Início > Windows 8, Windows 8.1, Windows ADK, Windows PE, Windows Server 2012/R2 > Windows 8/8.1/Server 2012/R2 – Redefinindo a senha de qualquer conta de usuário

Windows 8/8.1/Server 2012/R2 – Redefinindo a senha de qualquer conta de usuário

outubro 19, 2013

Olá caro leitor,

Após um longo tempo adormecido, o anfitrião Anderson T está de volta.

Para retomar o principal objetivo do portal, vamos falar sobre um assunto mais que comum entre usuários finais e até mesmo administradores de sistemas. A perda de acesso a um computador devido a falta da senha de acesso.
O mesmo tipo de assunto já foi discutido em um artigo passado que pode ser visualizado neste link e novamente, trago a vocês uma forma que realizar o mesmo tipo de procedimento desta vez com foco nas novas versões dos sistemas operacionais da Microsoft Windows 8/8.1 e Windows Server 2012/R2.
Da mesma forma como no artigo passado, este artigo fará o uso de algumas ferramentas fornecidas pela própria Microsoft para recuperarmos o acesso ao sistema operacional em caso da perda da senha de uma conta local.

Requerimentos:

  1. Baixar e instalar o pacote Windows Assessment and Deployment Kit (Windows ADK) para o Windows 8/8.1.
  2. Um DVD ou uma chave USB.

Após instalar o Windows ADK, execute o atalho Deployment and Image Tool Environment como administrador localizado em “C:\ProgramData\Microsoft\Windows\Start Menu\Programs\Windows Kits\Windows ADK” ou então use a pesquisa para encontrar o atalho.
A partir da janela que irá se abrir, execute o comando COPYPE.CMD <SuaArquitetura> C:\WinPE, onde sua <SuaArquitetura> pode ser x86 para arquitetura 32-Bits e AMD64 para arquitetura 64-Bits.
Neste exemplo, estou usando o Windows PE x64.

CopyPE Command

CopyPE Command

CopyPE Command Successful

CopyPE Command Successfulv

Agora que possuimos uma cópia do Windows PE, vamos criar uma imagem do tipo ISO para que possamos gravá-la em um DVD ou armazená-la em uma chave USB inicializável.
Para criar a imagem, execute o comando MakeWinPEMedia /ISO C:\WinPE C:\Winpe.iso através da mesma janela do Deployment and Image Tools Environment e aguarde alguns segundos.

MakeWinPEMedia Command

MakeWinPEMedia Command

Agora que já temos a imagem do Windows PE criada, grave em um DVD ou em uma chave USB inicializável, insira-o no computador onde será necessário fazer a redefinição da senha e faça a inicialização a partir do Windows PE.
Após a inicialização do Windows PE, você irá visualizar a seguinte interface com apenas o Prompt de Comando aberto:

Windows PE Loaded

Windows PE Loaded

A partir do janela do Prompt de Comando, invoque o utilitário de registro do Windows utilizando o comando regedit.

Registry Editor

Registry Editor

Em seguida selecione a hive “HKEY_LOCAL_MACHINE” com um clique, navegue até o menu File > Load Hive onde será aberta uma janela para navegação do Windows Explorer.

Load Hive Option

Load Hive Option

Utilize o menu drop-down para visualizar os volumes existentes e selecione o volume onde está localizada a instalação do Windows 8/8.1 e/ou Windows Server 2012/R2. Neste exemplo, a unidade possui a letra D:\.

Windows PE Drives

Windows PE Drives

Navegue até o diretório \Windows\System32\Config e localize o arquivo chamado SOFTWARE do tipo File e abra este arquivo.

SOFTWARE File

SOFTWARE File

Será solicitado a você um nome para identificar o arquivo de registro que está sendo carregado de forma offline através do Editor de Registro. De o nome que preferir, mas neste exemplo, eu vou usar o nome ResetPassword.

Load Hive Name

Load Hive Name

Expanda a hive HKEY_LOCAL_MACHINE e você irá visualizar uma subchave com o nome que você escolheu anteriormente para representá-la.
Navegue até a seguinte subchave: HKEY_LOCAL_MACHINE\ResetPassword\Microsoft\Windows NT\CurrentVersion\Image File Execution Options.
Clique com o botão direito do mouse sobre esta subchave, escolha New > Key e a nova subchave atribua o nome de sethc.exe.

Sethc.exe Subkey

Sethc.exe Subkey

Clique com o botão direito sobre a subchave sethc.exe, escolha New > String Value e atribua ao novo dado o nome de Debugger. Em seguida efetue um duplo clique sobre o dado Debugger e atribua o valor cmd.exe ao dado recem criado.

Debugger Value

Debugger Value

Agora que acabamos de executar os passos necessários no arquivo de registro da instalação onde temos o problema com a senha, no Editor de Registro clique novamente em File, mas agora escolha a opção Unload Hive para salvar e fechar o arquivo SOFTWARE que abrimos para edição. Clique em Yes quando for questionado para finalizar a descarga do arquivo.

Unload the Hive

Unload the Hive

Close Registry Editor

Close Registry Editor

Feche o Editor de Registro. Digite agora “wpeutil reboot” no Prompt de Comando do Windows PE para que ele seja reiniciado e a instalação do Windows 8/8.1 e/ou Windows Server 2012/R2 seja inicializada.
Na tela de logon pressione 5 vezes a tecla SHIFT e você irá visualizar uma janela do Prompt de Comando ser aberta a você.
Neste etapa do processo de inicialização do Windows qualquer aplicativo em execução possui completo acesso ao sistema operacional por estar operando sobre a sessão de sistema utilizando-se da conta SYSTEM como podemos visualizar na imagem abaixo digitando o comando “whoami“.

WhoAmI Command

WhoAmI Command

Agora o último passo. Na janela do Prompt de Comando digite o comando “net user seuusuário novasenha” para trocar a senha esquecida e pressione enter.

Net User Command

Net User Command

Pronto! Você acabou de redefinir a senha de seu usuário sem a necessidade de uma ferramenta de terceiros para isto.

Logon Process

Logon Process

Desktop Access

Desktop Access

Por último, abra o Editor de Registro e remova a subchave HKEY_LOCAL_MACHINE\SOFTWARE\Microsoft\Windows NT\CurrentVersion\Image File Execution Options\sethc.exe que foi criada para termos acesso ao Prompt de Comando da tela de logon por segurança.
Espero que seja de grande valor a informação pessoal.

Abraços e até a próxima…

%d blogueiros gostam disto: