Início > Microsoft Utilities, Windows Client/Server, Windows RE > Windows RE – Como criar sua solução de recuperação personalizada

Windows RE – Como criar sua solução de recuperação personalizada

março 20, 2011

Olá caro leitor,

Hoje decidi escrever sobre um assunto pouco conhecido sobre esta ferramenta presente no Windows Vista, 7, Server 2008 e R2. O Windows Recovery Environment ou Windows RE.

Para quem não o conheçe, o Windows RE é um recurso introduzido para ajudar no troubleshooting de problemas na inicialização do Windows Vista, 7 e 2008.

Problemas de boot, recuperação do sistema, restauração, diagnóstico, etc. são algumas das caracteristicas presentes neste ambiente baseado também no Windows PE (Pre installation Environment).

Uma carcterisitica pouco conhecida pelos usuários finais é possibilidade de se customizar o Windows RE de tal forma que seja possível o uso de ferramentas de terceiros e principalmente, em minha opinião é claro, personalizar uma solução de recuperação de desastres baseada em uma imagem .WIM.

Todas as pessoas que possuem equipamentos fabricados por grandes players como Dell, HP, Lenovo, etc. já estão mais que acostumados com a presença de midias de recuperação que permitem recuperar seu sistema para o ponto de partida – primeira inicialização do equipamento.

O que o leitor achar de criar este mesmo tipo de solução usando o Windows RE nativamente, permitindo que você utilize uma imagem customizada e capturada de seu equipamento no estado que definir ser o melhor?

É possível meu caro leitor e não é algo extremamente complicado.

O que iremos precisar para realizar este tipo de procedimento?

  • Um CD contendo o Windows PE + ImageX.
  • Uma imagem capturada (install.wim) com o ponto desejado e escolhido como sendo o estado de recuperação.
  • Uma partição disponível ou Pendrive que possua espaço suficiente para criarmos dois volumes (300MB + Tamanho da imagem) e armazenarmos o Windows RE e a imagem de recuperação.
  • Windows AIK instalado caso não o tenha, pois, será necessário para criarmos a imagem do Windows PE + ImageX solicitada anteriormente.

Para este artigo, irei utilizar uma instalação feita a pouco tempo contendo o Service Pack 1 e Internet Explorer 9 como danificada e o arquivo original de instalação do Windows 7 como imagem de recuperação – install.wim.

O propósito deste artigo é permitir que você faça a instalação do Windows 7 e/ou Windows Server 2008, faça todas as personalizações necessárias, capture uma imagem customizada e a utilize como recurso de recuperação para seu sistema caso ocorra alguma falha.

Para saber como criar um disco do Windows PE e capturar uma imagem customizada com este disco, recomendo que leia este outro artigo – Windows PE + ImageX – Capturando e criando uma imagem personalizada do Windows 7

Presumindo que já tenha efetuado todos os passos do artigo anterior e tenha disponível uma imagem customizada em um arquivo chamado install.wim, vamos começar a construir nossa própria solução de recuperação baseada no Windows RE.

Neste artigo vou construir a solução da seguinte forma:

  • Windows 7 com Service Pack 1 e Internet Explorer 9 instalado no volume C: – disco físico.
  • Imagem inicializável do Windows RE no volume S: – disco físico.
  • Imagem customizada de recuperação no volume R: – disco físico.

Vamos começar a construir nossa solução personalizada. Na imagem abaixo temos a estrutura de volume que irei utilizar – C:, R: e S:.

Volume Sctructures

Crie o diretório S:\Recovery\WindowsRE para armazenarmos a imagem do Windows RE.

Abra o Windows Explorer e exiba todos os arquivos ocultos e protegidos pelo sistema – Mostrar pastas e arquivo ocultos e Ocultar arquivos protegidos do sistema operacional (Recomendado).

Navegue até o diretório C:\Windows\System32\Recovery e verifique se há um arquivo chamado WinRE.wim dentro deste local. Se houver, copie o arquivo para S:\Recovery\WindowsRE.

Caso não houver o arquivo no diretório anterior, navegue até o diretório C:\Recovery\aaaaaaaa-bbbb-cccc-cccc-dddddddddddd onde aaaaaaaa-bbbb-cccc-cccc-dddddddddddd é um conjunto alfanumérico particular de sua instalação do Windows que identifica qual é o sistema a ser recuperado.

Inicialmente não será possível acessar o diretório anterior já que o mesmo apresenta permissões apenas para a conta SYSTEM.

Você precisará se apropriar deste diretório, recomendo que coloque como proprietário o grupo Administradores. Se não souber como se apropriar de um diretório, recomendo que leia este artigo da Microsoft: KB308421

Em seguida, adicione a permissão de leitura para seu usuário no diretório C:\Recovery. Se houver alguma dúvida quanto a visualizar, inserir e/ou alterar permissões em diretório, recomendo que leia este artigo da Microsoft: KB308419

Abra o Prompt de Comando com privilégios elevados em seu sistema – Executar como administrador. Execute o comando abaixo para verificar o status do Windows RE no sistema operacional:

ReAgentC /Info

Você irá receber a seguinte saída:

ReAgentC /Info Output

Na imagem anterior visualizamos as configurações default e status do Windows RE para uma instalação do Windows 7.

Copie o arquivo WinRE.wim que localizou em um dos diretórios anteriormente informados para S:\Recovery\WindowsRE.

Agora vamos alterar o diretório default a ser chamado o Windows RE para o novo local que definimos S:\Recovery\WindowsRE\WinRE.wim. Execute o comando abaixo para efetuar a parada do Windows RE, caso contrário, não será possível efetuar os comandos seguintes:

ReAgentC /Disable

Você receberá a seguinte saída no Prompt de Comando:

ReAgentC /Disable Output

Perceba que após o comando, o conteúdo do diretório C:\Windows\System32\Recovery ou C:\Recovery deixará de existir. Este só existirá caso o Windows RE esteja ativado.

Agora altere o local default do arquivos WinRE.wim a ser solicitado pela nossa solução de recuperação customizada. Execute o comando abaixo para efetuara modificação:

ReAgentC /SetREImage /Path S:\Recovery\WindowsRE /Target C:\Windows /Bootkey 3e00

Você receberá a seguinte saída no Prompt de Comando:

ReAgentC Changes

Acredito que o comando anterior seja quase auto explicativo, com exceção do último switch e valor. Vamos entender o que acabamos de realizar:

  1. ReAgentC é o utilitário que permite manipularmos as opções do Windows RE.
  2. /SetREImage informa que desejamos alterar o local de localização do Windows RE.
  3. /Path informa o novo caminho para a localização do Windows RE.
  4. S:\Recovery\WindowsRE é o novo local do Windows RE.
  5. /Target local da instalação que o Windows RE irá verificar e recuperar caso necessário.
  6. C:\Windows diretório de instalação do Windows alvo da recuperação feita pelo Windows RE quando acionado.
  7. /Bootkey informa que será reservada uma tecla pré difinida para ser utilizada no POST e acionar o Windows RE.
  8. 3e00 (TRÊS E ZERO ZERO) define que podemos utilizar a tecla F4 para acionarmos o Windows RE no POST do equipamento.

Ainda falando sobre o switch /Bootkey, podemos utilizar outras teclas com exceção as reservada F5 e F8. Na tabela abaixo temos os valores para que sejam definidas as teclas que desejar:

Key Scan code
F1 0x3b00
F2 0x3c00
F3 0x3d00
F4 0x3e00
F5 Do not use (reserved)
F6 0x4000
F7 0x4100
F8 Do not use (reserved)
F9 0x4300
F10 0x4400
F11 0x8500
F12 0x8600

Feitas as modificações anteriormente informadas, vamos agora definir a imagem (local do arquivo install.wim) que será utilizada pelo Windows RE caso seja acionado. Use o comando a seguir para definirmos nossa imagem customizada:

ReAgentC /SetOSImage /Path R: /Target C:\Windows

Você deverá receber uma saída como a abaixo:

Set Windows RE Restore Image

Neste momento vou mencionar apenas o switch e parametro novo do comando anterior.

  1. /SetOSImage informa que desejamos definir uma imagem .WIM a ser utilizada pelo Windows RE no momento de recuperar o Windows 7.
  2. R: é o local onde está armazenada a imagem customizada – install.wim.

Excelente! Neste momento já possuímos nossa solução configurada de forma personalizada. Habilite novamente o Windows RE com o comando abaixo:

ReAgentC /Enable

Você irá visualizar a saída abaixo no Prompt de Comando:

Windows RE Enable

Verifique novamente como estão as configurações do Windows RE executando o comando ReAgentC /Info. Você deve receber como saída algo como é mostrado na imagem a seguir:

Windows RE New Informations

Atente-se a imagem anterior e a primeira imagem onde verificamos o status do Windows RE. Se fizer uma comparação visualizará as modificações efetuadas – na imagem anterior fiz questão de destacar quais foram as alterações na cor VERMELHA.

Se desejar inserir uma barreira de segurança no volumes R: e S: criados, por exemplo, ocultar estes volumes dos usuários no Windows Explorer, remova a letra assinalada para cada um destes volumes.

Clique em Iniciar e digite na caixa Pesquisar programas e arquivos a palavra Computador ou compmgmt.msc. Navegue até o contêiner Gerenciamento do Computador (Local) >Armazenamento > Gerenciamento de Disco.

Ao lado direito, clique com o botão direito sobre o volume R: e escolha a opção Alterar letra da unidade e caminho. Na janela aberta clique no botão Remover, concorde com a mensagem informativa e depois em Ok. Repita os passos para o volume S:.

Após isso você terá os volumes disponíveis, porém, ocultos para o sistema operacional em modo usuário como podemos ver nas imagem abaixo:

Drive Letter Removed

Drive R: and S: Hidden

Neste momento já podemos fazer uso de nossa solução. Existem três meios de ativarmos nosso ambiente de recuperação customizado:

  1. Painel de Controle > Sistema e Segurança > Backup e Recuperação > Recuperar configurações do sistema ou seu Computador > Métodos de recuperação avançados > Reinstalar o Windows.
  2. Pressionar a tecla F8 no POST e selecionar Reparar seu Windows no topo das opções avançadas de inicialização.
  3. Pressionar a tecla escolhida anteriormente no POST, em meu caso a tecla F4, para iniciar o Windows RE.

Vamos ver abaixo qual é o ambiente exibido quando escolhemos iniciar o Windows RE tanto pela opção Reparar seu Windows pressionando F8 quanto pressionando a tecla escolhida ou diretamente dentro do Windows 7. Segue em sequência as imagens do ambiente de recuperação:

Reinstalar o Windows

Reinstall Windows

Backup your Information

Restart and Start Windows 7 Restore

Bootkey ou Reparar seu Windows

Advanced Boot Options

Windows Loading

Windows RE Loading

Windows RE Language and Keyboard Layout

Windows RE – Windows Passwod

Como podemos visualizar na imagem anterior, no processo de recuperação pelo Windows RE é necessário informar a senha de uma conta de usuário o Windows 7 para sua recuperação.

Windows RE – New option Windows Reinstall

Nova opção Reinstall Windows disponível dentro do Windows RE como podemos ver na imagem anterior.

Windows RE – Reinstall Information Message

É isso caro leitor! Como podemos verificar nas imagens anteriores, temos a possibilidade de utilizar uma nova opção no Windows RE para efetuarmos a reinstalação do Windows 7 com base em uma imagem customizada em um local pré determinado.

É importante mencionar também que este processo é semelhante ao que efetuamos quando estamos atualizando uma instalação existem, ou seja, o disco não é formatado e um diretório Windows.old é criado para armazenar a instalação antiga.

Certamente o leitor desejará remover este diretório Windows.old após a recuperação. Se desejar efetuar esta remoção, leia este pequeno artigo da Microsoft para saber como efetuar isto utilizando o recurso de Limpeza de Disco: How Do I Remove The Windows Old Folder

É isso caro leitor! Espero que tenham gostado do conteúdo.

Até o próximo post…

  1. março 20, 2011 às 11:58 pm

    Anderson, esse assunto realmente é muito interessante.
    Pode me confirmar se ao término desse processo a partição R: fica marcada com o ID 27, tornando-a oculta a partir do Windows (dificultando que o usuário final manipule essa partição)?
    Há tempos atrás eu escrevi um artigo similar, mas executando as etapas de uma maneira um pouco diferente: http://marcelomatias.wordpress.com/2011/01/06/particao-de-recuperacao-windows-7/

    • março 21, 2011 às 1:16 am

      Olá Marcelo, tudo bem?

      Neste meu artigo não é possível definir o volume como 0x27. Para se ter um volume deste tipo é necessário que o mesmo esteja no inicio do disco, tal como ocorre no processo de instalação do Windows 7.
      O que pode ser feito neste caso é remover a letra atribuída ao volume utilizando o Computer Management e/ou DiskPart.
      Como o Windows RE não utiliza o caminho amigável exibido para o usuário dentro do sistema operecional é dispensável o uso da letra para ambos os volumes R: e S:.

      []’s
      Anderson T

      • março 21, 2011 às 9:15 am

        Outra sugestão é deixar a partição com o ID 0x7 (não precisa ser a primeira partição). O importante é esconder isso do usuário, não importa como🙂
        Parabéns pelo artigo bem detalhado.

      • março 21, 2011 às 10:28 am

        Meu caro Marcelo,

        Definir a partição o tipo 0x7 também é válido. Não a informei pelo fato de ser mais amigável o uso do Computer Management a utilizar o DiskPart para criar/definir a partição com otipo Hidden.

        []’s
        Anderson T

  2. Gustavo
    abril 2, 2011 às 7:13 pm

    Olá Anderson. Primeiramente, gostaria de parabenizá-lo pelo seu excelente trabalho. Já usei os tutoriais do seu blog para customizar a imagem do Windows 7 e todos deram certo.
    Estou com uma dúvida quanto a este tutorial. Gostaria de criar uma imagem de recuperação para o meu notebook, como descrito aqui no tutorial. Já tenho a imagem “install.wim” customizada, feita com a ajuda do Windows AIK e gostaria de saber se eu posso utilizá-la.
    Também tenho uma dúvida quanto as configurações de disco: pude notar que nesse tutorial você usa dois discos físicos (não confunda com partições). Meu notebook possui apenas um disco físico (de 500GB) e gostaria de saber se eu posso fazer esse processo com 4 partições (no caso seriam System Reserved, System (C:), WinRE e Recovery), de maneira que as partições Windows RE e Recovery não sejam apagadas durante a reinstalação do Windows (isso se elas são apagadas quando usado apenas 1 disco).
    Obrigado.

    • abril 3, 2011 às 12:59 am

      Meu caro Gustavo,

      Primeiramente, obrigado por acompanhar o blog.
      Segundo, pode utilizar sem problemas partições em seu disco físico para efetuar o processo com o Windows RE e também utilizar sua imagem customizada como ponto de recuperação.

      []’s
      Anderson T

      • Gustavo
        abril 3, 2011 às 12:44 pm

        Olá novamente, Anderson. Obrigado pela resposta.

        Estava pensando agora e surgiu mais uma dúvida quanto ao processo de reinstalação do Windows. Eu criei um DVD de instalação não assistida do Windows 7 e gostaria de saber se na reinstalação do Windows (usando o Windows RE), as mesmas configurações do arquivo Autounattend.xml serão usadas (tenho quase certeza que não). Caso contrário, gostaria de saber se é possível automatizar o processo de instalação do Windows, como: definir a Product Key, o fuso horário, as configurações de idioma e, se aplicável, as partições do disco rígido.

        Obrigado

      • abril 3, 2011 às 4:18 pm

        Meu caro Gustavo,

        Sinceramente, eu não sei lhe responder o que ocorreria caso o arquivo de resposta estivesse armazenado no mesmo londe há uma imagem a ser invocaca pelo processo de Reinstalação do Windows.
        Quanto ao processo com os discos, neste procedimento não há formatação apenas a atualização da instalação existente. Se colocar o arquivo de resposta no mesmo local da imagem .WIM e este conter metadados do passo de formatação do disco, isto pode causar um erro no processo de reinstalação do Windows.
        O ideal seria reconstruir o arquivo de tal for que apenas os passos necessário e mesmo assim eu não posso lhe garantir que irá funcionar.

        []’s
        Anderson T

  3. Marcelo Cabral
    junho 17, 2011 às 8:03 am

    Olá Anderson, Otimo post o seu.

    Conseguir realizar todos os passos com sucesso! porem quando fui acionar o reinstall ele apresenta o erro seguinte. O arquivo de resposta nao assistido contem uma chave invalida. Remova a chave.
    Como posso contornar essa situação.

    Obrigado!!!!!!!

    Marcelo Cabral

    • julho 9, 2011 às 3:01 pm

      Meu caro Marcelo Cabral,

      Este erro esta ligado a uma chave de produto que inseriu no arquivo UnAttend.xml ou AutoUnAttend.xml se está utilizando uma imagem que faça a instalação do Windows de forma não assistida.
      Abra o Windows SIM e verifique no arquivo de resposta a tag Key em Unattend > Components > 1 windowsPE > x86_Microsoft-Windows-Setup-Neutral > UserData.

      []’s
      Anderson T

  4. Daniela
    julho 21, 2011 às 8:40 am

    Anderson,
    Vim até o seu blog para te agradecer por uma postagem que você fez no Baboo sobre o Windows Installer que me salvou a vida. Não conseguia instalar mais nada no meu computador… Muito obrigada pela generosidade de partilhar o seu conhecimento com os outros!
    Um abraço,
    Daniela

  5. thitec
    julho 29, 2011 às 4:40 pm

    falae, cara,
    nesta imagem eu boto os programas que eu quiser? e se sim, como que eu crio discos de recuperação com a imagem (com todos os programas que eu quiser instalar junto)?
    abraço!

    • julho 30, 2011 às 10:24 pm

      Meu caro thitec,

      Leu o artigo completamente e efetuou tudo o que é solicitado? Nele está a resposta para suas duas perguntas.
      Quanto a criar discos de recuperação, isso irá depende do tamanho final do arquivo .WIM capturado. Se for superior a 4GB, recomendo que a implementação seja feita em um volume como no artigo para evitar problemas.

      []’s
      Anderson T

  6. mrs.green
    dezembro 19, 2011 às 12:32 pm

    olá eu gostei muito desse tutoral mas eu gostaria que posta-se esse procesimento para fazer no windows vista

    sei que é possivel fazer no vista
    quero muito que vc faça esse tutoral

    um abraço e parabêns

  7. Ícaro
    janeiro 4, 2012 às 12:08 pm

    Olá Anderson! Primeiramente, muito obrigado pelo tutorial!
    Eu executei o tutorial e deu tudo certo até a hora que eu clico para instalar usando uma imagem, lá dá o mesmo erro que o colega relatou em um comentário acima: “O arquivo de resposta não assistido contem uma chave de produto(produt key) invalida. Remova a chave invalida.”.
    Eu não usei nenhum arquivo de resposta na minha imagem de recuperação…

    O jeito encontrado para contornar o problema é abrir o prompt do própio WinRe, localizar o arquivo UnAttend.xml e abri-lo utilizando o Notepad, e removendo a chave existente…
    Existe alguma forma de modificar esse arquivo UnAttend.xml permanentemente para não ter que fazer esse procedimento toda vez que eu usar o processo de restauração do sistema?

    Onde eu posso encontra-lo(UnAttend.xml)? Eu desmontei a imagem WinRe.Wim e não o encontrei…

    Muito obrigado pela ajuda!
    No aguardo!

  8. Leandro
    abril 15, 2012 às 10:48 am

    Thiago,

    Primeiramente gostaria de lhe parabenizar pelos seus excelentes posts, muita qualidade mesmo.

    Gostaria de lhe perguntar, se nesse tutorial, teria alguma forma de customizar mais de 1 image ao invés de apenas uma Install.wim. Tipo assim, gostaria de ter 5 imagens e no momento de aplica-la, um prompt me perguntasse qual eu desejaria que fosse feito.

    Abrs!

  9. Marcelo
    setembro 26, 2012 às 12:15 pm

    A partição de recuperação pode ser usada para armazenar outros arquivos ou deve ser exclusiva para o arquivo instal.win? A partição de recuperação pode ser uma unidade lógica?

  10. dezembro 24, 2012 às 12:29 am

    Muito bom seu tutorial amigo. Mas me surgiu uma ideia aqui. O Windows RE tbm faz recuperação através de arquivos VHD (pelo menos foi o que eu percebi quando mandei o windows criar uma imagem de backup), agora que vem o problema: Tem como eu configurar tudo igual neste tutorial mas ao inves de chamar o install.wim chamar o tal arquivo VHD? Desde já grato pela atenção.

  11. Fernandes GOnçalves
    fevereiro 22, 2013 às 8:19 pm

    Tem como fazer essa recuperação junto com outro sistema operacional? Por exemplo, um dual boot com windows e linux. Tenho uma sala de informatica que possue os dois sistema operacionais para uso nos cursos e quero aprender um jeito que possa restaurar o hd com estive novo os dois sistema operacionale + o boot( grub)

  1. fevereiro 18, 2013 às 1:12 pm
Os comentários estão desativados.
%d blogueiros gostam disto: