Início > Windows AIK, Windows Client/Server > Como integrar versões do Windows 7 x86 e x64 em uma imagem? Veja aqui como!

Como integrar versões do Windows 7 x86 e x64 em uma imagem? Veja aqui como!

outubro 28, 2010

Olá caro leitor!

Desde a chegada do Windows Vista e Server 2008 tivemos uma mudança no modo de instalação do sistema operacional. Desde então todas as versões de uma mesma plataforma estão presentes na mesma media.

Temos apenas uma media para todas as versões disponíveis: Windows Vista Home Basic, Home Premium, Business e Ultimate Edition. Há uma exceção para a versão Enterprise que é entregue separadamente.

Com o Windows 7 o mesmo tipo de imagem foi preservada. Em uma mesma media temos todas as versões: Home Basic, Home Premium, Professional e Ultimate.

Muito usuários procuram como integradar todas as versões em todas as plataformas – x86 e x64 – em uma mesma media.

O que você acha de fazer este processo de forma fácil, entretanto, cabe dizer aqui que o processo demanda um tempo significativo, para ter uma media com todas as versões em embas as plataformas disponíveis?

É simples meu caro leitor! Tudo o que precisamos são os seguintes itens:

  1. Um equipamento a ser utilizado para processar os procedimentos.
  2. Ter o Windows Automated Installation Kit (AIK) instalado neste equipamento.
  3. Ter uma media (DVD e/ou ISO) do Windows 7 x86.
  4. Ter uma media (DVD e/ou ISO) do Windows 7 x64.

Se você não possuir o Windows AIK, você pode efetuar o download do Kit no seguinte link: The Windows® Automated Installation Kit (AIK) for Windows® 7

NOTA IMPORTANTE: Leia completamente o passos antes de efetuá-los para entender as necessidadese alterações necessárias em alguns casos.

Após ter instalado o Windows AIK em seu sistema, precisamos efetuar os seguinte passos para integrarmos as versões x86 e x64 em uma mesma imagem.

  • Crie na raíz de seu sistema o diretório MyDistribution – C:\MyDistribution.
  • Crie na raíz de seu sistema o diretório x64Image – C:\x64Image.
  • Extraia o conteúdo do DVD ou ISO do Windows 7 x86 para o diretório C:\MyDistribution – aguarde o processo ser concluído pois levará vários minutos.
  • Extraia o arquivo \sources\install.wim do DVD ou ISO do Windows 7 x64 para o diretório C:\x64Image – aguarde o processo ser concluído pois levará vários minutos.
  • Navegue agora até o seguite local: Iniciar > Todos os Programas > Microsoft Windows AIK > Deployment Tools Command Prompt – clique com o botão direito sobre o atalho e escolha Executar como administrador.
  • No Deployment Tools Command Prompt precisamos agora exportar os versões x64 para nosso diretório x86. Execute o comando imagex /export C:\x64Image\install.wim IndexNumber C:\MyDistribution\sources\install.wim “ImageNamex64”.

NOTA: IndexNumber indica o número da imagem referente no index. Para saber o número de cada versão do Windows 7, execute o comando imagex /info C:\x64Image\install.wim.

Após executar o comando, uma estrutura XML será mostrada. Localize o atributo <IMAGE INDEX=”X”> e abaixo o atributo <EDITIONID> para verificar qual é a versão referente ao número do INDEX.

ImageNamex64 irá definir o nome a ser exibido no momento do Windows Setup. Exemplo de comando para integrar o Windows 7 Ultimate Edition x64: imagex /export C:\x64Image\install.wim 4 C:\MyDistribution\sources\install.wim “Windows 7 Ultimate x64”.

  • Após ter o processo de export finalizado, para verificar se o index do arquivo C:\MyDistribution\Source\install.wim foi atualizado, execute novamente o comando imagex /info C:\MyDistribution\sources\install.wim e verifique o final do arquivo.

Neste exemplo veremos ao final do resultado os parametros <IMAGE INDEX=”6″> e <EDITIONID>Ultimate e <NAME>WINDOWS 7 ULTIMANTE X64.

Após isto precisamos criar uma nova imagem ISO para podermos gerar um DVD e/ou USB Stick de instalação do Windows 7 com a versão Ultima Edition x64 integrada.

  • No Deployment Tools Command Prompt digite o seguinte comando: oscdimg -bC:\MyDistribution\boot\etfsboot.com -u2 -h -lWindows7PT-BR C:\MyDistribution C:\MyDistribution\Windows7x86+x64.iso e aguarde o processo de criação da imagem.
  • Navegue até o local C:\MyDistribution e verifique se a imagem Windows7x86+x64.iso.
  • Pronto, grave agora o arquivo Windows7x86+x64.iso em um DVD e/ou USB Stick e se quiser testar, faça a instalação em um equipamento limpo e/ou atualize seu sistema operacional. Se possuir um software de virtualização, crie um Virtual Machine e teste a imagem ISO.

CONSIDERAÇÃO: Neste exemplo, utilizei apenas o Windows 7 Ultimate Edition x64 para ser integrado a imagem x86. Se for necessário integrar outras edições, será necessário executar o passo 6 tantas vezes quantas forem as versões que desejar integrar.

Outro detalhe importante é que muitas imagens do Windows 7 vem com o arquivo Ei.cfg localizado em \sources dentro da media de instalação. Este arquivo indica a edição que deve ser instalada pela imagem omitindo a etapa onde seria possível escolher qual versão do Windows 7 se deseja instalar.

Se este arquivo estiver presente, remova-o após extrair os bits do DVD e/ou ISO do Windows 7 para poder selecionar as versões que integrou no Windows Setup.

É isso meu caro leitor! Mais uma informação útil para o dia a dia.

Espero que seja de proveito para todos.

Até o próximo post…

  1. fevereiro 2, 2011 às 9:38 am

    Amigo Anderson.
    Primeiramente quero lhe parabenizar pelo artigo e lhe agradeço por estas dicas importantes, porém tenho uma dúvida:
    No meu caso eu já tenho uma mídia DVD com todas as versões juntas e gostaria de saber como remover algumas delas, ou seja, gostaria de retirar da .ISO as versões:
    Starter (x86)
    Home Basic (x86-x64)
    Home Premium (x86-x64)
    Professional (x86-x64)

    E gostaria de deixar apenas as versões:
    Ultimate (x86-x64)
    Enterprise (x86-x64)

    Obrigado e espero algumas dicas e conselhos.

    • fevereiro 2, 2011 às 10:35 am

      Meu caro Dennys,

      Antes de mais nada, agradeço por estar lendo este artigo.
      Quanto a como executar a remoção de uma ou mais versões de uma imagem .WIM, você precisará de dois comandos:

      DISM /Get-WIMInfo /WIMFile:Drive:\Caminho\da\imagem.wim

      Este comando listará as versões que compoem a imagem que possui. Você receberá a seguinte saída no Prompt de Comando:

      Deployment Image Servicing and Management tool
      Version: 6.1.7600.16385

      Details for image : h:\Windows7\Windows7Clean\sources\install.wim

      Index : 1
      Name : Windows 7 STARTER
      Description : Windows 7 STARTER
      Size : 7.936.340.784 bytes

      Index : 2
      Name : Windows 7 HOMEBASIC
      Description : Windows 7 HOMEBASIC
      Size : 7.992.394.907 bytes

      Index : 3
      Name : Windows 7 HOMEPREMIUM
      Description : Windows 7 HOMEPREMIUM
      Size : 8.432.859.356 bytes

      Index : 4
      Name : Windows 7 PROFESSIONAL
      Description : Windows 7 PROFESSIONAL
      Size : 8.313.318.889 bytes

      Index : 5
      Name : Windows 7 ULTIMATE
      Description : Windows 7 ULTIMATE
      Size : 8.471.060.645 bytes

      The operation completed successfully.

      O que você precisa verificar é o número do Index que determina qual é a versão a ser utilizada. De posse do ou dos números que quer remover, por exemplo, Windows 7 Started Edition (INDEX = 1), seria utilizado o seguinte comando para removê-la:

      ImageX /Delete Drive:\Caminho\da\imagem.wim 1

      Também é possível efetuar o processo pelo Name da imagem:

      ImageX /Delete Drive:\Caminho\da\imagem.wim “WINDOWS 7 STARTER”

      É isso caro amigo.
      Se houver mais alguma dúvida não deixe de perguntar.

      Um abraço!

      • fevereiro 3, 2011 às 9:30 am

        Amigo Anderson.

        Muito obrigado pelo esclarecimento e quero dizer que funcionou direitinho, agora tenho uma imagem contendo só as versões que desejo.

        Abraços e parabéns.

      • Rodrigo Trevizan
        março 19, 2011 às 4:21 pm

        Fiz exatamente isso mas o tamanho do arquivo continua o mesmo.
        Você sabe onde eu possa encontrar um tutorial completo do WAIK?

      • março 19, 2011 às 5:10 pm

        Meu caro Rodrigo Trevizan,

        O que eu informei anteriormente não é um procedimento para reduzir o tamanho do arquivo install.wim, o mesmo apenas remove dos metadados as informações da versão a ser removida.
        A imagem localizada no arquivo install.wim é uma apenas, não existem 5 imagens – uma para cada versão. O que define qual é o tipo de imagem a ser instalada é a sua escolha no processo, em seguida um arquivo de catálogo é lido pelo Windows Setup e este define o que estará presente na versão – uma instalação modularizada.
        Resumindo, você pode remover quantas versões desejar e deixar apenas uma que o arquivo install.wim não terá seu tamanho reduzido caso seja o arquivo padrão.

        []’s
        Anderson T

  2. Marcelo "Sushi"
    fevereiro 8, 2011 às 8:55 pm

    Caro Anderson,

    Nas palavras do Dennys, parabéns pelo post, mais eu gostaria de saber como integrar o SP1 x86 e x64 às midias ou à midia com as duas versões (x86 e x64) e também se é possível automatizar o processo de instalação delas…

    Um forte abraço,

    Sushi.

  3. Marcelo "Sushi"
    fevereiro 9, 2011 às 12:15 pm

    Caro Anderson,

    Acabei de realizar os passos descritos acima e não obtive a imagem com o x86 e o x64, executei os comandos dos passo 5 e 6 conforme você indicou, e tenho dois arquivos install.wim diferente, um na pasta “C:\MyDistribution\sources” e outro na “C:\MyDistribution” e ambos são diferentes e contêm versões diferentes, poderia dar uma olhadinha no passo à passo acima e me auxiliar?

    Grato

    Sushi

  4. Marcelo "Sushi"
    fevereiro 9, 2011 às 12:35 pm

    Marcelo “Sushi” :Caro Anderson,
    Acabei de realizar os passos descritos acima e não obtive a imagem com o x86 e o x64, executei os comandos dos passo 5 e 6 conforme você indicou, e tenho dois arquivos install.wim diferente, um na pasta “C:\MyDistribution\sources” e outro na “C:\MyDistribution” e ambos são diferentes e contêm versões diferentes, poderia dar uma olhadinha no passo à passo acima e me auxiliar?
    Grato
    Sushi

    Anderson,
    já resolvi a questão acima era só modoficar o comando que você indicou como sendo:
    * imagex /export C:\x64Image\install.wim 4 C:\MyDistribution\install.wim “Windows 7 Ultimate x64″ *
    Indicando a pasta correta fica assim:
    ** imagex /export C:\x64Image\install.wim 4 C:\MyDistribution\sources\install.wim “Windows 7 Ultimate x64” **

    É como digo:
    “Quem não arrisca a tentar por si mesmo, nunca aprende que os erros são o caminho mais sólido para se chegar aos acertos e obter o conhecimento…”

    • fevereiro 9, 2011 às 8:02 pm

      Meu caro Marcelo “Sushi”,

      Fico feliz em saber que solucionou seu problema e lhe agradeço por chamar a minha atenção a este detalhe no post. Realmente eu não havia percebido que omiti o diretório \sources nos comandos.
      Efetuei as correções necessárias nos comandos.

      Mais uma vez, muito obrigado!

      []’s
      Anderson T

  5. Marcelo "Sushi"
    fevereiro 10, 2011 às 11:00 am

    Anderson T :Meu caro Marcelo “Sushi”,
    Fico feliz em saber que solucionou seu problema e lhe agradeço por chamar a minha atenção a este detalhe no post. Realmente eu não havia percebido que omiti o diretório \sources nos comandos.Efetuei as correções necessárias nos comandos.
    Mais uma vez, muito obrigado!
    []‘sAnderson T

    Colega Anderson…

    Já efetuei as modificações e ocorreu tudo bem.
    Agradeço a atenção e dou-lhe meus parabéns pela postura, pela consideração e principalmente por algo que está meio em falta em outros blogs que já frequentei e creio que seja a característica que “todos” deveriam cultivar melhor que é a humildade, afinal somos “todos” passíveis a cometer pequenos errinhos, e ser humilde a ponto de reconhecê-los é algo que não nos torma menores, mais sim grandes…

    Um forte abraço

    Marcelo “Sushi” Zanatta

  6. Erick Duarte
    março 8, 2011 às 8:05 pm

    Ola Anderson,
    Em primeiro lugar quero agradecer pelo Blog, nota dez…….

    Anderson estou com um probleminha,
    tenho uma iso com todas as versões do Windows 7 x86 e x64, menos a ENTERPRISE

    E eu acrescentei a versão enterprise na minha iso, fiz todos os passo, tudo deu certo, só que na hora de instalar o versão enterprise apareceu um erro “o windows não pôde definir informações de localidade offline. Erro 0x80000001”
    o que pode ser, será que pode ser que o windows enterprise que adicionei ele esta em ingles, e as outras versões estão em portugues….

    será que pode ser isso, esse erro só ocorre nas versões Enterprise x86 e x64 nas outras versões instala normal. Valeu Anderson aguardo resposta….. abç

    • março 8, 2011 às 8:46 pm

      Meu caro Erick Duarte,

      Você deve integrar versões que utilizam os mesmos idiomas. Remova as versões Enterprise, integre o pacote de idioma pt-BR nas duas versões, defina como idioma default pt-BR, volte a integrá-las a imagem e tente a instalação do Enterprise a partir da imagem AIO que possui.

      []’s
      Anderson T

  7. Rodrigo Trevizan
    março 22, 2011 às 12:42 am

    Então se eu quiser fazer uma imagem com APENAS o Ultimate x86 e x64 para economizar espaço em disco eu poderia usar a “imagex /export” na wim original de cada um?

    • Rodrigo Trevizan
      março 22, 2011 às 1:01 am

      Consegui, valeu pelo tutorial cara. Parabéns.

    • março 22, 2011 às 1:23 am

      Meu caro Rodrigo,

      Indiferente de quantas imagens possua, desde que estas sejam idênticas em conteúdo, ou seja, com aplicações, drivers, etc. instalados em cada uma, o tamanho final não irá sofrer alterações.
      O que pode ou não influenciar no tamanho final da imagem são imagens customizadas.
      Se estiver realizando o processo para DVD do Windows 7 sem alterações na imagem install.wim, é indiferente ter todas as versões ou somente a versão Starter Edition x86. O tamanho do arquivo install.wim será de 2GB da mesma forma.
      Como eu já lhe disse anteriormente e vou repetir aqui, a imagem utilizada para instalar o Windows 7 Starter Edition é a mesma imagem utilizada para o Windows 7 Ultimate Edition.
      Os recurso disponíveis e modularizados são definidos no momento em que escolhe a versão a ser instalada com base em arquivos de catálogos (.CFG) dentro de \sources.

      []’s
      Anderson T

  8. Igor
    janeiro 8, 2012 às 11:10 pm

    Olá Thiago,
    Segui os seus passos mas aqui pra mim o comando de juntar/exportar não funciona, como se faltasse um complemento. Aparece tipo um ‘help’ do comando.
    Algo como se fosse para acrescentar uma FLAG e depois um SRC_NAME.
    Vai um print de como fica:

    • Igor
      janeiro 9, 2012 às 11:24 pm

      Olá Thiago,
      Consegui resolver.
      Era uma, como posso dizer… preguiça minha.
      Eu não digitei os comandos, eu copiei do blog e colei no WAIK. No começo só percebi que ao colar ele deixava no final um “?” ao invés das aspas duplas. Troquei por aspas duplas mas continuou o problema.
      Resolvi DIGITAR ao invés de COPIAR/COLAR e desse modo funcionou.

      Obrigado por sua ajuda.
      Esse blog agora vai para os Favoritos até por outras coisas também. Mantenha-o com essa qualidade.

  9. marcelo
    fevereiro 5, 2012 às 10:53 am

    Eu fiz um dvd do 7 32 sp1 home premium com programas e drivers e outro do 7 64 sp1 ultimate tambem com programas e drivers,utilizando o Rt seven lite;gostaria de saber como fazer para por apenas estas duas versões num dvd e poder escolher qual delas instalar na hora do boot.

  10. novembro 22, 2012 às 4:57 pm

    Gostaria de saber como faço para renomear o name da imagem. Obrigado e parabéns pelo tutorial.

  11. Junior Geba
    março 8, 2013 às 1:32 pm

    Caro Anderson desde já parabéns pelo trabalho gostaria de saber como eu faço uma imagem que contenha somente o Windows 8 x64 pois eu perdi o meu dvd de recuperação do meu notebook Dell e o mesmo ja ativa o serial na instalação quanto coloco para instalar Imagem que contém outras versões ele não deixa instalar dizendo que o serial key foi digitado incorretamente espero que me ajude abraço ate mais

  1. No trackbacks yet.
Os comentários estão desativados.
%d blogueiros gostam disto: