Início > Homegroup, Microsoft Utilities, Windows Client/Server > Compartilhando dados com o HomeGroup no Windows 7

Compartilhando dados com o HomeGroup no Windows 7

setembro 5, 2010

Muitas pessoas que estão utilizando o Windows 7 já devem ter ouvido ou ainda irão ouvir falar sobre esta nova feature que está presente neste sistema operacional recente.

Para quem já ouviu e não entendeu e para quem nunca ouviu falar sobre, de uma forma bem clara e objetiva, o conceito do HomeGroup é permitir de forma fácil o compartilhamento domésticos de armazenamento (documentos, fotos, música, vídeos, dispositivos (Câmeras Digitais, CamCorders etc.) e impressoras) entre dois ou mais equipamentos que estejam executando o Windows 7 sem a necessidade de criar uma pequena infraestrutura de Workgroup – o que pode ser uma tarefa árdua para alguns usuários.

O primeiro contato com o HomeGroup já é feito com o usuário na etapa final de instalação do Windows 7 – quando lhe são descritas as possibilidades de compartilhamento (Pictures, Music, Videos, Documents e Printers) juntamente com a senha de acesso necessária para outros equipamentos ingressarem em seu HomeGroup que deve ser entregue as pessoas que irão fazer parte do mesmo.

Todo equipamento que esteja em uma rede doméstica executando o Windows 7, apartir do momento que seu perfil de rede é setado como “Home Network“, ira ativar determinados serviços que permitirão identificar um HomeGroup, i.e caso houver um préviamente configurado, em outro equipamento.

O reconhecimento é iniciado a partir do momento que NLA (Network Location Awareness) identifica o perfil adequado – Home – e inicia os serviços apropriados para este perfil.

Desde já, vamos deixar de lado as explicações mais detalhadas sobre esta feature do Windows 7 e mencionar que, caso seja da vontade de alguem saber mais sobre o HomeGroup, poderá fazê-lo acessando o blog oficial do Windows 7 Team e conferindo esta ótima explicação sobre o mesmo: At Home with HomeGroup in Windows 7.

Vamos partir agora colocar a mão nas teclas para criar nosso próprio HomeGroup e compartilhar recursos em nossa residência.

O primeiro passo a ser feito, é ter no mínimo dois ou mais equipamentos (Desktops, Notebooks, Netbooks etc.) executando o Windows 7. Após ter os dois equipamentos executando o Windows 7, ainda há outro detalhe que deve ser conferido antes de iniciamos a criação do HomeGroup.

Apartir do Windows Vista, tivemos a inclusão do Internet Protocol Version 6 (TCP/IPv6) na nova Stack TCP/IP. Como ação default de muitos usuário, inclusíve eu mesmo, desativamos este recurso por ainda não utilizá-lo.

NOTA IMPORTANTE 1: No Windows 7, o HomeGroup requer que o Internet Protocol Version 6 (TCP/IPv6) esteja Enable em seu Network Adapter (seja Wired ou Wireless) para estar funcional, caso contrário, não será possível criá-lo.

NOTA IMPORTANTE 2: Usuários das versões Starter Edition e Home Basic podem ingressar e SOMENTE ingressar em um HomeGroup. Não é possível criar um HomeGroup (compartilhar arquivos a partir desta feature) nestas versões.

NOTA IMPORTANTE 3: Caso o Internet Protocol Version 6 TCP/IPv6 não estiver listado nas propriedades de seu adaptador de rede, veriifique se o dado DisabledComponents está com valor 1 na seguinte subkey:

HKLM\SYSTEM\CurrentControlSet\Services\TCPIPv6\Parameters

Se sim, duplo clique no dado e altere o valor para ZERO (0).

NOTA IMPORTANTE 4: O Homegroup pode ser criando entre equipamento executando o Windows 7 e somente entre equipamento executando o Windows 7. Qualquer outro tipo de compartilhamento envolvendo outros sistemas operacionais como Windows XP, por exemplo, deve ser feito usando um domínio ou workgroup.

Feitas estas verificações, vamos ao step-by-step para criarmos nosso HomeGroup.

Passo 1 – Acessar o local Network and Internet e em seguida, Network and Sharing Center

Ao acessar o local determinado anteriormente, iremos visualizar a imagem a seguir a janela:

Windows 7 - Network and Sharing Center

Na parte superior da janela, temos uma resumo sobre a situação de nossa Network (Tipo do perfil de rede, Tipo de acesso, HomeGroup, Tipo de conexão). Iremos dar atenção ao item do perfil de rede inicialmente como vemos na próxima screen que pode estar definido como Work Network ou Public Network:

Windows 7 - Home Network Information

Passo 2 – Clique no link em highlight caso não esteja definido como Home Network seu perfil de rede e será exibida a próxima janela:

Windows 7 - Change Network Type

Como podemos verificar na próxima screen, é simples o procedimento de alteração bastando apenas clicar no perfil de rede escolhido, neste caso Home Network, e ingressar no mesmo de forma fácil.
Se já estiver definido o perfil de rede como Home Network, podemos pular o passo 2 e ir direto ao passo 3.

Passo 3 – Pronto para o HomeGroup? Então vamos lá!

Na próxima screen, temos em highlight a opção que podemos utilizar para iniciar a criação de nosso HomeGroup no Windows 7. Clique então no link em highlight Ready to create.

Homegroup - Ready to create

A próxima screen mostra um pequeno resumo do conceito do HomeGroup e permite também acessar suas opções de configuração para compartilhamento para os determinados perfis de rede.

Homegroup - Create Now

Clique na opção Change advanced sharing settings para ir a próxima screen.

Homegroup - Available Settings

Na screen anterior, é possível alterar o que é compartilhado e ações default no HomeGroup Network Discovery, File and Printer Sharing, Public Folder, Media Sharing, Password Protected Sharing e Windows HomeGroup Connections.

Network Discovery permite definir se automaticamente serão encontrados novos computadores na rede.

File and Printer Sharing permite ao usuário decidir se compartilha ou não arquivos e impressões pelo HomeGroup.

Public Folder pode habilitar a visualização ou não de diretórios públicos no HomeGroup.

Media Sharing faz com que medias estejam ou não disponíveis no HomeGroup.

Password Proteced Sharing introduz a proteção por senha ou não ao que é compartilhado.

O Windows HomeGroup Connections permite ao usuário definir como serão gerenciados os computadores ingressos no HomeGroup, se por modo Auto feito pelo HomeGroup ou por credenciais, usando contas de usuários.

Há também mais abaixo, mas não está exibida na screen anterior, as configurações para o perfil Public Network que por default, vem com as opções Network Discovery e File and Printer Sharing desabilitadas.

Faça as configurações desejada caso houver em clique em Save changes ou então clique em Cancel para retornar a janela e continuarmos a criar o HomeGroup.

Clique então no botão Create now em highlight e iremos para a próxima screen.

Homegroup - Create Now - Part 2

Veremos os recursos que por default serão compartilhados no HomeGroup, basta marcar as checkboxes que desejar, clicar no botão Create now e aguardar alguns instantes para que o HomeGroup seja criado e a screen a seguir ser exibida.

Homegroup - Password generate

O próprio HomeGroup irá gerar uma senha aleatória para ser usada pelo usuários que desejarem acessar seu HomeGroup. Você pode decidor anotar ela e guardar ou pode consultar sempre que desejar lembrar como veremos adiante.

Clique no botão Finish para terminar o processo de criação de seu HomeGroup e ir para a janela de configurações mostrada na screen a seguir.

Homegroup - Settings

Nesta screen, temos o resumo das opções escolhidas e algumas configurações que podem ser alteradas pelo usuário.

Em Share libraries and printers estão os recursos compartilhados que foram definidos pelo usuário no momento de criação do HomeGroup.

Temos mais abaixo as configurações de Share media with devices como podemos ver na screen a seguir. Ela nos permite o compartilhamento de media com dispositivos no HomeGroup.

Homegroup - Share Media with Device

Clique na opção Choose devices em highlight para alterar algumas configurações de como os dispositivos compartilham media em seu HomeGroup.

Homegroup - Choose Device

Podemos visualizar na screen anterior algumas das configurações possíveis para devices no HomeGroup – Nome de exibição em Share media as:, permitir que seu equipamento não entre em Sleep para não interromper o compartilhamento de media (Prevent my PC from Sleeping so that all devices can access my shared media) e Bloquear (Block All) ou Permitir (Allow All) que tipo de Media Applications podem ser compartilhadas em seu HomeGroup.

Faça suas alterações e clique em Ok.

Agora, vamos entender as opções disponíveis em Other homegroups actions mostradas na screen a seguir.

Homegroup - Another homegroup actions

A primeira opção View or print the homegroup password torna possível ao usuário visualizar e/ou imprimir a senha definida anteriormente para acessar em seu HomeGroup – se lembra da senha que deve ser compartilhada entre os membros que deseja permitir ingressar em seu HomeGroup?

Homegroup - View and print the homegroup password

A segunda opção Change the password… permite que o usuário altere a senha aleatória gerada pelo HomeGroup no momento de sua criação – uma pesquisa feita pela própria Microsoft revela que a maioria dos usuários utilizam a mesma senha em diversos recursos (login, logon, e-mail e possivelmente o HomeGroup é claro).

Como de praxe, muitos usuário terão o desejo de alterar esta senha por outra de sua preferência e mais simples de ser lembrada no momento.

Homegroup - Change the password

Há duas opções no wizard para alterar a senha, Change the password e Don’t change the password. Clique em Change the password para irmos a próxima screen.

Homegroup - Type a new password

Na screen anterior, o usuário tem a possibilidade de inserir manuamente a senha desejada ou utilizar o botão em highlight para gerar outra nova senha aleatória se desejar. Informe a senha que desejar ou gere outra nova e clique no botão Change password para seguir até a janela a seguir.

Homegroup - Password was sucessfully changed

Anote e/ou imprima sua nova senha e já pode fornecer aos seus membros para ingressarem em seu HomeGroup.

Temos em seguida a opção Leave the homegroup que permite algumas ações específicas. Clique na opção para ver a próxima screen.

Homegroup - Leave the homegroup

No Wizard da opção Leave the homegroup, temos três opções distintas:

  1. Leave the homegroup (Deixar o HomeGroup)
  2. Don’t leave, and don’t change anything (Não deixar e não alterar nada)
  3. Don’t leave, but change what I’m sharing (Não deixar mas alterar o que eu estou compartilhando)

Use a primeira opção quando desejar deixar o HomeGroup de outro equipamento que ingressou ou seu próprio HomeGroup em seu equipamento.

Pois bem, após ter efetuado todos os passos até agora ditos, ao retornar a Network and Sharing Center, irá perceber que o status do HomeGroup haverá mudado para Joined como podemos ver na screen abaixo em highlight.

Homegroup - Joined

Estamos prontos, agora já podemos utilizar o outro equipamento com o Windows 7 para ingressar neste HomeGroup criado anteriormente.

Passo 4 – Já temos o HomeGroup. Agora é hora de ingressar nele!

Para verificar a existência do HomeGroup disponível em outro equipamento, não se esqueçe dos cuidados mencionados no inicio e que valem a pena serem ditos novamente.

  1. Alterar seu perfil de rede para Home Network
  2. Verificar em seu Network Adapter (seja Wired ou Wireless) se o Internet Procotol Version 6 (TCP/IPv6) esta habilitado

Após ter feito as verificações anteriores, abra o Control Panel, depois Network and Internet e Network and Sharing Center.

Será mostrado se tudo estiver Ok, a seguinte mensagem em highlight de Available to join na screen a seguir.

Homegroup - Available to join

Clique no link Available to join e iremos receber a seguinte janela da screen abaixo.

Homegroup - Join now!

A janela é muito semelhante a outra mostrada anteriormente quando criamos o HomeGroup, o que as diferenciam é o botão Join now em highlight no lugar do Create now. Clique no botão Join now para continuarmos o ingresso no HomeGroup e visualizarmos a etapa da screen a seguir.

Homegroup - Join now! - Part 2

Podemos ver algumas informações do HomeGroup disponível nesta janela. Uma delas é o owner do HomeGroup na parte superior e também os recursos que estão disponíveis para quem ingressar no próprio e que você pode escolher entre eles, quais deseja ter acesso.

Clique novamente no botão Join now em highlight e prossiga com o ingresso.

Homegroup - Type the password

Nesta etapa, o usuário deve informar a senha do HomeGroup compartilhada pelo seu owner e clicar no botão Join now.

Em seguida, irá receber a mensagem abaixo de sucesso no ingresso do HomeGroup.

Homegroup - You have joined the homegroup

Mais uma etapa concluída! Clique no botão Finish e visualize em Network and Sharing Center o status do HomeGroup como Joined também.

Homegroup - Joined

Agora estamos prontos para acessar todo o conteúdo que tornamos disponível pelo HomeGroup. E como podemos acessar?

É simples! Abra o Windows Explorer com o próprio atalho localizado na nova superbar e visualize o conteúdo do HomeGroup disponível no painel de navegação esquerdo como podemos verificar na screen a seguir.

Homegroup - Windows Explorer View/Integration

Um detalhe que não foi mencionado por mim aqui, é a possibilidade de inserir novos locais ao HomeGroup. Quem adora e usa muito o botão direito do mouse sobre os atalhos, já deve ter percebido que há algumas opções novas disponíveis no Windows 7.

Uma destas opções é a “Shared with…” (Compartilhar com…) que permite ao usuário definir três tipo de compartilhamento:

  1. Nobody – Ninguém “Deixa de compartilhar o local do HomeGroup caso esteja inserido”
  2. HomeGroup (Read) HomeGroup (Leitura) “Insere o compartilhamento com privilégios de leitura para os membros”
  3. HomeGroup (Read/Write) HomeGroup (Leitura/Escrita) “Insere o compartilhamento com privilégios de leitura e escrita”
  4. Specific user… – Usuário especifico “Compartilhar localmente com usuários do próprio equipamento”

Troubleshooting para resolver problemas com criação do Homegroup

Firewalls

É muito comum aplicativos de terceiros impedirem o ingresso (acesso) de computadores em um Homegroup. Se houver um firewall de terceiros fazendo a proteção de seu Windows 7, desative-o e verifique se ainda tem problemas com o Homegroup.

Verifique/habilite Network Discovery

Para ser possível localizar um equipamento com o Homegroup ativado é necessário que a feature Network Discovery esteja On.

Verifique os serviços necessários para se criar um Homegroup

Há alguns serviços necessários para o Homegroup está ativo e funcional no Windows 7. Estes serviços são:

  1. DNS Client
  2. Function Discovery Provider Host
  3. Function Discovery Resource Publication
  4. Peer Networking Grouping
  5. Homegroup Provider
  6. Homegroup Listerner
  7. SSDP Discovery
  8. UPnP Device Host

Seu dispositivo de rede suporta o protocolo TCP/IPv6?

Muitos usuários encontram problemas no momento de tentar solucionar problemas com o Homegroup tendo como fóco apenas o Windows 7. Entretanto, deixam de levar em consideração um detalhe externo fundamental, será que eu meu router suporta o protocolo TCP/IPv6?

Caso não, o Homegroup não irá trabalhar corretamente devido a um requesito indispensável não ser suportado pelo seu ativo de rede. Verifique no website do fabricante e faça a atualização do firmware se possível para ativar o suporte do router.

Finalizo agora este pequeno How To sobre como utilizar esta nova feature do Windows 7, o HomeGroup.

Podemos ver que o processo é simples e fácil de ser feito, permitindo que qualquer usuário possa criar uma pequena infraestutura de compartilhamento de recursos – arquivos, documentos, músicas etc.

É muito comum a existencia de dois ou mais equipamentos de computação em domicílios hoje em dia, e este novo modelo de compartilhamento permitirá aos usuário do Windows 7 inserirem por demanda um ou mais usuários que estiverem presentes em seus lares, excutando o Windows 7, sem muitos problemas e de forma muito fácil, apenas lhe entregando a senha se acesso ao HomeGroup.

É isso ai pessoal!

Um forte abraço e espero ter sido claro e objetivo o suficiente para que possam entender, reproduzir e ter um Know How sobre este novo conceito do Windows 7.

Até o próximo post

%d blogueiros gostam disto: