocês e até o próximo post.

%d blogueiros gostam disto: