Início > Windows Client/Server > Windows XP Mode – Editando recursos (Name, Virtual Memory, Virtual HD, etc.)

Windows XP Mode – Editando recursos (Name, Virtual Memory, Virtual HD, etc.)

agosto 14, 2010

Olá caro leitor, 

Este é mais um post a respeito do Windows XP Mode, ambiente virtual que permite aos end-users executarem aplicações do Windows XP sobre o Windows 7

Neste post iremos editar as configurações de Virtual Memory e Virtual Hard Disk do Windows XP Mode

Primeiramente, para efetuar a edição destes dois recursos, devemos não estar utilizando o Windows XP Mode, caso contrário, não será possível editar estes recursos. 

Pode default, o Windows XP Mode usa 256MB como Virtual Memory após ser instalado e como podemos na imagem abaixo, apenas para reforçar a informação, se o Windows XP Mode estiver em execução, não podemos efetuar alterações críticas como Virtual MemoryVirtual Hard Disk, etc. 

Configurações do Windows XP Mode parcialmente possíveis

Apenas configurações de Network, DVD Drive, COM1 e COM2, Integration Features, Keyboard, Logon Credencials e Close estão ativas para configuração com o Windows XP Mode em execução. 

Se estiver com seu Windows XP Mode em execução encerre-o fechando a janela e em seguida, navegue em Start > All Programs > Windows Virtual PC > Windows Virtual PC como mostrado na imagem abaixo. 

Starting configuration Windows XP Mode

Após clicar no atalho, será exibido a você uma nova janela do Windows Explorer como na imagem abaixo. 

Windows XP Mode Home Folder

Para iniciar a configuração de seu Windows XP Mode, clique com o botão direito do mouse sobre o atalho Windows XP Mode exibido na nova janela do Windows Explorer e escolha Settings (Configurações) como mostrado a seguir. 

Starting settings

Será mostrado para você a mesma interface que visualizamos no inicio do post, entretanto, todas as opções estaram disponíveis para serem editadas como podemos ver na imagem abaixo. 

Windows XP Mode Settings Available

Percebemos que já podemos editar o tamanho default de Virtual Memory (Memória RAM) usada para o Windows XP Mode

Não satisfeito, você pode também modificar o nome default de Windows XP Mode para outro nome qualquer que desejar apenas clicando no item Name

Podemos também inserir novos Virtual Hard Disks (máximo de 2). Vamos editar as configurações do Windows XP Mode para que o mesmo use 512MB de memória RAM e inserir um novo Virtual Hard Disk de 127GB de tamanho. 

Como mostrado na última imagem, em Memory altere o valor de 256 para 512 e em seguida clique em Hard Disk 2 para vermos a interface da imagem abaixo. 

Windows XP Mode - Insert a new Hard Disk

Selecione a opção Virtual Hard Disk file: e em seguida clique no botão na parte inferior Create. Será iniciada uma nova interface onde você irá informar os atributos do novo Virtual Hard Disk como podemos ver a seguir. 

Windows XP Mode - Virtual Hard Disk Wizard

Há três (3) opções disponíveis para serem utilizadas no momento de criarmos um novo Virtual Hard Disk, são elas: 

  1. Dynamically expending: esta é a opção utilizada pelo Virtual Hard Disk onde está instalado o Windows XP Mode em seu equipamento. Ele é dinâmico, ou seja, seu tamanho virtual é determindo pelo tamanho do disco físico onde o arquivo .VHD está alocado.
  2. Fixed size: permite configurar um Virtual Hard Disk de tamanho fixo, emulando uma unidade comum de disco do limite de armazenamento.
  3. Differencing: permite criar um Virtual Undo Disk file  que irá receber as alterações feitas no em um determinado Virtual Hard Disk file deixando-o intácto até que o end-user aplique as alterações..

Escolha a primeira opção “Dinamically expanding” neste caso para darmos continuidade nas alterações e uma nova etapa da interface será exibida como na imagem abaixo. 

Virtual Hard Disk Information

Escolha o nome do arquivo de seu novo Virtual Hard Disk, neste caso eu escolhi XPMVHD02 e se desejar altere o local onde o mesmo será alocado já que por default o diretório é o mesmo de instalação do Windows XP Mode. Clique em Next para ir até a próxima etapa do Wizard mostrada na image abaixo. 

Virtual Hard Disk Size

Nesta etapa você pode determinar um espaço limite ou não, se desejar, deixando o valor limite informado. Faça a alteração que deseja e clique no botão Create na parte inferior direita do Wizard e o arquivo .VHD será criado no local que definiu anteriormente. 

NOTA: Um disco dinâmico precisa de no mínimo 8MB de espaço livre na partição onde será alocado para ser criado. Este é o tamanho inicial do VHD e aumentará na medida que dados forem inseridos no mesmo. Discos dinâmicos virtuais possuem o limite de 127GB de tamanho (130.048MB). 

Agora já temos as alterações feitas no Windows XP Mode como podemos visualizar na imagem abaixo. 

Windows XP Mode - Edit Settings Finished

Clique em Ok e inicie o Windows XP Mode para visualizar as alterações feitas. 

Windows XP Informations

Na imagem a seguir, vemos que a quantia de memória disponível é de 512MB como alteramos anteriormente. 

A unidade de disco ainda não está preparada no Windows Explorer quando o abrir. Isto ocorre porque mesmo sendo uma Virtual Machine, o processo de criar e formar uma partição se faz necessário. 

Vamos inserir o novo Virtual Hard Disk no Windows XP Mode. Clique em Start > Run, digite compmgmt.msc e pressione ENTER e/ou clique no botão Ok

Será mostrada a interface do Console Computer Management como na imagem a seguir. 

Windows XP Mode - Computer Management

No console ao lado esquerdo, selecione com um clique do mouse o item Disk Management e automaticamente o Wizard para criar um novo volume será lançado para que faça a configuração do novo Virtual Hard Disk que criamos. 

Vemos a primeira interface do Wizard de configuração de disco na imagem abaixo. 

Windows XP Mode - Initialize and Convert Disk Wizard

Clique em Next para a próxima etapa onde o novo Virtual Hard Disk, chamado de Disk 1,  já estará marcado para ser inicializado e em seguida em Next novamente. Na próxima etapa selecione o Disk 1 para que o mesmo seja convertido e clique em Next

Este é o resumo do Wizard após ser executado para o novo Virtual Hard Disk mostrado na imagem a seguir. 

Windows XP Mode - Initialize and Convert Disk Wizard Resume

Clique no botão Finish na parte inferior direita e aguarde o processo ser finalizado. Neste momento já temos no Computer Management um Disk 1 desalocado de 126,99GB que pode ser formatado normalmente. Visualizamos isto na imagem abaixo. 

Windows XP Mode - Disk 1 Initialized and Converted

Clique com o botão direito do mouse sobre o Disk 1, escolha New volume… e clique em Next para primeira e segunda fase do Wizard que são apenas informativa e devido a não ter mais que uma opção a ser selecionada a não ser Simple

Como visualizamos na imagem abaixo, o novo volume Disk 1 já está selecionado. Como não iremos mudar o tamanho do disco, não altere nenhum dos atributos e clique em Next novamente. 

Windows XP Mode - New Volume Wizard - Select Disks

Escolha a letra que deseja atribuir a seu novo Virtual Hard Disk, Next, escolha o tipo de arquivo, tamanho do cluster e nome, marque a opção Perform a quick format e clique em Next novamente. 

Windows XP Mode - New Volume Wizard - Partition Atributes

Visualize as configurações que escolheu e clique e Finish para iniciar o processo de formatação do novo Virtual Hard Disk. O resultado final é nosso novo Virtual Hard Disk acessível como mostrado na imagem abaixo. 

Windows XP Mode - New Volume Wizard Finish

É isso caro leitor. Aprendemos como editar configurações, de memória neste exemplo, no Windows XP Mode e também como inserir um novo Virtual Hard Disk dinâmico para ser usado. 

Espero que este post seja de ótimo aproveito meu caro leitor. 

Até o próximo post

  1. Nenhum comentário ainda.
  1. agosto 15, 2010 às 11:59 pm
Os comentários estão desativados.
%d blogueiros gostam disto: