Início > Customization, Thirdy Party Applications, Windows Client/Server > CustoPack – Alterando seu tema no Windows 7

CustoPack – Alterando seu tema no Windows 7

outubro 24, 2010

Olá caro leitor!

Em um post anterior eu mencionei o uso da ferramenta CustoPack para alterar elementos visuais do Windows.

Neste post eu irei mostrar o quão fácil é baixar pacotes visuais disponiveis gratuitamente no CutoPack.com e como aplicá-los no Windows 7.

Após ter instalado o CustoPack em seu sistema, abra-o usando o atalho criado em sua área de trabalho. Você terá a interface inicial do CustoPack abaixo sendo exibida:

CustoPack – Interface Inicial

Para este post, precisamos utilizar a opção “Choose a CustoPack > CustoPack Ready to be installed” como vemos marcado na colocação vermelha na imagem abaixo:

CustoPack Ready to be Installed

Após selecionar a opção podemos ver na imagem anterior que possuimos apenas o tema padrão do Windows 7. Isso ocorre porque ainda não instalamos nenhuma tema adicional do CustoPack para o mesmo estar disponível para instalação.

Vamos fazer o download de um pacote gratuito do CustoPack.com. Clique no botão em colocação dourada Download CustoPacks no lado inferior direito da interface para ser redirecionado para a home page de download de temas. Seu Internet Explorer ou browser utilizado como padrão será aberto e você verá a seguinte página como na imagem abaixo:

CustoPack Downloads Themes

Atualmente existem apenas 6 temas disponíveis na home page. Neste exemplo, irei utilizar o primeito tema baseado no Mac OS chamado iMod Inspirat 1.0. Posicione o mouse sobre o tema e escolha Download. Você será redirecionado para outra página onde o download será iniciado. Salve em um local de sua preferência e execute o pacote de instalação do tema.

iMod Inspirat 1.0 install

iMod Inspirat 1.0 Install

Finalizada a instalação do tema iMod Inspirat, automaticamente a interface do CustoPack, caso a mesma ainda esteja aberta, irá selecionar este novo tema e lhe mostrar uma preview do mesmo como podemos ver na imagem a seguir:

iMod Inspirat Preview

Por padrão, há três imagens disponíveis lhe mostrando algumas partes dos elementos visuais do Windows 7 que serão alterados. Para visualizá-los, clique no botão das extremidades destacados na imagem abaixo:

iMod Inspirat Preview

Ao lado direito, em Included in this pack  temos também as opções que serão instaladas por padrão com o pacote visual que escolhemos no Windows XP/Vista/7 como podemos ver na imagem a seguir:

Included elements in this pack

Agora que já temos uma prévia e também sabemos os tipos de elementos que serão instalados com o pacote visual, podemos prosseguir com a instalação do mesmo. Clique no botão Selection of options and installation destacado na imagem abaixo:

Selection of options and installation

Na próxima etapa, podemos escolher se iremos fazer a instalação do tema usando as seguintes opções:

  • Basic installation = instala os elementos visuais, mas não altera DLLs e instala a RocketDock Bar.
  • Classic installation = instala os elementos visuais, altera DLLs e instala a RocketDock Bar.
  • Full installation = apenas quando há softwares de terceiros incluídos no tema para algum recurso adicional.
  • Personalized installation = permite a você desmarcar itens do tema. Para demarcar, clique sobre o tiques nas opções ao lado esquerdo – Standard icons, Visual styles, Backgrounds, etc.

Pack Installation Options

Selecionadas as opções que deseja, clique no botão Next step destacado na imagem abaixo para prosseguirmos com a instalação do pacote.

Installation Pack – Next step

A próxima etapa significa apenas aceitar o termo de uso do pacote “I understand and I Accept the agreement” e clicar no botão Install CustoPack como na imagem abaixo:

CustoPack Agreement

 

CustoPack Agreement

Feito isto, iniciamos o processo de instalação do pacote que escolhemos anteriormente e podemos acompanhar todo o progresso na interface do CustoPack como mostrado na imagem a seguir:

CustoPack Progress Installation

Durante a instalação você notará que algums elementos visuais já serão modificados e ao final será necessário reinicializar o Windows 7 para concluir o processo de instalação. Clique no botão Restart my computer destacado na coloração dourada como na imagem abaixo:

CustoPack – Restart my computer

Aguarde o processo de reboot de seu sistema e após efetuar logon verá que sua interface de usuário estará alterado para o estilo do Mac OS.

Se desejar, você pode alterar algumas configurações como cor das janelas, imagem de fundo da área de trabalho, imagem de fundo na tela de logon e editar elementos do pacote – o que não é recomendado.

Para efetuar estas alterações, abra novamente o CustoPack e selecione a opção “Choose a CustoPack > Edit the currently used CustoPack” como mostrado na coloração vermelha na imagem a seguir:

Edit the currently used CustoPack

Nesta área há as seguintes opções de edição:

  • Change the visual style = permite alterar as colorações das janelas e transparência.
  • Change the background = permite alterar a imagem de fundo de sua área de trabalho.
  • Change the logon screen = permite alterar a imagem exibida no fundo de sua tela de logon.
  • CustoPack advanced edition = permite editar os elementos do pacote – não recomendado.
  • Documentation = mostra informações sobre o CustoPack.

Edit CustoPack Options

Change the visual style option

Feitas as alterações/configuracões temos o seguinte resultado visual meu caro leitor:

Windows 7 CustoPack

É isso caro leitor, agora é fazer uma tour pelo seu sistema para verificar os elementos que foram alterados – painel de controle, Windows Explorer, visualizar ícones, etc.

Espero que este post tenha sido útil para end-users que gostam de alterar a interface de usuário de seus sistemas.

Até o proóximo post…

  1. Raquel
    março 3, 2013 às 10:49 am

    eu to tentando baixar o custopack tools mais ele diz que nao é compativel com o meu computador! oq eu faço, vc sabe outro programa que eu possa substituir por ele?

  1. No trackbacks yet.
Os comentários estão desativados.
%d blogueiros gostam disto: