Início > Windows Client/Server > Windows XP Mode – Conceito e instalação

Windows XP Mode – Conceito e instalação

agosto 1, 2010

Olá caro leitor,

Esté é o primeiro de uma séria de post relacionados a este novo recurso no Windows 7. O Windows XP Mode.

Para quem conhece e/ou quem ainda tem alguma dúvida, o Windows XP Mode é um conceito novo inserido no Windows 7 tendo a preocupação na execução de aplicações legadas no Windows 7.

Em um ambiente corporativo, a migração das estações clientes pode ser um trauma enorme se este processo não for perfeitamente planejado.

Mesmo em fase de testes para sistemas operacionais, o risco de uma aplicação não funcionar corretamente em um novo sistema operacional é o principal obstáculo encontrado por organizações no momento de uma migração na versão de um sistema operacional cliente.

Com fóco principal em pequenas e médias empresas, o Windows XP Mode pode ser utilizado para garantir que mesmo em um equipamento executando o Windows 7, aplicações que não executam sobre o Windows 7 sejam utilizadas no Windows XP Mode em um ambiente virtualizado.

O Windows XP Mode é um pacote que não está inclusão no Windows 7 e pode ser baixado diretamente no website da Microsoft. Segue aqui o link com algumas informações: Instalar e usar o Modo Windows XP no Windows 7

Para baixar os itens necessários, segue os links abaixo:

Windows XP Mode EN-US – Imagem do Windows XP em Inglês

Windows XP Mode PT-BR – Imagem do Windows XP em Português Brasil

Windows Virtual PC x86 – Software de virtualização necessário para executar o Windows XP Mode

Windows Virtual PC x64 – Software de virtualização necessário para executar o Windows XP Mode

É importanto mencionar aqui que atualmente não é mais necessário o recurso de virtualização a nível de hardware ao utilizar o Windows XP Mode.

Inicialmente, este detalhe é requesito para a execução da ferramenta. Entretanto, foi disponibilizado pela Microsoft um update que, uma vez instalado no Windows 7, descarta a necessidade do uso de tecnologias como Intel-VT e AMD-V.

O update que remove a necessidade de uso destas tecnologias é o KB977206 e pode ser encontrado neste link: Update for Windows 7 (KB977206)

Pois bem, após efetuar o download dos três (3) itens necessário (Windows XP Mode+Windows Virtual PC+KB977206 caso não tenha o Intel-VT ou AMD-V em seu processador) para executarmos o Windows XP Mode é hora de começarmos a instalação do recurso.

O processo de instalação é muito simples. Acesso o local onde salvou os arquivos necessário e execute primeiramente o arquivo Windows6.1-KB958559-xYY.msu para instalar em seu Windows 7 o Windows Virtual PC. Será apresentado a janela padrão de instalação de pacotes offline do Windows Update. Aceite o termo e aguarde finalizar a instalação.

Finalizada a instalação do Windows Virtual PC, inicie a instalação do Windows XP Mode usando o arquivo WindowsXPMode_xx-xx.exe. Aguarde a extração dos arquivos e a primeira janela a ser exibida do wizard será está a seguir:

Windows XP Mode Installation - part 1

Clique em Next para ir a próxima etapa do wizard de instalação. A primeira informação que podemos alterar no wizard é o local de instalação do Windows XP Mode como visualizamos na imagem abaixo. Escolha o local que deseja e clique em Next novamente.

Windows XP Mode Installation - part2

Em seguida inicia-se o processo de instalação literalmente do Windows XP Mode e cabe ao usuário aguardar somente a finalização como mostrado nas imagens abaixo:

Windows XP Mode installation - Part 3

Windows XP Mode Installation - Finish

Neste momento se for necessário instale o pacote KB977206 para remover a requesito de virtualização a nível de hardware se necessário.

O próximo passo é reinicializar o Windows 7 para concluir o processo de instalação dos pacotes no sistema operacional.

Feito reboot e o logon no Windows 7, para acessar o Windows XP Mode navegue até o seguinte local:

Start (Iniciar ) > All Programs (Todos os Programas) > Windows Virtual PC > Windows XP Mode.

Windows XP Mode - Start Menu

Após iniciar o Windows XP Mode a primeira parte do wizard de configuração do mesmo solicita seu “De acordo” com o EULA  como podemos ver nas imagens abaixo:

Windows XP Mode - Configuration part 1

Marque a caixa “I accept the license terms” e clique en Next para irmos a próxima etapa de configuração. Nesta etapa o usuário precisa informar a senha a ser atribuída a conta default XPMUser e também é possível alterar o local onde serão armazenados os arquivos da Virtual Machine do Windows XP Mode.

É possível também definir se você deseja ou não que a senha informada por você seja salva, permitindo um logon automático ao entrar no Windows XP Mode, case necessário com a opção “Remember credentials (Recommended)“.

Windows XP Mode - Configuration part 2

Faça as alterações necessárias e clique em Next. O próximo passo consiste em apenas selecionar uma das duas opções sobre o Windows Update. Selecione a primeira opção “Help protect my computer by turning on Automatic Updates now. (recommended)” e clique em Next.

Windows XP Mode - Configuration part 3

Se estiver certo das configurações que informou anteriormente para o Windows XP Mode, clique no botão Start Setup na parti inferior direita da próxima janela e aguarde o término do processo de configuração. As etapas estão nas imagens a seguir:

Windows XP Mode - Configuration part 4

Windows XP Mode - Configuration part 5

Após a finalização da etapa mostrada na imagem anterior, será iniciado o Windows XP Mode solicitando que você informe a senha do usuário XPMUser ou o logon será feito automaticamente se no processo de configuração você selecionou a opção para entrada automática.

Pronto! Neste momento você já estará com o Windows XP Mode sendo executado em seu Windows 7 e com a interface mostrada na imagem a seguir sendo exibida.

Windows XP Mode - Running

Este foi o processo de instalação do Windows XP Mode meu caro leitor. Podemos perceber que não há nenhuma configuração específica e que o processo de instalação é completamente simples e auto explicativo.

Espero que tenham gostado deste conteúdo e logo mais irei postar mais detalhes sobre alguns recursos do Windows XP Mode.

Muito obrigado caro leitor e até o próximo post

%d blogueiros gostam disto: