Início > Windows Client/Server, WSUS > WSUS Client Manager for Workgroups

WSUS Client Manager for Workgroups

janeiro 31, 2011

Olá caro leitor!

Neste breve post irei falar sobre uma ferramente free qu permite a inclusão de workstations em uma infraestrutura WSUS, o WSUS ClientManager for Workgroups.

Para quem não conheçe, WSUS ou Windows System Update Services é um recurso que permite a entrega de updates de forma centralizada em grandes organizações para reduzir o tráfego de dados para a Internet.

Com o WSUS é possível obter os updates entregues pela Microsoft via Windows Update e disponibilizá-los aos computadores clientes, que farão o download dos updates do servidor que executa o WSUS e não mais do Windows Update como por padrão.

Quem trabalha com uma infra estrutura WSUS sabe que o recomendado para termos clientes obtendos updates de um servidor WSUS é termos funcional um Active Directory e Group Policies para entregarmos as configurações nos clientes.

No entanto, realizar tal inclusão e configuração em computadores que não fazem parte do Active Directory pode ser algo dispendioso face ao fato de termos que, cliente a cliente, configurar via registro e/ou Group Policy local as configurações para obterem os updates via WSUS.

É neste momento que o WSUS – Workgroup ClientSettingsManager entra em ação para simplificar o trabalho. Com este pequeno e auto-executável utilitário é possível por meio de uma interface gráfica configurarmos as opções necessárias e também gerar um arquivo .REG com as configurações feitas para implementar em outros computadores do workgroup.

A interface do utilitário é muito simples e amigável como podemos ver abaixo:

WSUS ClientManager for Workgroups – Main

Na guia Main é possível definirmos o servidor executando o WSUS tal como o container onde a workstation deve ser colocada.

Na guia Details encontramos as configurações a serem feitas no serviço do Windows Updates dos clientes como podemos ver na imagem a seguir:

WSUS ClientManager for Workstations – Details

Além das opções da interface principal temos os menus Application e Windows Update. Neles você encontrará opções para exportar e remover o .REG que define as configurações para o WSUS, tal como comandos para forçar, reportar, resetar e testar a comunicação com o WSUS, parar e iniciar os serviços do Windows Updates local, etc.

Literalmente uma mão na roda quando desejamos inserir estações de trabalho não pertencentes a infra estrutura do Active Directory.

É isso caro leitor!

Para quem desejar obter o WSUS ClientManager for Workgroups e ler mais sobre, visite o link do desenvolvedor: http://wsusworkgroup.codeplex.com/

Até o próximo post…

%d blogueiros gostam disto: