Início > Thirdy Party Applications > PingInfo View – Ping vários hosts simultaneamente

PingInfo View – Ping vários hosts simultaneamente

setembro 22, 2010

Olá caro leitor!

Um processo comum feito por IT Pros é o uso do comando ping para verificar a disponibilidade do adaptador de rede em sistemas.

O uso do comando ping restringe o recurso a um sistema por vez quando feito manualmente. Podemos criar um script e incluir diversos comandos para diversos sistemas. Entretanto, é um processo dispendioso na minha opinião.

O que você acha de poder pingar vários sistemas em uma única interface gráfica? Esse é o objetivo do PingInfo View, uma ferramenta gratuita da NirSoft.

Para obter o PingInfo View, faça o download pelo link abaixo.

PingInfo View

Uma caracteristica do PingInfo View é que o utilitário é portável, ou seja, não necessita de instalação em um sistema. Simplesmente faça o download, descompacte o conteúdo em um diretório e execute o utilitário.

Após ter extraído o conteúdo do arquivo pinginfoview.zip para um diretório de sua escolha, execute o arquivo pinginfoview.exe. A execução do PingInfo View exibe inicialmente a interface de Ping Options como podemos ver na imagem abaixo:

PingInfo View – Ping Options

A inteface de Ping Options é muito simples de ser compreendida caro leitor. Nela temos as seguintes opções:

  • Ping Timeout (in ms) onde podemos definir o número em milisegundos do Timeout.
  • Ping again every define o interválos em segundos que um novo ping será feito ao sistema.
  • Use IP-Host Description Format permite que sejam informado o nome do sistema ou IP e que sejam colocada uma descrição na coluna Description. Use a seguinte sintáxe: 192.168.0.1 DSL Router para pingar o IP 192.168.0.1 e atribuir ao campo equivalente na coluna Description o nome DSL Router.
  • Starting pinging immediately without displaying this dialog-box não mostra a janela Ping Options ao iniciar o PingInfo View.

Há também o campo Address list to ping. Neste campo você deve informar o nome ou o IP do sistemas que deseja pingar. Informe o nome ou IP do sistema e pressione ENTER para ir para a próxima linha. Faça as configurações e insira os sistemas que deseja pingar e pressione OK.

Na imagem abaixo configurei em Ping Options para pingar a cada 5 os sistemas Google, Microsoft, YouTube, UOL, Terra e Yahoo.

PingInfo View – Ping Options

Veremos na interface gráfica do PingInfo View em seguida todos os sistemas que informamos anteriormente como na imagem abaixo:

PingInfo View – Graphical User Interface

Sua interface possui em colunas as informações que seriam obtidas por linha de comando.

Com o PingInfo View, é possível exportar, copiar e salvar os resultado em diversos formatos para que posteriormente sejam analisados.

Alguns leitores devem estar se perguntando, onde teria utilidade um utilitário para pingar vários sistemas?

Imagine um ambiente onde se tem muitos servidores e há necessidade de se desligarem os mesmo para uma manutenção na infra estrutura elétrica.

Desligar 10 ou 20 servidores não seria um processo árduo. Entretanto, quando estamos falando de 100 ou mais servidores, certificar-se de que todos os sistemas estão realmente desligados se torna uma tarefa não tão simples.

É neste tipo de situação que podemos utilizar este simples utilitário. Simplesmente, exporte o conteúdo da Organization Unit (OU) no Active Directory (AD) para um TXT, copie e cole no Ping Options e deixe o utilitário fazer seu trabalho até se certificar que todos os seus sistemas estão offline.

É isso caro leitor! Espero que esse pequeno e simples utilitário possa ser útil em uma situação do dia a dia.

Até o próximo post

  1. Renan
    outubro 22, 2011 às 2:00 am

    Obrigado, foi de grande ajuda.

  1. No trackbacks yet.
Os comentários estão desativados.
%d blogueiros gostam disto: