Início > Windows Client/Server > Windows XP Mode – Utilizando armazenamento USB

Windows XP Mode – Utilizando armazenamento USB

agosto 2, 2010

Olá caro leitor,

Este é o terceiro post sobre o Windows XP Mode e tem como fóco o uso de armazemento USB na sessão do XPMUser.

Cabe mencionar que independente de inserir um drive USB dentro do Windows XP Mode, o mesmo será reconhecido como um recurso do Windows 7 ao ser instalado no mesmo.

Por padrão, os recurso de armazenamento disponíveis no Windows 7 também estaram disponíveis na sessão do Windows XP Mode.

A únida diferença visual é como o Windows XP Mode trata o dispositivo na sessão. Se ele for um recurso mapeado pelo Windows XP Mode do Windows 7, seu dispositivo USB será reconhecido junto com as partições do Windows 7 em Others devices em My Computer.

Windows XP Mode - Storages

Ao informar ao Windows XP Mode que um dispositivo é um recurso USB, ele irá reconhecê-lo como um disco removível (plug-and-play) normal.

Deixemos então de escrita somente e vamos ver como o Windows XP Mode reconhece um dispositivo USB.

Abra o Windows XP Mode e após a sessão estar iniciada, conecte seu pendrive e/ou HD externo.

Inicialmente ele será reconhecido apenas pelo Windows 7 o que é padrão. Para disponibilizar seu dispositivo USB como um armazenamento removível, utilize o botão USB > Device Name – Shared.

USB > Device name - Shared option

Ao acionar esta opção e aguardar alguns segundos, você irá perceber que seu dispositivo USB será removido automaticamente do Windows 7 e inserido no Windows XP Mode. É natural durante este processo, que o Windows 7 procure pelo driver de seu dispotivo via Windows Update. Aguarde caso ele faça esta ação e instale o driver automaticamente.

A mensagem abaixo é padrão no momento que acionar a opção para USB no Windows XP Mode.

Windows XP Mode - USB Warn

Após clicar em Yes na mensagem anteriormente mostrada na imagem, seu dispositivo USB será inserido no Windows XP Mode que passará a apresentar o ícone default ao lado do relógio e também o drive para acesso no Windows Explorer.

Se verificar a primeira imagem do Windows Explorer que coloquei no inicio do post e a imagem a seguir, irá perceber que havia um drive F: on MOBILEPC sendo exibido e agora o que temo é o MYEXTERNALDRIVE (E:) após ser reconhecido como um armazenamento removível.

Windows XP Mode - USB Attached

Como dito anteriormente, o Windows XP Mode irá reconhecer de uma forma ou de outra sua unidade de armazenamento removível permitindo o acesso.

Neste momento possuimos acesso ao dispositivo USB dentro do Windows XP Mode e no Windows 7 você irá perceber quea unidade referente ao seu dispositivo USB deixou de exitir justamente por estar sendo usado pelo Windows XP Mode.

Agora que já utilizamos nosso dispositivo USB dentro do Windows XP Mode, vamos remover o dispositivo corretamente. O processo de remoção é identico na sessão. Clique no ícone próximo ao relógio e escolha a opção Safely remove USB Mass Storage Device – Drive(X:).

Windows XP Mode - Safely Remove Hardware

Aguarde que o dispositivo seja realmente removido no Windows XP Mode e para concluir a remoção do recurso, clique novamente na barra de ferramenta em USB > Device Name Release e aguarde por alguns segundos.

Windows XP Mode - USB Released

O processo terá sido concluído completamente quando o Windows XP Mode devolver seu dispositivo USB para o Windows 7 e pode visualizar o ícone ao lado do relógio para removê-lo.

Isso finaliza o processo para trabalharmos com dispositivos USB no Windows 7 caro leitor. Espero que tenha sido um conteúdo interessante e informativo de como trabalhar um pouco mais com o Windows XP Mode.

Até o próximo post

%d blogueiros gostam disto: