Início > Microsoft Utilities > Troubleshooting para arquivos bloqueados com RESMON

Troubleshooting para arquivos bloqueados com RESMON

julho 21, 2010

Olá caro leitor,

Estou aqui mais uma vez para falar a ferramentas do Windows Vista/7. O Resource Monitor.

Já vimos em posts anteriores algumas das funcionalidades do RESMON e agora, vamos ver como interromper um determinado arquivo que está bloqueado e sendo utilizado por um processo no Windows Vista/7

É comum encontrarmos usuários que passam por problemas em remover um determinado arquivo recebendo a seguinte mensagem informativa:

Mensagem informativa ao usuário

É também comum o uso de programas de terceiros para identificar qual é o processo que está bloqueando arquivo. O Unlocker é o software mais utilizado para este tipo de finalidade.

Cabe dizer aqui, que o uso do Unlocker é bem mais prático devido ao software lhe dar as informações rapidamente.

Entretanto, se não houver um software como o Unlocker em mãos para ser utilizado, como fazer este tipo de troubleshooting no Windows Vista/7 nativamente?

Eis aqui a resposta meu caro leitor! O RESMON possui essa particularidade e o próprio Windows 7 lhe fornece o nome do aplicativo, já que, em sua caixa de diálogo é exibido o nome do processo que está usando o arquivo. Podemos ver isto na imagem anterior onde a mensagem informa que é o Microsoft Office Word que está usando o arquivo.

Agora, como utilizar o RESMON para finalizar o uso deste arquivo pelo Word neste caso? Simples! Abra o RESMO e selecione a tab CPU e em seguida localize o processos ou todos os processos que estejam sendo executado, neste caso o winword.exe.

Marque a Checkbox dos processos para que eles sejam filtrados nos paineis Services, Associated Handles e Associated Modules como na imagem abaixo:

RESMON - Tab CPU + Associated Handles

Para quem já leu os outros posts e brincou com o RESMON, já deve ter identificado esta feature. Para quem ainda não percebeu, preste atenção ao lado direito do filtro Associated  Handles e verá um campo chamado Search Handles.

Search Handles Text Box

Excelente meu caro leitor! É com o uso desta caixa de pesquisa que podemos localizar rapidamente o arquivo que está sendo utilizado e finalizar sua execução.

Podemos ver na imagem abaixo que precisamos apenas digitar parte do arquivo+extensão para que ele seja mostrado particularmente no filtro.

Usando a pesquisa em Associated Handles

Acabamos de identificar qual é o processo que está utilizando o arquivo DOC (PID = 5192) e para terminar o acesso ao arquivo, clique com o botão direito sobre ele e escolha End process e confirme na próxima caixa de diálogo.

Perfeito meu caro leitor, acabamos de aprender agora como localizar arquivos que estão sendo utilizados no Windows Vista/7 e também como finalizar o uso destes para assim ser possível realizar qualquer tipo de tratamento que não é possível por estarem em uso.

Espero que este feature tenha sido de ótimo proveito caro leitor!

Muito obrigado e até o próximo post

  1. Danilo Silveira
    maio 17, 2013 às 5:23 pm

    Parabéns pelo artigo.

    Poderia me ajudar, pois tenho usuários do domínio que não tem privilégios administrativos nas máquinas que utilizam, porém precisam executar o “resmon”. Qual alternativa você sugeriria?

    Obrigado.

  1. No trackbacks yet.
Os comentários estão desativados.
%d blogueiros gostam disto: