Início > Windows AIK, Windows Client/Server > Liberando o espaço utilizado na instalação do Windows 7 Service Pack 1

Liberando o espaço utilizado na instalação do Windows 7 Service Pack 1

outubro 29, 2010

Olá caro leitor!

É de domínio público a disponibilidade do download do Service Pack 1 RC para Windows 7 e Windows Server 2008 R2.

Tal como no Windows Vista, após a instalação de um Service Pack gera a perda de espaço em disco considerável para alguns usuários.

No Windows Vista, após instalar o Service Pack o mesmo disponibilizava um ferramenta de nome VSP1CLN, a qual poderia ser utilizada para remover os arquivos destinados ao momento em que um usuário decide remover o Service Pack 1 do Windows Vista.

Com a instalação do Service Pack 1 no Windows 7, este utilitário não está presente. Então, como podemos recuperar o espaço utilizado para os bits necessárias no momento de efetuar a remoção do Service Pack 1 caso você decida que os mesmo não são necessários?

NOTA IMPORTANTE: Cabe lembrar que após o procedimento a seguir, não será mais possivel a remoção do Service Pack 1 de seu sistema operacional. Logo, se ocorrer algum problema em que a suspeita seja o Service Pack 1, será necessário realizar uma instalação limpa ou ter uma imagem de backup em uma media USB, por exemplo, que permite restaurar o sistema para um ponto antes do Service Pack 1.

Recomendação pessoal: Faça um backup com uma ferramenta de sua preferência ou utiliza o próprio utilitário do Windows 7 para gerar uma imagem do sistema pré Service Pack 1 e a armazene em um dispositivo removível.

Com o Windows 7 algumas ferramentas antes disponiveis apenas após instalar algumas Toolkits estão nativamente presentes no mesmo. Cabe mencionar que o utilitário também está presente no Windows AIK for Windows 7.

Este e o caso do Deployment Image Servicing and Management (DISM). Este utilitário, em linhas gerais, é destinado a manipular imagens WIM. Neste momento não irei entrar em detalhes sobre o DISM devido aos próximos posts que estou preparando sobre integração de Updates e Drivers.

Neste momento o interessante e saber que com este utilitário nativo do WIndows 7 é possível efetuar o mesmo tipo de processo que o utilitãrio VSP1CLN faz no Windows Vista.

Como posso liberar o espaço então? Simples meu caro leitor! Siga os passos abaixo:

  1. Clique em Iniciar e digite na caixa Pesquisar um diretório ou arquivo o comando CMD.
  2. No resultado na parte superior do menu Iniciar, clique com o botão direito sobre o item e escolha Executar como administrador.
  3. Na janela do Prompt de Comando aberta, digite então o seguinte comando: dism /online /cleanup-image /spsuperseded.
  4. Pressione ENTER e aguarde o progresso do processo.

Pronto meu caro leitor. Você acabou de realizar em sua instalação atual (/online) uma limpeza (/cleanup-image) dos bits necessarios para remover o Service Pack 1 (/spsuperseded) caso necessário.

Espero que a informação seja de utilidade após termos a versão RTM do Service Pack 1 do Windows 7 e Server 2008 R2.

Até o próximo post…

%d blogueiros gostam disto: