Início > Windows AIK, Windows Client/Server > DISM – Como integrar pacotes de idiomas a uma imagem do Windows 7

DISM – Como integrar pacotes de idiomas a uma imagem do Windows 7

novembro 8, 2010

Olá caro leitor!

Atualmente é muito comum encontrarmos usuários com questões sobre os pacotes de idiomas popularizados e disponibilizados com o surgimento do Windows Vista.

Language Interface Pack (LIP) ou Multilingual User Interface (MUI) existem a muito tempo. Entretanto, estes pacotes eram mais conhecidos por IT Pros e end-users do mundo corporativo antes do uso popularizado com o Windows Vista e atualmente com o Windows 7.

Já encontrei dúvidas sobre este assunto em vários locais da Internet e nesta última semana o questionamento de um companheiro de trabalho sobre como integrar pacotes de idiomas a uma imagem de instalação do Windows 7 de tal forma que se possa escolher o idioma de instalação e em seguida, após a instalação, estejam disponíveis as opções para alteração da interface de usuário.

Em outros posts anteriores, usando o que eu tenho aprendido nestes últimos meses, demonstrei como automatizar uma imagem, integrar drivers e updates e neste post irei mostrar como é possível integrar um Language Pack a imagem de instalação do Windows 7, ao Windows PE, Windows Setup e Windows RE para que seja possível alterar o idioma da interface no processo de instalação. Se você já leu os posts anteriores, estará familiarizado com a grande maioria dos comandos aqui informados.

Primeiro vamos aos itens necessários para podemos realizar o processo apresentado adiante.

O que nós precisamos para realizar é:

  • Ter aproximadamente 30GB de espaço livre no volume C:\ ou onde escolher criar os diretórios necessários para efetuarmos os procedimentos.
  • Criar o diretório C:\LangPacks\pt-BR para armazenarmos os arquivo .CAB do pacote de idioma para o Windows 7.
  • Criar o diretório C:\MyDistribution para armazenarmos os bits de instalação do Windows 7.
  • Criar o diretório C:\MyDistribution\LangPacks\pt-BR para disponibilizar o pacote offline caso necessário.
  • Criar o diretório C:\Offline para utilizar como ponto de montagem das imagens .WIM que iremos manipular ao longo do post.
  • Criar o diretório C:\ScratchDir para utilizar o mesmo como temporário transitório no momento de integrar os pacotes de idiomas a imagem.
  • Criar o diretório C:\WinPE_LangPacks\pt-BR para extrairmos os pacotes de idiomas destinados ao Windows Pre Installation Environment.
  • Criar o diretório C:\WinRE para armazenarmos a imagem do Windows RE e inserirmos outro idioma.
  • Fazer o download do pacote ou dos pacotes que você deseja integrar. Você pode ver a lista completa e links para o download aqui.
  • Fazer o download do Windows AIK, instalar e extrair os arquivos da imagem ISO para C:\WindowAIK. Você pode fazer o download aqui.
  • Possuir o DVD ou ISO contendo os bits de instalação do Windows 7.

OBS: Se possui uma imagem nativa com o Service Pack 1 integrado, obtenha o pacote Windows AIK para SP1. Faça o download aqui.

Para este How Do I irei utilizar o pacote de idiomas em Português Brasil (pt-BR) x86 visto que minha imagem é nativamente em inglês americano (en-US). Logo, o pacote a ser baixado para este processo está neste link.

É importante mencionar que, no processo de integração dos pacotes de idiomas ao Windows PE, Windows Setup e Windows RE, você deve prestar atenção a qual plataforma está trabalhando para integrar os pacotes corretos.

Para a plataforma x86 (32 Bits) deve se utilizar os pacotes localizados em \WinPE_LangPacks\x86. Para a plataforma amd64 (64 Bits ou x64) deve se utilizar os pacotes localizados em \WinPE_LangPacks\amd64.

Tendo feito todos os detalhes anteriormente citados, vamos começar o processo de integração dos pacotes. Faça o download do pacote que deseja integrar e salve dentro do diretório C:\LangPacks.

O passo seguinte após termos feito o download do pacote de idioma necessário é extrair o arquivo lp.cab. Para obter o arquivo faça um duplo clique sobre o arquivo .EXE que efetuou o download e tenha completa atenção no diretório C:\LangPacks\pt-BR e seu conteúdo.

Se estiver integrando mais de um pacote de idiomas a imagem, recomendo que crie uma sub estrutura de diretórios para identificar os idiomas dentro de C:\LangPacks. Por exemplo, para o .cab em pt-BR crie a estrutura C:\LangPacks\pt-BR, para o .cab em pt-PT, crie a estrutura C:\LangPacks\pt-PT e assim em diante.

Após clicar duas vezes no arquivo você irá visualizar o arquivo lp.cab dentro do diretório C:\LangPacks\pt-BR. Seja rápido e ao visualizar o arquivo selecione-o com um clique com o botão direito do mouse e escolha Renomear. Atribua o nome lpBR.cab ou o nome no idioma que escolheu para o arquivo não desaparecer do diretório. Cancele o processo de instalação do pacote de idioma que foi iniciado pelo duplo clique se desejar e renomeie novamente o arquivo para lp.cab.

Se estiver efetuando o processo com um pacote de idioma x64 o arquivo será lp64.cab.

Em seguida copie o arquivo lp.cab de C:\LangPacks\pt-BR para C:\MyDistribution\LangPacks\pt-BR.

Copie agora os bits do DVD ou extraia estes da ISO de instalação do Windows 7 para o diretório C:\MyDistribution. Aguarde o processo ser concluído – isto pode levar vários minutos dependendo do hardware que possuir.

Abra o Prompt de Comando elevando os privilégios como Administrador para executarmos todos os procedimentos.

Concluída etapa de cópia dos arquivos, vamos iniciar agora o tratamento do arquivo install.wim. Neste exemplo estarei utilizando a versão Ultimate do Windows 7. Iremos utilizar também o número de INDEX para definirmos qual versão estamos manipulando. Para saber o número correto de sua versão, utilize o comando abaixo para verificá-lo:

dism /Get-WIMInfo /WIMFile:C:\MyDistribution\sources\install.wim

A saída deste comando será esta abaixo:

Deployment Image Servicing and Management tool
Version: 6.1.7600.16385

Details for image : c:\mydistribution\sources\install.wim

Index : 1
Name : Windows 7 STARTER
Description : Windows 7 STARTER
Size : 7.936.340.784 bytes

Index : 2
Name : Windows 7 HOMEBASIC
Description : Windows 7 HOMEBASIC
Size : 7.992.394.907 bytes

Index : 3
Name : Windows 7 HOMEPREMIUM
Description : Windows 7 HOMEPREMIUM
Size : 8.432.859.356 bytes

Index : 4
Name : Windows 7 PROFESSIONAL
Description : Windows 7 PROFESSIONAL
Size : 8.313.318.889 bytes

Index : 5
Name : Windows 7 ULTIMATE
Description : Windows 7 ULTIMATE
Size : 8.471.060.645 bytes

The operation completed successfully.

Para iniciarmos a manipulação da imagem do Windows 7 execute o comando abaixo para montarmos a imagem para a versão Ultimate:

dism /Mount-Wim /WimFile:C:\MyDistribution\sources\install.wim /Index:5 /MountDir:C:\Offline

Aguarde a mensagem de A operação foi concluída com sucesso na janela do Prompt de Comando. O resultado deve ser igual ao mostrado abaixo:

Deployment Image Servicing and Management tool
Version: 6.1.7600.16385

Mounting image
[==========================100.0%==========================]
The operation completed successfully.

Agora que possuimos a imagem montada vamos integrar o pacote de idioma em pt-BR a mesma. Para este processo utilize o comando abaixo para integrar a imagem o arquivo .CAB:

dism /Image:C:\Offline /ScratchDir:C:\ScratchDir /Add-Package /PackagePath:C:\LangPacks\pt-BR\lp.cab

Aguarde o processo de integração do pacote ser concluído. Você deve receber a mensagem abaixo para prosseguir:

Deployment Image Servicing and Management tool
Version: 6.1.7600.16385

Image Version: 6.1.7600.16385

Processing 1 of 1 – Adding package Microsoft-Windows-Client-LanguagePack-Package
~31bf3856ad364e35~x86~pt-BR~6.1.7600.16385
[==========================100.0%==========================]
The operation completed successfully.

Perfeito. Acabamos de integrar o pacote de idioma em pt-BR x86 a imagem do Windows 7 para a versão Ultimate.

É importante mencionar que, caso deseje integrar mais de um pacote de idioma, que o faça neste momento utilizando o parametro /PackagePath:. Exemplo: se fosse necessário integrar os pacotes de idiomas para pt-BR e pt-PT o comando seria:

dism /Image:C:\Offline /ScratchDir:C:\ScratchDir /Add-Package /PackagePath:C:\LangPacks\pt-BR\lp.cab /PackagePath:C:\LangPacks\pt-PT\lp.cab

Lembre-se que é preciso criar a estrutura de diretórios necessário e efetuar o download dos pacotes necessários para o comando anterior. Insira tantos /PackagePath:Caminho.cab quandos forem os pacotes de idiomas que deseja integrar.

O próximo passo é salvarmos e desmontarmos a imagem atual. Para salvarmos e desmontarmos a imagem atual utilize o comando abaixo:

dism /UnMount-WIM /MountDir:C:\Offline /Commit

Aguarde o processo que levará vários minutos té receber a mensagem abaixo:

Deployment Image Servicing and Management tool
Version: 6.1.7600.16385

Image File : c:\mydistribution\sources\install.wim
Image Index : 5
Saving image
[==========================100.0%==========================]
Unmounting image
[==========================100.0%==========================]
The operation completed successfully.

Nesta etapa iremos manipular outra imagem .WIM existente na imagem de instalação do Windows 7, o arquivo boot.wim que contém os bits do Windows PE e Window Setup.

Para este processo precisamos montar a imagem do Windows Setup definida como INDEX 2 no arquivo boot.wim. Para executar esta tarefa utilize o comando a seguir:

dism /Mount-WIM /WIMFile:C:\MyDistribution\sources\boot.wim /Index:2 /MountDir:C:\Offline

Aguarde o processo ser concluído. Você deverá receber a seguinte mensagem de conclusão:

Deployment Image Servicing and Management tool
Version: 6.1.7600.16385

Mounting image
[==========================100.0%==========================]
The operation completed successfully.

O próximo passo neste momento é extrair o conteúdo de um determinado diretório da image de Windows AIK que contem os pacotes de idiomas necessários para traduzirmos o processo do Windows PE e Windows Setup. Grave a imagem em um DVD ou utilize um software que permita abrir uma imagem ISO e extraia o conteúdo do diretório DVD e/ou imagem para C:\WindowsAIK.

Caso esteja integrando mais de um pacote de idiomas neste momento, copie o diretório com o pacote de idioma referente ao mesmo no repositório de instalação do Windows AIK.

Concluída a cópia, vamos integrar os pacotes de idiomas necessário para o Windows PE e Windows Setup. Utilize o comando abaixo para isto:

dism /Image:C:\Offline /Add-Package /PackagePath:C:\WindowsAIK\WinPE_LangPacks\x86\pt-br\lp.cab /PackagePath:C:\WindowsAIK\WinPE_LangPacks\x86\pt-br\winpe-setup_pt-br.cab /PackagePath:C:\WindowsAIK\WinPE_LangPacks\x86\pt-br\winpe-setup-client_pt-br.cab

Aguarde o processo ser concluído e receber a mensagem abaixo:

Deployment Image Servicing and Management tool
Version: 6.1.7600.16385

Image Version: 6.1.7600.16385

Processing 1 of 1 – Adding package Microsoft-Windows-WinPE-LanguagePack-Package~
31bf3856ad364e35~x86~pt-BR~6.1.7600.16385
[==========================100.0%==========================]
Processando 1 de 1 – Adicionando pacote WinPE-Setup-Package~31bf3856ad364e35~x86
~pt-BR~6.1.7600.16385
[==========================100.0%==========================]
Processando 1 de 1 – Adicionando pacote WinPE-Setup-Client-Package~31bf3856ad364
e35~x86~pt-BR~6.1.7600.16385
[==========================100.0%==========================]
The operation completed successfully.

Vou mencionar a informação novamente. Caso esteja integrando mais de um idioma ao Windows 7, o faça neste momento para o Windows PE e Windows Setup. O comando abaixo exemplifica a integração para os pacotes pt-BR e pt-PT:

dism /Image:C:\Offline /Add-Package /PackagePath:C:\WindowsAIK\WinPE_LangPacks\x86\pt-br\lp.cab /PackagePath:C:\WindowsAIK\WinPE_LangPacks\x86\pt-br\winpe-setup_pt-br.cab /PackagePath:C:\WindowsAIK\WinPE_LangPacks\x86\pt-br\winpe-setup-client_pt-br.cab /PackagePath:C:\WindowsAIK\WinPE_LangPacks\x86\pt-pt\lp.cab /PackagePath:C:\WindowsAIK\WinPE_LangPacks\x86\pt-pt\winpe-setup_pt-br.cab /PackagePath:C:\WindowsAIK\WinPE_LangPacks\x86\pt-pt\winpe-setup-client_pt-br.cab

Novamente vou informar, insira tantos /PackagePath:Caminho.cab ao comando quantos forem os pacotes a serem adicionado a imagem.

Agora que possuímos os pacotes de idiomas necessários integrados a imagem do Windows PE e Windows Setup,vamos copiar alguns arquivos necessários da imagem montada atualmente para o diretório onde estão os bits de instalação do Windows 7. Execute os comando abaixo para executar a cópia:

xcopy C:\offline\sources\pt-br\* C:\mydistribution\sources\pt-br /cherkyi

xcopy C:\offline\sources\license\pt-br\* C:\mydistribution\sources\license\pt-BR /cherkyi

Aguarde o processo de cópia que será rápido. Vamos então salvar e desmonstar o arquivo atual – boot.wim. Utilize o comando abaixo para realizar este processo:

dism /UnMount-WIM /MountDir:C:\Offline /Commit

Você irá receber está mensagem abaixo ao final do processo:

Deployment Image Servicing and Management tool
Version: 6.1.7600.16385

Image File : C:\mydistribution\sources\boot.wim
Image Index : 2
Saving image
[==========================100.0%==========================]
Unmounting image
[==========================100.0%==========================]
The operation completed successfully.

Neste momento nós precisamos recriar o Lang.ini utilizado para definir o idioma padrão de instalação e também quais idiomas adicionais estão disponíveis na imagem. O arquivo Lang.ini está localizado dentro de cada arquivo .WIM que estamos manipulando em \sources, neste momento em C:\Offline\sources (imagem montada) e C:\MyDistribution\sources (o qual iremos recriar) e precisa ser recriado sempre após a inclusão de qualquer pacote de idioma a uma imagem.

Antes de recriarmos o arquivo, precisamos novamente montar a imagem install.wim do Windows 7 para a versão Ultimate. Utilize o comando abaixo e já anteriormente usado para este processo:

dism /Mount-WIM /WIMFile:C:\MyDistribution\sources\install.wim /Index:5 /MountDir:C:\Offline

Neste momento vamos aproveitar a imagem montada e extrair o arquivo .WIM referente ao Windows RE para manipularmos o mesmo em seguida. Digite o comando abaixo:

copy C:\Offline\Windows\System32\Recovery\winre.wim C:\WinRE

Recebida a mensagem de sucesso, vamos recriar o arquivo Lang.ini. Utilize o comando abaixo para isto:

dism /Image:C:\Offline /Gen-LangINI /Distribution:C:\MyDistribution

Você irá receber a saída abaixo mostrando que o processo foi concluído com sucesso:

Deployment Image Servicing and Management tool
Version: 6.1.7600.16385

Image Version: 6.1.7600.16385
Um novo arquivo Lang.ini foi gerado
The operation completed successfully.

O comando anterior recria o arquivo Lang.ini no diretório de distribuição em C:\MyDistribution\sources\Lang.ini automaticamente.

As alterações referentes ao arquivo Lang.ini estão concluídas neste momento. Você pode verificar as informações do arquivo Lang.ini utilizando o seguinte comando:

dism /Image:C:\Offline /Distribution:C:\MyDistribution /Get-Intl

Você irá receber o seguinte resultado como saída:

Deployment Image Servicing and Management tool
Version: 6.1.7600.16385

Image Version: 6.1.7600.16385

Informando configurações internacionais offline.

Idioma de interface do usuário padrão do sistema : en-US
Localidade do sistema : en-US
Fuso horário padrão : Pacific Standard Time
Localidade do usuário para o usuário padrão : en-US
Local : Estados Unidos (GEOID = 244)
Teclado(s) ativo(s) : 0409:00000409
Driver de teclado em camadas : Não instalado.

Idiomas instalados: en-US
Tipo: idioma totalmente traduzido.
Idiomas instalados: pt-BR
Tipo: idioma parcialmente traduzido, tipo MUI.
Idiomas de Fallback en-US

Informando idiomas de distribuição.

O idioma padrão na distribuição é:
en-US
Os outros idiomas disponíveis na distribuição são:
Nenhum idioma localizado

The operation completed successfully.

Podemos salvar e desmontar a imagem atual para prosseguirmos com a implemtação. Execute o comando abaixo para isto:

dism /UnMount-WIM /MountDir:C:\Offline /Commit

Agora que nós temos um arquivo Lang.ini recriado, devemos sincronizar o arquivo Lang.ini também na imagem do do Windows PE e Windows Setup (boot.wim) para termos disponíveis a escolha de idiomas. Precisamos novamente montar a imagem do arquivo boot.wim. Execute o comando abaixo para executarmos este processo:

dism /Mount-WIM /WIMFile:C:\MyDistribution\sources\boot.wim /Index:2 /MountDir:C:\Offline

Remontada a imagem vamos copiar o arquivo Lang.ini para atualizar o existente na imagem do arquivo boot.wim. Utilize o comando abaixo para isto:

xcopy C:\mydistribution\sources\lang.ini C:\offline\sources\lang.ini /y

Perfeito meu caro leitor. Já podemos salvar e desmontar a imagem atual. Utilize o comando abaixo para realizar isto:

dism /UnMount-WIM /MountDir:C:\Offline /Commit

Vamos neste momento manipular a imagem do Windows RE e recolocá-la dentro do arquivo install.wim no final. Use o seguinte comando para montar a imagem do Windows RE:

dism /Mount-WIM /WIMFile:C:\WinRE\winre.wim /Index:1 /MountDir:C:\Offline

Aguarde o processo ser concluído e execute o comando abaixo para adicionar os pacotes de idiomas necessários ao Windows RE.

dism /Image:C:\Offline /Add-Package /PackagePath:C:\WindowsAIK\WinPE_LangPacks\x86\pt-br\lp.cab /PackagePath:C:\WindowsAIK\WinPE_LangPacks\x86\pt-br\winpe-scripting_pt-br.cab /PackagePath:C:\WindowsAIK\WinPE_LangPacks\x86\pt-br\winpe-setup_pt-br.cab /PackagePath:C:\WindowsAIK\WinPE_LangPacks\x86\pt-br\winpe-setup-client_pt-br.cab /PackagePath:C:\WindowsAIK\WinPE_LangPacks\x86\pt-br\winpe-srt_pt-br.cab /PackagePath:C:\WindowsAIK\WinPE_LangPacks\x86\pt-br\winpe-wmi_pt-br.cab /PackagePath:C:\WindowsAIK\WinPE_LangPacks\x86\pt-br\winpe-wds_pt-br.cab

Aguarde o processo se concluído e desmonte/efetive as alterações na imagem do Windows RE com o seguinte comando:

dism /UnMount-WIM /MountDir:C:\Offline /Commit

Monte novamente a imagem do Windows 7 para inserir o arquivo do Windows RE alterado:

dism /Mount-WIM /WIMFile:C:\MyDistribution\sources\install.wim /Index:5 /MountDir:C:\Offline

Copie o o novo Windows RE para seu diretório de origem:

copy C:\WinRE\winre.wim C:\Offline\Windows\System32\recovery\winre.wim /y

Desmonte/efetive as alterações na imagem do Windows 7:

dism /UnMount-WIM /MountDir:C:\Offline /Commit

Aguarde o processo ser concluído e pronto! Já temos um diretório C:\MyDistribution com os bits necessários em dois ou mais idiomas disponíveis para o processo de instalação e interface gráfica do Windows 7.

O que você precisa fazer agora é gerar uma imagem .ISO do diretório C:\MyDistribution e em seguida gravar em um DVD ou USB Stick.

Se possuir o Windows AIK instalado, utilize o comando a seguir para gerar uma nova imagem ISO do conteúdo do diretório C:\MyDistribution:

oscdimg -bC:\MyDistribution\boot\etfsboot.com -u2 -h -lWindows7MultiLingual C:\MyDistribution C:\Windows7MultiLingual.iso

Em seguida grave a imagem em um DVD com um software de sua escolha ou então gere um USB Stick bootável utilizando o software WinToFlash que pode baixado aqui, que é simples e amigável para ser utilizado neste processo.

Pronto meu caro leitor! Ao utilizar esta imagem para efetuar a instalação do Windows 7 você notará uma diferença inicialmente. A primeira interface a ser exibida irá lhe mostrar todos os idiomas disponíveis com as mensagens My language is English, Meu idioma e Português (Brasil), etc. Selecione a mensagem do idioma desejado e prossiga com a instalação para validar o que acabou de efetuar.

Podemos ver as alterações nas imagens a seguir:

MultiLingual Interface

Regional Interface

Espero que tenham gostado do conteúdo que busquei e disponibilizei aqui para ajudar um companheiro de trabalho a resolver sua questão.

Até o próximo post…

  1. thiago
    janeiro 13, 2011 às 9:54 am

    eu esta tentando integrar um idioma no windows 7, mais nao estou conseguindo. Eu monto a imagem e ate ali vai tudo bem, mais na ora de integrar o idioma nao funciona, aparece uma mesagem que a imagem do windows nao pode ser encontrada, sera que poderia me ajudar. tchau

    • janeiro 13, 2011 às 11:17 am

      Olá meu caro Thiago,

      Está seguindo todos os passos exatamente como eu os informei anteriormente?
      Preciso que copie/cole aqui todos os comandos que está executando e também suas saidas, inclusive o comando que está retornando erro e o erro para tentar entender o que está ocorrendo.
      Presumo que está cometendo algum tipo de erro para não conseguir integrar o pacote de idioma com os comandos anteriores.

      []’s
      Anderson T

      • thiago
        janeiro 14, 2011 às 12:52 pm

        eu descobri o problema, era que eu estava tentando fazer a integraçao no windows 7 64, eu peguei e instalei o windows 7 32 em outra parteçao e nele funcionou tudo. Nao sei o porque mais foi isso. Tchau e obrigado

  2. Karl
    março 6, 2011 às 7:03 am

    Anderson T.
    Tenho aqui a imagem do Windows 7 SP1 AIO incluindo o Enterprise x86/x64. Só que está em EN-US.
    Então queria integrar o PT-BR. Efetuei os procedimentos em criar os diretórios e tudo OK.
    Mas ao utilizar o comando:
    dism /Get-WIMInfo /WIMFile:C:\MyDistribution\sources\install.wim
    gera um erro 13. Pois a versão do DISM é do W7, e eu já estou usando no meu PC o W7 SP1.
    Sabe me dizer o que pode estar dando de errado ?
    Muito obrigado

  3. Karl
    março 6, 2011 às 10:49 am

    O problema acima foi solucionado. Como não criou a pasta SERVICING por ele mesmo, eu a criei e tive acesso ao índice dos W7. Só que depois surgiu outro problema.

    Ao tentar integrar o lp o comando dism /Image:C:\Offline /ScratchDir:C:\ScratchDir /Add-Package /PackagePath:C:\LangPacks\pt-BR\lp.cab não funciona. Recebo a mensagem de que ou o diretório não existe, ou o caminho está errado, ou então não tenho permissão. Só que sou usuário único, e ainda liberei o acesso a pasta.

    • março 6, 2011 às 12:54 pm

      Meu caro Karl,

      Primeiramente, me desculpe pelo problema. Está enfrentando o mesmo devido a uma falha minha no momento de redigir o artigo e que eu não havia percebido até agora ao ler novamente.
      No inicio eu solicito para montar a imagem em C:\Servicing, motivo pelo qual recebeu o primeiro erro, quando o local correto seria C:\Offline.
      Como não existia o diretório, o DISM teria que retornar o erro que recebeu.
      Presumo que tenha usado o comando e que esteja com a imagem montada em C:\Servicing agora.
      O que você precisa fazer é substituir em todos os comandos seguintes o local C:\Offline por C:\Servicing para concluir os passos.
      Pode também abortar a montagem que efetuou com o comando “DISM /UnMount-WIM /MountDir:C:\Servicing /Discard” e iniciar todo o processo seguindo o artigo que agora está correto.
      Muito obrigado pela visita e por chamar a minha atenção este detalhe incorreto no artigo.

      []’s
      Anderson T

  4. Karl
    março 6, 2011 às 4:36 pm

    Anderson T.
    Muito obrigado.
    Só quero tirar outra dúvida. Antes de mexer no Windows Setup que seria o 2º passo depois de integrar o LP, como a minha imagem tem 11 versões do W7 SP1, eu primeiro integro o LP em todas as versões, antes de mexer no Windows PE e Windows SETUP ou tenho que fazer tudo passo a passo para todas as versões ?

    • março 7, 2011 às 6:28 pm

      Meu caro Karl,

      Você pode fazer a integração do lp a todas as versões que deseja e em seguida ao Windows Setup e Windows PE sem problemas.

      []’s
      Anderson T

  5. Karl
    março 8, 2011 às 8:56 am

    Anderson T.
    Tentei criar a ISO mas o comando:
    oscdimg -bC:\MyDistribution\boot\etfsboot.com -u2 -h -lWindows7MultiLingual C:\MyDistribution C:\Windows7MultiLingual.iso diz, que o
    oscdimg
    não é um comando válido.

    • março 8, 2011 às 12:17 pm

      Meu caro Karl,

      Efetue a instalação do Windows AIK. No inicio eu não mecionei este detalhe e já corrigi em meu artigo.
      Em seguida, navegue dentro do Prompt de Comando até o diretório C:\Program Files\Windows AIK\Tools\x86 – cd “C:\Program Files\Windows AIK\Tools\x86” execute agora o comando.

      []’s
      Anderson T

  6. Karl
    março 8, 2011 às 9:02 am

    Aonde eu encontro o \WinPE_LangPacks\x86\pt-br na mídia?

    • março 8, 2011 às 12:32 pm

      Meu caro Karl,

      Este diretório está localizado dentro da imagem de instalação do Windows AIK.
      Se efetuou a instalação do mesmo, utilize o recurso que possui, DVD e/ou software para abrir a imagem ISO e em seguida extraia seu conteúdo para C:\WindowsAIK.
      Abra o diretório C:\WindowsAIK e visualizará o sub diretório WinPE_LangPacks.
      Releia novamente o artigo pois já efetuei as alterações necessárias para adequá-lo e permitir a conclusão dos passos quanto aos pacotes de idiomas do Windows PE, Windows Setup e Windows RE.

      []’s
      Anderson T

  7. Karl
    março 9, 2011 às 9:23 am

    Anderson T.
    Comecei novamente todo o processo de integração conforme o seu Tutorial.
    Inclusive eu havia instalado o WAIK e adicionado o complemento para Windows 7 SP1.
    Só que tem um porém.
    Ao integrar os WinPE_LangPacks surgiu o primeiro erro.
    Acho que os pacotes não são compatíveis com o Windows 7 SP1 quando já está integrado, como é o meu caso.
    E por isso está retornando um erro como pode ser visto na imagem.
    Aonde consigo estas WinPE_LangPacks para o SP1 ?
    Eu acho que isto está gerando o erro…
    Erro:
    Este pacote não é compatível com a imagem…

  8. Karl
    março 9, 2011 às 10:40 am

    Anderson T.
    Esqueça o post anterior. Fui no WAIK supplements,fui em cada plataforma, WINPE_FPS e copiei o conteúdo do pt-br para C:WindowsAIK nas suas respsectivas pastas.
    Daí o problema com o x86 parou e consegui fazer a integração.
    Agora eu queria ti pedir o seguinte…
    Teria como postar aqui no Blog os comandos para a plataforma x64 ?
    Não precisaria repetir tudo de novo, seria interessante inserir os comandos entre aspas ?
    O que acha ? Pois há diferenças. Acredito até mesmo pelo System32, substituir o comando x86 por amd64, o LP pelo LP64 etc…
    Muito obrigado mais uma vez por sua maravilhosa ajuda

    • Leonardo
      maio 6, 2013 às 6:30 am

      Caro Karl, gostaria de entrar em contato com você, caso você veja essa imagem, entrar em contato comigo por gentileza🙂 Um abraço!

  9. Karl
    março 9, 2011 às 10:06 pm

    Como faço para integrar o SP1 pelo Dism ou por outro método sem usar o RT 7 Lite?
    obrigado mais uma vez.

    • março 10, 2011 às 8:25 pm

      Meu caro Karl,

      O processo de integração via DISM é um pouco mais complexo e estarei disponibilizando um passo-a-passo acredito que na próxima semana visto que estarei viajando nesta sexta feira e retornando apenas na terça feira.

      []’s
      Anderson T

  10. Karl
    abril 13, 2011 às 9:51 am

    Anderson T.
    Se possível me responda.
    Tentei integrar o WinPE no boot.wim. São 3 processos.
    O 1º não completa os 100%
    Processing 1 of 1 – Adding package Microsoft-Windows-WinPE-LanguagePack-Package~
    31bf3856ad364e35~x86~pt-BR~6.1.7601.17514
    [==========================97.7%==========================]

    Os outros dois pacotes completam os 100%.
    Como pode ver, o package é do SP1, e o meu boot.wim também é. Então, porque não completa os 1005 e fica só nos 97.7% e depois dá como concluido e não gera nenhum erro ?
    Será que no SP1 só chega a este valor ?
    obrigado e aguardo resposta.

    • abril 16, 2011 às 11:20 am

      Meu caro Karl,

      O que ocorre contigo neste caso é algo incomum e que eu literalmente desconheço a razão. Já testei este tipo de integração em várias imagens e todas apresentam a mesma porcentagem de 100% ao integrar este pacote – indiferente se a versão dos pacotes de idiomas para Windows PE e Windows Setup são 7600 ou 7601.

      []’s
      Anderson T

  11. Raff
    junho 17, 2011 às 11:02 pm

    Antes de criar o arquivo ISO, pode-se remover a pasta LangPacks, não é?

    • julho 9, 2011 às 3:02 pm

      Meu caro Raff,

      Isso ficaa seu critério. O diretório é criado e copiado os bits justamente para que se for necessário a instalação manual, os mesmo estejam disponíveis na imagem criada. Não há problemas em removê-los.

      []’s
      Anderson T

  12. Tony
    junho 29, 2011 às 4:54 am

    esse Ip.cab do pacote de idioma só aparece se eu estiver utilizando o windows 7 ultimate, ou pode ser quaquer versão?

    parabéns pelo poster

    • julho 9, 2011 às 3:12 pm

      Meu caro Tony,

      A integração pode ser feita a qualquer versão do Windows 7. Só precisa se atentar que há situações onde isso fere o contrato de uso do sistema operacional. Não faça este tipo de procedimento em ambiente de produção onde possui computadores com suporte da MS.

      []’s
      Anderson T

  13. Tony
    julho 1, 2011 às 12:37 am

    Anderson T, eu criei todas as pastas descritas por você no início e fiz todos os procedimentos preliminares; moatei a imagem do windows 7 ultimate, até aí tudo certo.
    Mas na hora de integrar o pacote de idiomas com o seguinte comando: dism /Image:C:\Offline /ScratchDir:C:\ScratchDir /Add-Package /PackagePath:C:\LangPacks\pt-BR\lp.cab, dá um erro e diz que o arquivo especificado não pode ser encontrado

    eu gostaria muito de conseguir concluir todo o processo de integração do idioma e, mesmo seguindo os passos descritos acima, não estou conseguindo.
    Será que não dá pra você esclarecer a parte da criação dos diretórios e da extração do Ip, pois estou um pouco confuso.
    Aguardo sua resposta
    Obrigado.

    • julho 9, 2011 às 3:15 pm

      Meu caro amigo Tony,

      Está digitando os comandos ou copiando-os a partir do meu blog? Lembre-se de nunca copiar comandos e colar no Prompt de Comandos. Muitas vezes a formatação gera ete tipo de problema no momento de se executar um ou mais comandos.

      []’s
      Anderson T

  14. starfox
    outubro 3, 2011 às 4:39 pm

    starfox
    Olá
    Ao chegar aqui (dism /Mount-WIM /WIMFile:C:\MyDistribution\sources\boot.wim /Index:2 /MountDir:C:\Offline)
    Chega a 37% e depois dá o seguinte erro:
    0x800736B3
    error: 14003
    The referenced assembly is not installed on your sistem
    O que poderá ser?
    Obrigado

  15. Tony
    novembro 14, 2011 às 10:35 am

    Anderson, há a possibilidade de você criar um script com todos esses comandos, sendo necessário apenas criar as pastas e colocar os arquivo necesssários dentro delas e executar o script?
    ajudaria muito os que tem menos conhecimento na área.
    aguardo sua resposta

  16. Emerson
    abril 9, 2012 às 4:50 pm

    Caro, Anderson.. Estou tentando integrar a LP Ptbr e sempre quando chega nessa etapa: dism /Image:C:\Servicing /Add-Package /PackagePath:C:\WindowsAIK\WinPE_LangPacks\x86\pt-br\lp.cab /PackagePath:C:\WindowsAIK\WinPE_LangPacks\x86\pt-br\winpe-setup_pt-br.cab /PackagePath:C:\WindowsAIK\WinPE_LangPacks\x86\pt-br\winpe-setup-client_pt-br.cab

    Dá a seguinte informação de erro:
    ERROR: 0x800f081e
    ”The Specified package is not aplicable to this image.
    The comand completed wih error.
    For more information, refer to the log file

    The DISM log file can be found at C:\Windows\Logs\DISM\dism.log”

    O que pode está acontecendo?? Já tentei várias vezes e com várias ISOs e sempre quando chega nessa parte não consigo ir adiante.
    Estou usando uma ISO Sp1 integrada En-us nativa

    Obrigado!

  17. ZadoZ
    julho 24, 2012 às 12:40 am

    Caro amigo,obrigado pelo maravilhoso tutorial,mas descobri um pequeno erro de escrita:
    Você escreveu assim:

    winpe-wds_pt-br.cab

    Mas o certo é assim:

    winpe-wds-tools_pt-br

    Dava sempre erro em uma das sete operações,então com calma acabei descobrindo isso.
    Obrigado.

    ZadoZ

  18. Ronaldo
    agosto 19, 2012 às 5:07 pm

    Olá thiago boa tarde
    Quando você disse, Copie agora os bits do DVD quero saber quais são eles se for possivel.

  19. setembro 11, 2012 às 1:36 pm

    Funcionou perfeitamente para mim!! Montei uma imagem com o Ultimate X64 e Ultimate X32 que estava em PT-PT ambas para PT-BR, o processo de instalação ficou PT-PT, mas sem problemas, todo idioma do windows ficou PT-BR Muito obrigado!

  20. João Carlos
    outubro 31, 2012 às 12:31 am

    Caro Thiago

    Em tanto tempo de informática, nunca vi um tutorial tão bem elaborado e complexo como esse, eu fiz todas as etapas e não houve nenhuma falha, quem errou, provavelmente pulou alguma etapa, porque é meio cansativo e se bobear não realiza todos procedimentos.
    Voce está de parabéns, só um pequeno detalhe, aquele lance de incluir o pack de linguagem é que está meio estranho, mas funcionou. Abaixo a etapa “confusa”:

    Após clicar duas vezes no arquivo você irá visualizar o arquivo lp.cab dentro do diretório C:\LangPacks\pt-BR. Seja rápido e ao visualizar o arquivo selecione-o com um clique com o botão direito do mouse e escolha Renomear. Atribua o nome lpBR.cab ou o nome no idioma que escolheu para o arquivo não desaparecer do diretório. Cancele o processo de instalação do pacote de idioma que foi iniciado pelo duplo clique se desejar e renomeie novamente o arquivo para lp.cab.

  21. welington
    novembro 13, 2012 às 8:22 am

    Este procedimento de Integração de pacote de idioma serve para oWindows server 2008 Enterprise ?

  22. Chico Marcatti
    maio 13, 2013 às 1:59 pm

    Amigo primeiramente parabéns pela postagem! Agora vamos lá, estou com uma imagem OEM da DELL é um Windows 7 64 bits en-US, fiz todos os passos abaixo com êxito, mais quando vou instalar a o sistema operacional não aparece as 2 opções (en-us e pt-br ) somente en-us, oque será que está ocorrendo?
    Estou usando o Windows AIK e no ultimo passo não consigo montar a imagem pelo comando: oscdimg -bC:\DELL-I5\MyDistribution\boot\etfsboot.com -u2 -h -lWindows7MultiLingual C:\DELL-I5\MyDistribution C:\DELL-I5\Windows7MultiLingual.iso
    Ele retorna com erro: ” oscding, não é reconhecido como um comando interno ou externo, um programa operacional ou um arquivo em lotes. ”
    Sendo assim utilizo o UltraISO para montar a imagem,

    Segue abaixo os passos que segui.

    dism /Get-WIMInfo /WIMFile:C:\DELL-I5\MyDistribution\sources\install.wim

    dism /Mount-Wim /WimFile:C:\DELL-I5\MyDistribution\sources\install.wim /Index:4 /MountDir:C:\DELL-I5\Offline

    dism /Image:C:\DELL-I5\Offline /ScratchDir:C:\DELL-I5\ScratchDir /Add-Package /PackagePath:C:\DELL-I5\LangPacks\pt-BR\lp64.cab

    dism /UnMount-WIM /MountDir:C:\DELL-I5\Offline /Commit

    dism /Mount-WIM /WIMFile:C:\DELL-I5\MyDistribution\sources\boot.wim /Index:2 /MountDir:C:\DELL-I5\Offline

    dism /Image:C:\DELL-I5\Offline /Add-Package /PackagePath:C:\DELL-I5\WindowsAIK\WinPE_LangPacks\amd64\pt-br\lp.cab /PackagePath:C:\DELL-I5\WindowsAIK\WinPE_LangPacks\amd64\pt-br\winpe-setup_pt-br.cab /PackagePath:C:\DELL-I5\WindowsAIK\WinPE_LangPacks\amd64\pt-br\winpe-setup-client_pt-br.cab

    xcopy C:\DELL-I5\offline\sources\pt-br\* C:\DELL-I5\mydistribution\sources\pt-br /cherkyi

    xcopy C:\DELL-I5\offline\sources\license\pt-br\* C:\DELL-I5\mydistribution\sources\license\pt-BR /cherkyi

    dism /UnMount-WIM /MountDir:C:\DELL-I5\Offline /Commit

    dism /Mount-WIM /WIMFile:C:\DELL-I5\MyDistribution\sources\install.wim /Index:4 /MountDir:C:\DELL-I5\Offline

    copy C:\DELL-I5\Offline\Windows\System32\Recovery\winre.wim C:\DELL-I5\WinRE

    dism /Image:C:\DELL-I5\Offline /Gen-LangINI /Distribution:C:\DELL-I5\MyDistribution

    dism /Image:C:\DELL-I5\Offline /Distribution:C:\DELL-I5\MyDistribution /Get-Intl

    dism /UnMount-WIM /MountDir:C:\DELL-I5\Offline /Commit

    dism /Mount-WIM /WIMFile:C:\DELL-I5\MyDistribution\sources\boot.wim /Index:2 /MountDir:C:\DELL-I5\Offline

    xcopy C:\DELL-I5\mydistribution\sources\lang.ini C:\DELL-I5\offline\sources\lang.ini /y

    dism /UnMount-WIM /MountDir:C:\DELL-I5\Offline /Commit

    dism /Mount-WIM /WIMFile:C:\DELL-I5\WinRE\winre.wim /Index:1 /MountDir:C:\DELL-I5\Offline

    dism /Image:C:\DELL-I5\Offline /Add-Package /PackagePath:C:\DELL-I5\WindowsAIK\WinPE_LangPacks\amd64\pt-br\lp.cab /PackagePath:C:\DELL-I5\WindowsAIK\WinPE_LangPacks\amd64\pt-br\winpe-scripting_pt-br.cab /PackagePath:C:\DELL-I5\WindowsAIK\WinPE_LangPacks\amd64\pt-br\winpe-setup_pt-br.cab /PackagePath:C:\DELL-I5\WindowsAIK\WinPE_LangPacks\amd64\pt-br\winpe-setup-client_pt-br.cab /PackagePath:C:\DELL-I5\WindowsAIK\WinPE_LangPacks\amd64\pt-br\winpe-srt_pt-br.cab /PackagePath:C:\DELL-I5\WindowsAIK\WinPE_LangPacks\amd64\pt-br\winpe-wmi_pt-br.cab /PackagePath:C:\DELL-I5\WindowsAIK\WinPE_LangPacks\amd64\pt-br\winpe-wds-tools_pt-br.cab

    dism /UnMount-WIM /MountDir:C:\DELL-I5\Offline /Commit

    dism /Mount-WIM /WIMFile:C:\DELL-I5\MyDistribution\sources\install.wim /Index:4 /MountDir:C:\DELL-I5\Offline

    copy C:\DELL-I5\WinRE\winre.wim C:\DELL-I5\Offline\Windows\System32\recovery\winre.wim /y

    dism /UnMount-WIM /MountDir:C:\DELL-I5\Offline /Commit

    oscdimg -bC:\DELL-I5\MyDistribution\boot\etfsboot.com -u2 -h -lWindows7MultiLingual C:\DELL-I5\MyDistribution C:\DELL-I5\Windows7MultiLingual.iso

    Muito obrigado.

  23. Chico Marcatti
    maio 13, 2013 às 2:02 pm

    Esqueci de mencionar que usei a linguagem do aquivo: windows6.1-kb972813-x64-pt-br_276b65f3b6b2657c8fe936f9841dc1243e02dc7b

  24. Felipe
    maio 28, 2013 às 2:08 pm

    Boa Tarde, não consigo sinceramente fazer isso, eu não acho os arquivos de linguagem descritos ai no tutorial, não acho o windows 7 Enterprise, resumindo tudo como postei anteriormente não consigo fazer! o senhor poderia me ajudar a achar os arquivos, por favor! Obrigado espero respostas!

  1. No trackbacks yet.
Os comentários estão desativados.
%d blogueiros gostam disto: