Início > Windows Client/Server > Windows Vista/7 inicia com um fundo preto com apenas o cursor do mouse sendo exibido? Veja como solucionar isto…

Windows Vista/7 inicia com um fundo preto com apenas o cursor do mouse sendo exibido? Veja como solucionar isto…

outubro 15, 2010

Olá caro leitor!

Em todo o meu tempo de experiência com o Windows Vista/7, já tive ocasiões onde o sistema operacional era iniciado permanecendo em uma tela de cor preta e com apenas o cursor do mouse sendo exibido.

Muitos usuários provavelmente já passaram por este tipo de situação e no nomento, não souberam solucionar isto. Quando este problema pode ocorrer? Não há um informação formalizada sobre a causa raíz. Entretanto, de acordo com o suporte da Microsoft, o mais provável é que um software para acesso remoto de terceiros cause isto.

Porque este problema ocorre? De forma incorreta, pode ocorrer de uma conta de sistema utilizada por um serviço para ser executado ser alterada na instalação do software.

Qual a causa deste tipo de problema? Comumente, este tipo de situação ocorre quando a conta de serviço default é alterada para um conta incorreta no serviço Remote Procedure Call (RPC) ou Chamada de Procedimento Remoto (RPC).

Por default, este serviço deve ser executado com uma conta de NetworkService ou Serviço de Rede.

O que eu descobri? O problema é causado por uma alteração incorreta no serviço Remote Procedure Call (RPC). Fiz uma verificação Offline no registro do Windows 7 e ao visualizar a subkey do serviço RPCSS indentifiquei que o mesmo estava sendo inicializado com a conta de sistema LocalSystem ou Sistem Local.

O que é necessário fazer para corrigir o problema? É um processo simples meu caro leitor! Com o registro do Windows aberto em Offline Mode, é preciso alterar o dado ObjectName de LocalSystem para NT AUTHORITY\NetworkService na seguite subkey:

HKEY_LOCAL_MACHINE\MySystem\CurrentControlSet1\Services\RpcSs

Vamos ver agora como proceder corretamente para realizar esse procedimento. É essencial neste caso ter uma midia de instalação do Windows Vista/7 ou um disco de recuperação para acessar as ferramentas de Reparação do Sistema.

Efetue o boot com a midia de instalação/recuperação do Windows Vista/7, selecione as informações da interface gráfica na primeira etapa do processo de instalação e em seguida, clique na opção Repair your Computer ou Reparar seu computador como na imagem abaixo:

Repair your computer

Após selecionar a opção anterior, será exibido o processo default de verificação dos sistemas atualmente instalados. Aguarde este processo ser finalizado e então a interface de acesso as ferramentas de reparação será mostrada como na imagem abaixo:

Repair Tools

Nesta etapa é preciso selecionar a ferramenta Command Prompt ou Prompt de Comando e a seguir, está será mostrada. Como na imagem abaixo, digite o comando regedit para abrir o Registry Editor do Windows:

Commando Prompt

Neste momento você estará com a interface de acesso ao editor de registro do Windows como na imagem abaixo:

Registry Editor

Nosso próximo passo agora é carregar o arquivo de registro de sua instalação Offline do Windows. Para fazermos isto, clique em File > Load Hive ou Arquivo > Carregar Hive como na imagem abaixo:

Load Hive

Na nova janela aberta, navegue até o seguinte local: C:\WINDOWS\System32\Config, localize o arquivo SYSTEM, selecione o mesmo com um clique do mouse e depois clique no botão Open ou Abrir para carregá-lo.

Será questionado a você qual o nome a ser dado para esta hive carregada. O nome é indiferente e pode ser o que preferir. Neste caso, será usado o nome MySystem para identificar onde está a hive carregada. Insira o nome e clique em Ok como na image abaixo:

MySystem Name

Agora é necessário expandir a seguinte hive para pode visualizar a hive SYSTEM que acabamos de carregar:

HKEY_LOCAL_MACHINE\MySystem

Em seguida, precisamos identificar qual é o estado do registro que o arquivo SYSTEM está trabalhando – se CurrentControlSet1 ou CurrentControlSet2. Para determinarmos isto, verifique o valor do dado Current em HKEY_LOCAL_MACHINE\MySystem\Select como na imagem abaixo:

Current Value

Na imagem anterior podemos identificar que o estado atual é UM (1) indicando que devemos fazer a alteração em CurrentControlSet1. Se o valor de Current estivesse como DOIS (2) a alteração seria feita em CurrentControlSet2.

Sabendo do local que devemos alterar, navegue até a seguinte subkey:

HKEY_LOCAL_MACHINE\MySystem\CurrentControlSet1\Services\RpcSs

O local acima também está mostrado na imagem abaixo:

RpcSs Subkey

Nesta subkey, vefirique ao lado direito no painel o dado ObjectName e seu valor. Neste exemplo podemos ver claramente que o mesmo está definido com o valor LocalSystem quando o correto seria NT AUTHORITY\NetworkService.

Se este for o seu caso, duplo clique no dado ObjectName e altere o valor do mesmo para NT AUTHORITY\NetworkService e clique em OK como na imagem abaixo:

Change ObjectName Value

Após isto, clique novamente em File e escolha a opção Unload Hive (Descarregar Hive) para fechar a hive SYSTEM que carregamos.

Feche o Editor de Registro e na interface de ferramentas de recuperação escolha a opção Restart ou Reiniciar para iniciar o Windows normalmente.

Remova a mídia de instalação que usou e veja se o problema foi solucionado.

É isto meu caro leitor! Mais uma informação para pode ajudar com problemas que enfrentamos normalmente com o Windows. Espero que tenha sido de proveito.

Até o próximo post.

  1. Joana Brandão
    abril 1, 2012 às 2:09 pm

    Primeiro de tudo gostaria de agradecer por este post , está excelente
    mas eu tenho um pequeno problema, pois ao inserir o cd de reparação do windows 7 ele não lê. e continua com o fundo preto e com o cursor. Alguém me poderia ajudar?

  2. Richard Farias R5D
    outubro 9, 2012 às 11:33 pm

    Olá ! Gostaria primeiramente apenas de enfatizar que estou com exatamente este problema e com base no que eu já fiz para tentar recuperar e conhecimento da causa do problema, posso afirmar que provavelmente irá solucionar meu problema, vou fazer isto amanhã e em caso negativo ou positivo com certeza comunicarei aqui.

    Agrade ao Anderson Thiago e parabenizar por esta Excelemente Matéria.

  3. Richard Farias R5D
    outubro 10, 2012 às 9:28 pm

    Olá ! estou aqui para agradecer o excelente tutorial e dizer que aprendi algumas coisas com esta leitura, coisas estas que julgo de suma importância para quem se preocupa em resolver problema da forma mais inteligente, mesmo que a busca pela solução demore mais, mas que no final de tudo o problema seja resolvido sem deixar sequelas.

    Queria aproveitar e adicionar algo importânte sobre este problema com Tela preta e apenas o cursor do mouse aparecendo pode acontece se o valor “Start” estiver diferente de “2” que foi o meu caso. Todos os serviços do windows podem ser configurados de várias formas quanto o seu comportamento de execução, e o valor “2” significa “Automatico’ e este Serviço RPCSS não pode estar diferente disto, uma vez que, este serviço é de vital importância pra o funcionamento do Sistema como um todo. Após alterar o valor para 2 e descarregar o Hive, tudo voltou a funcionar perfeitamente. Quanto ao usúario para autenticação, realmente não pode estar diferente de NT AUTHORITY\NetworkService”, no meu caso não precisei alterar, o valor já estava correto.

    obrigado !

  4. Thiago
    novembro 9, 2012 às 1:27 pm

    Fi da mãe! O cara acertou na lata véi!!

  5. Eduardo
    novembro 23, 2012 às 8:29 am

    No meu caso, todos os valores estão corretos, tanto o objectname quanto o start. E Agora:?

  6. Anderson
    novembro 30, 2012 às 9:57 am

    Amigo não tou conseguindo Carregar Hiver. Essa opção ta desabilitada.

    • Ted
      dezembro 4, 2012 às 11:43 am

      clique em HKEY_LOCAL_MACHINE que a opção Carregar Hive fica habilitada

  7. Bruno
    dezembro 27, 2012 às 9:26 pm

    todos as opções estao corretar, como deveriam estar, e agora o que faço? Win vista home premium tela preta apos o ”bem vindo” com cursor do mouse se mechendo livre mente, sem conseguir abrir gerenciador de tarefas

  8. Jeovani Camargo
    janeiro 7, 2013 às 4:11 pm

    Cara eu verifiquei nos registros e o meu current apareceu numero 2 então teria que fazer o processo em CurrentControlSet2, só que ao entrar no currentcontrolset2, verifiquei que o objectname estava com o valor NT AUTHORITY\NetworkService, ou seja, esta tudo correto e mesmo assim persiste nesse erro de abrir tela preta e ficar somente o cursor do mouse funcionando, esse pc é de um cliente, ele me informou que estava conectado em um logmein e ao conectar no outro pc atraves do software remoto o pc dele travo, ai ele reinicio manualmente e nao carregou mais o windows, pelo que entendo ele nao carrega o explorer… gostaria de uma ajuda se tem algo para se fazer sem ser formatar, e só para complementar em currentcontrolset1 o objectname está com o mesmo valor também.

    Desde já agradeço pela dica acima, infelizmente para mim não resolveu.

  9. Fabiola
    janeiro 24, 2013 às 1:18 am

    Unload live não funciona…

  10. Fabiola
    janeiro 24, 2013 às 1:20 am

    ControlSet001 fica como?
    ControlSet002 fica como?

  11. maio 5, 2013 às 10:30 pm

    Desculpe se estou revivendo um tópico já com 4 meses sem postagens, qualquer coisa pode apagar minha resposta.
    Tive vários problemas com essa tela preta, tanto no Windows 7 como no 8, e descobri que era o Avast que fazia isso, para resolver tive que desmarcar um item de verificação do Avast no modulo comportamento, abra o Avast, clique na aba segurança, clique em modulo comportamento, clique em configurações e desmarque a ultima opção “monitorar as modificações não autorizadas no sistema”.

  12. Marciano
    maio 23, 2013 às 2:58 pm

    Obrigado pela ajuda, mas…
    Fiz todos os procedimentos normalmente, mas os dados já estavam corretos, então não mudei nada e o problema persiste.

  1. No trackbacks yet.
Os comentários estão desativados.
%d blogueiros gostam disto: