Início > Windows Client/Server > Windows 7/Server 2008 – Resetando a senha de qualquer conta de usuário – Alternativa

Windows 7/Server 2008 – Resetando a senha de qualquer conta de usuário – Alternativa

setembro 7, 2010

Olé caro leitor!

Em um post anterior, eu mencionei um link com uma forma de se dar um reset na senha da conta Built-in Administrator no Windows 7. Tal passo também pode ser feito no Windows Server 2008.

Seguindo o conceito, vamos ver como realizar o mesmo tipo de processo mas com outro atalho de teclado nativo do Windows, o conjunto Windows Key + U que chama o utilitário UtilMan.exe (Gerenciador de Utilitários) do Windows.

O UtilMan garante a acessibilidade no Windows para pessoas com deficiências visuais, auditivas e/ou que estejam com problemas de teclado por exemplo.

Como podemos alterar a senha de um usuário utilizando esta ferramenta, provavelmente, o leitor está se perguntando?

Simples meu caro leitor! Vamos ver o que é preciso ter em maos e ser feito para isto.

  • É necessário ter acesso físico ao equipamento onde será feita a troca da senha de determinado usuário.
  • É necessário ter o DVD/USB contendo os bits de instalação do Windows  ou DVD/USB contendo um Windows System Recovery Disk para ser utilizado o recurso de Repair your System.
  • Insira o DVD de instalação/recuperação do Windows 7/Server 2008 e execute o boot por ele.
  • Após escolher as opções regionais e teclado e clicar em NEXT, escolha a opção Repair your system (Reparar seu sistema) na parte inferior esquerda na janela do assistente.
  • Aguarde a verificação default e na janela de opções de recuperação, escolha Command Prompt (Prompt de Comando).
  • Digite D: e pressione ENTER para mudar o local de execução para a letra do drive onde está instalado o Windows que irá alterar a senha. Digite o comando DIR e pressione ENTER para verificar se a estrutura de diretórios da instalação está neste volume e caso não, altere entre as letras até localizar o volume de instalação.
  • Digite no Command Prompt cd windows\system32” e pressione ENTER. (Sem as aspas duplas)
  • Digite no Command Prompt ren utilman.exe utilman.bak” e pressione ENTER. (Sem as aspas duplas)
  • Digite no Command Prompt copy cmd.exe utilman.exe” e pressione ENTER. (Sem as aspas duplas)
  • Digite no Command Prompt exit” e pressione ENTER para finalizar o Command Prompt, clique no botão Restart (Reiniciar) no assistente e retire o DVD de instalação e aguarde o Windows ser inicializado normalmente.
  • Após estar na tela de Logon do Windows, pressione a teclas “WINDOWS KEY + U” para o Command Prompt será iniciado e mostrado para você.
  • Digite no Command Promptnet user nomedousuário novasenha” e pressione ENTER. (Sem as aspas duplas) Exemplo: net user “Anderson Thiago” 12345678 – caso seu nome de usuário seja composto, dois nomes, utilize as aspas duplas como no exemplo, caso contrário, o comando irá falhar.
  • Aguarde a mensagem de sucesso no comando e pronto! Você acabou de alterar a senha do usuário que escolheu e já pode efetuar o logon com a conta e nova senha.
  • Reinicie o Windows e desfaça as alterações feitas no arquivo utilman.exe como já informado no inicio dos passos com os comandos (del utilman.exe e depois ren utilman.bak utilman.exe).

Pronto meu caro leitor! Você já pode alterar a senha de qualquer conta no Windows 7/Server 2008 sem a necessidade de ferramentas de terceiros, apenas com o DVD de instalação/recuperação e acesso físico ao equipamento.

Em uma sessão de usuário normal, não temos acesso a arquivos de sistema do Windows 7/Server 2008 devido a infraestrutura de segurança e UAC.

Para entender o que tona possível o processo, o que temos aqui é o uso de recursos previstos para recuperação do sistema operacional adaptado manualmente para permitir este resultado.

Quando iniciamos no DVD/USB do Windows 7/Server 2008 a opção Repair your system, estamos trabalhando em Repair Mode, o qual permite a verificação e alteração de qualquer arquivo de sistema no Windows 7/Server 2008 sem intervenção e/ou obstrução da infraestrutura de segurança do Windows 7.

Quando executamos o atalho “WINDOWS + U” na tela de logon estamos iniciado um aplicativo legítimo e também com acesso completo ao sistema operacional, o UAC estará disponível apenas quando o usuário efetuar o logon e neste caso, ainda não o efetuamos. Este processo é totalmente previsto para assegurar que o usuário possa utilizar as ferramentas de acessibilidade no Windows e resolver alguns problemas

É isso caro leitor! Mais uma forma de recuperar a senha perdida de um conta no Windows 7/Server 2008.

Cabe dizer aqui que tal processo pode ser usado também para ativar a conta Built-in Administrator usando o comando net user Administrator /active:yes.

Caso o usuário não saiba o nome da conta de usuário do qual quer alterar a senha, o mesmo só precisa executar o comando net user e todas as contas serão exibidas.

O processo realizado pelo Repair your system em Restore Mode também pode ser utilizado para alterar arquivos de sistema – procedimento muito utilizado por usuários que alteraram a interface gráfica do Windows.

Espero que a informação tenha sido importante caro leitor! Agradeço ainda mais pela excelente informação oriunda de Carlos Fernando Paleo da Rocha, todos os créditos a ele, the man.

Até o próximo post

  1. rafael
    julho 13, 2011 às 9:51 am

    A. Thiago!
    Só pra deixar registrado……………testado e aprovado 09/07/11…………muito fácil o procedimento
    ótima dica
    Abs

  2. agosto 27, 2011 às 2:34 pm

    Excelente o post, me livrou de um problema.

  3. Victor Hugo
    outubro 11, 2011 às 9:37 am

    Testado e funcionou perfeitamente no Server 2008.
    Adeus hiren.

  4. jv
    fevereiro 20, 2012 às 4:57 pm

    aparece the system cannot find the path specified

  5. Paulo
    abril 17, 2012 às 5:17 pm

    Salvou meu dia, muito obrigado Thiago!

  6. Jorge Saris
    junho 27, 2012 às 2:47 pm

    Parabéns mt bom mesmo…Funcionou Perfeitamente aqui no Server 2008 tbm..
    Salvou minha vida…rs
    Abraços

  7. joel
    novembro 7, 2012 às 11:48 pm

    Thiago, você é bom mesmo. Meu supervisor estava desativado e o outro usuário era um usuário padrão. Então eu não conseguia ativar o administrador. Nem o atendimento Dell e Microsoft resolveram, mas você permitiu que eu resolvesse em 10 minutos. Parabéns!

  8. dezembro 22, 2012 às 7:05 pm

    Obrigada pela ajuda !!!!
    Funcionou perfeitamente.

  9. Mirna Estella
    janeiro 19, 2013 às 5:44 pm

    ola boa noite eu gostaria de uma informação …. eu nao tenho o cd do windowns sever 2008 como faço?
    esta ficando dificil… se puderem me ajudar agraço ….

  10. Luis
    fevereiro 27, 2013 às 10:34 pm

    Não funciona de jeito nenhum no meu, sera que é pq esta em autologon?

  1. No trackbacks yet.
Os comentários estão desativados.
%d blogueiros gostam disto: