Inicial > Microsoft Utilities, Windows AIK, Windows Client/Server > Windows PE + ImageX – Capturando e criando uma imagem personalizada do Windows 7

Windows PE + ImageX – Capturando e criando uma imagem personalizada do Windows 7

fevereiro 6, 2011

Olá caro leitor!

Seguindo a linha de artigos anteriores, vou falar agora sobre o uso do Windows PE e ImageX para se obter uma imagem de instalação personalizada do Windows 7.

Nos últimos meses percebi uma grande procura por este tipo de procedimento e publiquei vários artigos sobre o assunto com base em algumas ferramentas da Microsoft.

É fato também que a grande maioria dos artigos que contemplam este tipo de procedimento estão nativamente no idioma inglês e que muitos leitores não se sentem confortáveis em executar procedimentos não escritos em nosso idioma.

Pensando nisto, resolvi escrever este breve How Do I sobre como utilizar o Windows PE e o ImageX com a finalidade de capturar uma imagem personalizada o Windows 7.

Vamos aos itens que precisamos:

  • Windows AIK instalado. Se não o tiver, faça o download aqui: Windows AIK para Windows 7
  • Um computador de referência com o Windows 7 e todas as alterações, aplicativos e drivers instalado – uma máquina virtual pode ser utilizada também.
  • Um CD e/ou Pendrive para armazenar o Windows PE e ImageX.
  • O DVD e/ou imagem ISO contendo os bits de instalação do Windows 7.

Tendo obtido os itens necessários, vamos aos passos a serem executados para nosso objetivo, ter uma imagem personalizada do Windows 7.

Precisamos primeiramente trabalhar com o Windows AIK para criarmos uma imagem do Windows PE com o Imagex integrado.

Para isso abra Iniciar > Todos os Programas > Microsoft Windows AIK > Deployment Tools Command Prompt – clique com o botão direito e escolha Executar como administrador.

Na janela do Command Prompt execute o comando copype.cmd {Arquitetura} {Destino} – copype.cmd x86 C:\WinPE_x86. A imagem abaixo mostra o comando e seu resultado:

Windows PE Resources Copy

O comando anterior simplesmente copia os bits nativos do Windows PE para D:\WinPE_x86. Este procedimento é utilizado para mantermos a imagem nativa em seu local padrão e manipularmos os bits em outro local de acordo com a nossa necessidade.

Verifique corretamente a plataforma de hardware, se x86 ou x64, que possui e faça o uso da versão do Windows PE correta. Substitua no comando anterior o item {Arquitetura} pelo diretório correto.

Para este exemplo vou utilizar a plataforma x86 do Windows PE para os comandos posteriores.

Retomando, após copiarmos os bits do Windows PE, vamos começar a manipular a imagem.

Podemos manipular uma imagem .WIM tanto com o ImageX quanto pelo DISM. Ambos os utilitários estão presentes no Windows AIK, porém, o DISM já está presente nativamnte no Windows 7.

Execute o comando a seguir para montarmos a imagem do Windows PE:

DISM /Mount-WIM /WIMFile:D:\WinPE_x86\winpe.wim /Index:1 /MountDir:D:\WinPE_x86\mount.

Windows PE Mounted

Agora que temos o Windows PE montado no diretório D:\WinPE_x86\Mount ou o diretório de destino que utilizou, vamos copiar o utilitário do ImageX para dentro da imagem montada.

Use o seguite comando:

copy “C:\Program Files\Windows AIK\Tools\x86\imagex.exe” D:\WinPE_x86\mount\Windows\System32 

Copy Imagex to Windows PE

Nosso próximo passo é criar um arquivo de exclusão para orientar o ImageX que ignore determinados arquivos que podem causar uma falha no processo de captura se estiverem bloqueado por uso.

É importante mencionar que o arquivo wimscript.ini é opcional e o não uso do mesmo não irá interferir no resultado de sua imagem.

Por padrão, o ImageX já ignora determinados arquivos no processo de captura da imagem.

O arquivo é uma recomendação da Microsoft e permite que o ImageX utilize-o para a exclusão de diretórios e/ou arquivo determinados pelo profissional que está contruindo a imagem.

No momento que o ImageX é invocado pelo Windows PE, ele verifica a existência do arquivo Wimscript.ini em seu diretório e o lê para determinar o que precisa ser ignorado.

Abra o Bloco de notas e cole o conteúdo abaixo:

[ExclusionList]
ntfs.log
hiberfil.sys
pagefile.sys
“System Volume Information”
RECYCLER
Windows\CSC

[CompressionExclusionList]
*.mp3
*.zip
*.cab
\WINDOWS\inf\*.pnf

Neste momento, caso houverem outros tipos de arquivos e/ou diretórios a serem excluídos, inclua no corpo do arquivo.

Salve o arquivo no mesmo diretório em que copiou o ImageX anteriormente, em meu caso, D:\WinPE_x86\mount\Windows\System32 com o nome Wimscript.ini.

Neste momento já possuimos o necessário para capturarmos nossa imagem do Windows 7, o Windows PE e o ImageX. Precisamos agora desmontar a imagem do Windows PE e efetivar as alterações.

Utilize o comando:

DISM /UnMount-WIM /MountDir:D:\WinPE_x86\mount /Commit

Windows PE Unmounted and Commited

Agora vamos copiar o arquivo winpe.wim do Windows PE que acabamos de manipular e integrar o ImageX. Utilize o comando:

copy D:\WinPE_x86\winpe.wim D:\WinPE_x86\ISO\sources\boot.wim /y

Copy Windows PE

Precisamos neste momento gerar uma imagem .ISO inicializável do Windows PE para gravarmos em um CD e/ou Pendrive.

Utilizaremos o utilitário OSCDIMG com o comando:

oscdimg -n -h -bD:\WinPE_x86\etfsboot.com D:\WinPE_x86\ISO D:\WinPE_x86\WinPE_x86.iso

Building Windows PE ISO Image

Agora é necessário gravar a imagem WinPE_x86.iso em um CD e/ou Pendrive para podermos iniciar o computador de referência.

Antes de aplicarmos o SysPrep no computador de referência é importante realizarmos algumas ações no sistema operacional de referência:

  1. Limpar os temporários do Internet Explorer.
  2. Remover arquivos e diretórios criados manualmente.
  3. Executar uma Limpeza de Disco.

Um outro detalhe importante no próximo passo é que o processo de instalação da imagem personalizada irá solicitar a criação de um novo usuário. Isto pode significar a criação de uma conta de usuário desnecessária.

Recomendação: Ative a conta Built-in Administrator do Windows 7 e exclua sua conta de usuário. Após efetuar o processo de instalação, crie normalmente sua conta de usuário e efetue o logon com ela.

É possível automatizar o processo de instalação do Windows 7 e que deve ser feito somente após ter sua imagem capturada.

Se você desejar, utilize este outro artigo para ter um processo de instalação não assistido (unattended): Windows AIK – Criando uma imagem de instalação autonoma do Windows 7

No computador de referência, devidamente configurado e com suas aplicações instaladas, abra o Prompt de Comando elevando seus privilégios, Execute então o comando sysprep /oobe /generalize /reboot.

OBS: Se ocorrer algum tipo de erro no processo do SysPrep referente acesso negado e/ou arquivos em uso, verifique os seguintes locais onde os logs da ferramenta são criados para identificar os motivos: C:\Windows\System32\Sysprep\Panther e C:\Windows\Panther.

Neste momento, insira o CD ou Pendrive onde gravou o Windows PE + ImageX para que ao reiniciar seu sistema possa efetuar o boot com ele.

Aguarde o SysPrep executar seus procedimentos, reiniciar o Windows 7 e colocá-lo no estado necessários para ser feita a captura da imagem.

Sysprep /oobe /generalize /reboot

Windows PE loaded

O que você precisa fazer agora é listar os volumes de discos existentes para determinar qual é o volume que será capturado e qual o volume será o destino da imagem capturada.

Você pode armazenar sua imagem no mesmo disco a ser capturado, em um disco externo, uma segunda partição, um segundo disco ou em um local em rede devidamente mapeado.

Para este exemplo, eu tenho um segundo volume local onde armazenarei minha imagem personalizada. Vamos agora utilizar o DISKPART para listarmos os volumes existentes. Digite os seguintes comandos:

  1. diskpart
  2. list disk
  3. select disk 0
  4. list volume

Com estes quatro comandos anteriores iremos verificar a letra atribuída aos volumes que precisamos utilizar pelo Windows PE. Na imagem abaixo podemos verificar que o volume do Windows 7 é o F e o volume que irei utilizar para armazenar a imagem, DEPLOY, possui a letra D.

DiskPart Tool

Digite exit para sair do diskpart para iniciarmos a captura da imagem personalizada do Windows 7.

Execute o comando a seguir para capturarmos a imagem do Windows 7:

imagex /capture Source: Destination:\Install.wim “Windows 7 Ultimate Custom” “Windows 7 Ultimate + Microsoft Office 2010 Professional Plus + Adobe Reader + ESET Smart Security” /compress maximum /flags “ULTIMATE”

ImageX Capture

Neste momento você precisará esperar o processo de captura que levará vários minutos. Vamos aproveitar para entender as partes do comando utilizado anteriormente:

  • ImageX – chama o utilitário
  • /Capture – informa que faremos a captura de um volume
  • Source: – letra atribuída ao volume a ser capturado
  • Destination:\Install.wim – local de destino e arquivo que será criado contendo a imagem personalizada
  • “Windows 7 Ultimate” – nome da imagem a ser colocado no arquivo de informação da imagem
  • “Windows 7 Ultimate +…+ ESET Smart Security” – descrição da imagem
  • /compress maximum – informa ao imagex que comprima ao máximo a imagem final
  • /flags “ULTIMATE” – informação sobre a versão a ser colocado no arquivo de informado da imagem

Se o processo for concluído com sucesso, você receberá a mensagem abaixo:

ImageX Capture Sucessfully

Digite exit para sair do Windows PE e reinicializar seu computador. Aguarde que o processo de inicialização seja feito e as etapas para criar seu usuário, informações de localização, chave de produto, nome do computador, etc. serem concluídas.

Concluímos o processo de captura da imagem, precisamos agora copiar o conteúdo do DVD ou ISO de instalação do Windows 7 para um diretório em seu computador. Copie para onde desejar, por exemplo, C:\Windows7.

Após terminar de copiar os arquivos de instalação do Windows 7, iremos precisar do arquivo que criamos no processo de captura da imagem, em meu caso, D:\install.wim. Copie o arquivo do local que informou no processo para o diretório \sources dentro do diretório que criou para armazenar os bits de instalação do Windows 7.

Não se preocupe com a mensagem de que já existe um arquivo com o mesmo nome, sobre escreva o arquivo nativo pelo arquivo que capturamos anteriormente.

Já temos o que precisamos para criar uma imagem de instalação personalizada. Agora vamos para a etapa final, criarmos uma imagem ISO inicializável personalizada do Windows 7.

Abra novamente o atalho Iniciar > Todos os Programas > Microsoft Windows AIK > Deployment Tools Command Prompt – clique com o botão direito e escolha Executar como administrador.

Antes de criarmos a imagem, verifique o tamanho final do arquivo Install.wim que criou. Se o tamanho do arquivo for superior a 4,5GB será necessário informar a ordem de inicialização dos arquivos necessários para o boot da imagem.

Se o tamanho for superior a 4,5GB, abra o Bloco de notas, copie o conteúdo abaixo e cole no mesmo. Salve o arquivo no C:\ com o nome Bootorder.txt.

bootmgr
boot\bcd
boot\boot.sdi
boot\bootfix.bin
boot\bootsect.exe
boot\etfsboot.com
boot\memtest.efi
boot\memtest.exe
boot\en-us\bootsect.exe.mui
boot\fonts\chs_boot.ttf
boot\fonts\cht_boot.ttf
boot\fonts\jpn_boot.ttf
boot\fonts\kor_boot.ttf
boot\fonts\wgl4_boot.ttf
sources\boot.wim

Digite o comando:

oscdimg -m -n -yoC:\Bootorder.txt -bD:\Windows7\boot\etfsboot.com D:\Windows7 D:\Temp\Windows7Custom.iso -l”Windows 7 Custom”

Caso não possua uma imagem superior a 4,5GB, remova o conjunto -yoC:\Bootorder.txt do comando anterior.

Grave a imagem resultante do comando anterior em um DVD e/ou Pendrive e utilize-a em uma máquina virtual, pore exemplo, para validar o resultado final: uma imagem personalizada tal como a que capturou no inicio.

Uma observação importante neste processo quando atingimos um tamanho superior a 4.5GB no arquivo install.wim é que após gerar a imagem ISO com o utilitário OSCDIMG, ao efetuar uma instalação o processo podemos receber uma falha tendo como resultado uma mensagem de erro informando que o arquivo install.wim está corrompido.

Este problema está ligado ao padrão ISO 9660 utilizado no processo de criação da imagem ISO que limita o tamanho de um arquivo a 4GB.

Se você receber algum tipo de erro no processo de instalação referente ao arquivo install.wim e possuir uma imagem superior a 4GB minha recomendação é que seja criado um DVD estendido de instalação.

Como criar este DVD estendido? É simples caro leitor!

Você precisará efetuar os seguintes passos tendo como referência um arquivo install.wim com tamanho de 6GB:

  1. Crie os diretórios C:\DVD1, C:\DVD2 e C:\TEMP.
  2. Copie o conteúdo do DVD de instalação do Windows 7 para ambos os diretórios C:\DVD1 e C:\DVD2.
  3. Crie o diretório C:\Custom e armazene o arquivo install.wim gerado na captura da imagem personalizada.
  4. Abra o utilitário Deployment Tools Command Prompt com privilégios elevados.
  5. Execute o comando a seguir: ImageX /Split C:\Custom\Install.wim C:\Custom\Install.swm 3072 – este comando irá quebrar o arquivo install.wim em partes com tamanhos de 3GB ou menores de nomes install.swm, install1.swm,…, installN.swm.
  6. Exclua o arquivo C:\DVD1\sources\install.wim e C:\DVD2\sources\install.wim.
  7. Copie o arquivo C:\Custom\install.swm para C:\DVD1\sources.
  8. Copie o arquivo C:\Custom\install1.swm para C:\DVD2\sources.
  9. Execute novamente o utilitário OSCDIMG em ambos os diretório DVD1 e DVD2: oscdimg -m -n -yoC:\Bootorder.txt -bC:\DVD1\boot\etfsboot.com C:\DVD1 C:\TEMP\Windows7Custom_DVD1.iso. Em seguida o segundo comando:oscdimg -m -n -yoC:\Bootorder.txt -bC:\DVD2\boot\etfsboot.com C:\DVD2 C:\TEMP\Windows7Custom_DVD2.iso.
  10. Grave a imagem Windows7Custom_DVD1.iso em um DVD e a imagem Windows7Custom_DVD2.iso em outro DVD.
  11. Inicie o processo de instalação do Windows 7 com o primeiro DVD e aguarde pela solicitação do segundo DVD.

O Windows Setup iniciará o processo de instalação identificando que o arquivo usado, install.swm, é parte de outro arquivo estendido e automaticamente solicitará os DVD necessários.

A criação dos diretório DVD1, DVD2,…,DVDN serão definidos de acordo com o número de arquivos resultantes do comando ImageX /Split. Se obtiver três (3) arquivo .swm deverá criar os diretórios DVD1, DVD2 e DVD3 e assim em diante.

Retornando agora ao assunto do artigo, é indispensável citar aqui que não é necessário desabilitar a conta Built-in Administrator que ativamos no inicio. O SysPrep realiza esta ação por default em seu processo de preparação da imagem.

Um detalhe de suma importância também já que estamos próximos do lançamento do Service Pack 1 para o Windows 7 é que o processo que realizamos aqui serve para integrarmos o mesmo a imagem.

Faça a instalação do SP1 e refaça todos os passos aqui indicados. Lembrem-se também que agora vocês já podem aplicar os passos para criar uma instalação não assistida como citei no inicio.

É isso caro leitor! Espero que tenham gostado do conteúdo.

Até o próximo post…

  1. rambo2
    março 1, 2011 às 7:21 pm

    Muito bom!!! parabéns pelo post!

    Eu consegui gerar a imagem final, mas na hora de instalar com o CD deu erro no install.wim..

    Investigando, percebi que embora a imagem WIM capturada tenha 5,79GB, depois de gerado o ISO, ela fica com menos de 2 GB, não importa quantas vezes eu faça o processo.. Realmente não entendo..

    • março 1, 2011 às 10:43 pm

      Meu caro rambo2,

      Seguiu corretamente todos os passos? Executou o comando OSCDIMG com todos os parametros informados aqui – lembre-se que imagens a serem construídas com arquivos .WIM de tamanho superior a 4.5GB devem receber uma informação adicional do OSCDIMG pelo parametro -yo.

      []’s
      Anderson T

  2. rafael
    março 9, 2011 às 10:18 am

    muito bom

  3. rafael
    março 9, 2011 às 10:19 am

    vou testar

  4. rafael
    março 9, 2011 às 10:19 am

    muito bem elaborado

  5. Elizeu
    março 22, 2011 às 12:18 am

    Olá, tem como usar a ferramenta com um hd externo (via usb)? Desde já agradeço !

    • março 22, 2011 às 1:02 am

      Meu caro Elizeu,

      Quer utilizar um HD externo para o que especificamente? Armazenar o Windows PE + ImageX ou armazenar a imagem .WIM resultante do processo?
      Em ambos os casos é possível. Para usar seu HD externo como recurso onde estará presente o Windows PE + ImageX seu equipamento deve suportar boot via USB apenas.

      []’s
      Anderson T

  6. Elizeu
    março 23, 2011 às 1:58 am

    Seria p/ armazenar a img …
    com a sintexe … imagex /capture /boot /compress maximum c: (letra correspondente ao hd USB\diretório\arq. nome.wim )
    Retorna um erro …Como saber a letra certa p/ unidade via Prompt … ? Seria isto
    Com o Ghost no XP usava o mesmo equipamento … Obg amigo

    • março 23, 2011 às 9:57 am

      Meu caro Elizeu,

      Atente-se a partir da parte onde há os comandos DiskPart, List Disk, Select Disk 0 e List Volume. São estes os comandos que precisa para identificar seu HD externo.
      Atribua um nome a ele caso não tenha, por exemplo, MYEXTERNALDRIVE. No momento que executar o comando List Volume você visualizará na coluna Label o nome de seu HD externo.
      A coluna anterior, Ltr de Letter, possui a letra correta e utilizada para o HD externo dentro do ambiente do Windows PE.
      Detalhe, dentro do Windows PE a letra para o disco onde está instalado o Windows pode não ser C:.
      Em meu artigo, se olhar as imagens após os comandos que citei anteriormente, verá que o volume onde tenho instalado o Windows 7 possui a letra F: e a Label Windows.
      Revise isto também no momento de capturar a imagem para não ter problemas pensando que efetuou o processo corretamente, quando não o efetuou.

      []’s
      Anderson T

  7. André
    março 29, 2011 às 10:42 pm

    Grande Anderson na hora de inserir o comando sysprep /oobe /generalize /reboot ele informa acesso negado. Mesmo eu executando como administrador acontece esse erro. O que será que aconteceu?

    • março 30, 2011 às 11:52 am

      Meu caro André,

      Primeiro passo: verifique nos seguintes locais os arquivos de LOG que podem ajudar a entender o que está ocorrendo de errado – C:\Windows\System32\Sysprep\Panther e C:\Windows\Panther.
      Segundo passo: ative a conta Built-in Administrator e tente executar o Sysprep a partir da sessão desta conta.

      []’s
      Anderson T

  8. André
    abril 22, 2011 às 5:06 pm

    Grande Anderson existem alguns programas que instalo no meu computador e da conflito na ferramenta sysprep informa uma mensagem “erro fatal ao executar o sysprep” eu consegui fazer um de 64 bits e outro de 32 bits com quase tudo menos o drive da placa de vídeo, msn e alguns outros programas básicos. Como solucionar isso?

  9. André Sales
    abril 29, 2011 às 5:20 pm

    Ola, eu estou querendo criar uma imagem com duas particoes, cada uma com um tamanhp padrao definido. Eu gostaria de saber se tem como criar essa imagem com o WinPE e o sysprep?

    • maio 31, 2011 às 11:40 pm

      Meu caro André,

      Este tipo de processo não é por si só feito utilizando o processo demonstrado aqui.
      Para determinar o tipo e tamanho de partições a serem criadas no processo de instalação do Windows 7 você precisa criar um arquivo de resposta a ser lido no inicio deste processo.
      Leia este artigo para entender o que precisa ter e fazer para conseguir este resultado:

      Windows AIK – Criando uma imagem de instalação autonoma do Windows 7

      []’s
      Anderson T

  10. MArcos
    junho 15, 2011 às 3:25 pm

    Tem como fazer imagex de um hd inteiro, tenho um hd com duas partições.

    • julho 9, 2011 às 2:53 pm

      Meu caro Marcos,

      A resposta é NÃO. Você pode utilizar o ImageX para capturar um volume específico, seja ele parcial ou integralmente um disco. Se houver mais de um volume criado sobre um disco físico não é possível capturar ambos.

      []’s
      Anderson T

  11. junho 27, 2011 às 12:12 am

    Anderson,

    Parabéns pelo blog. Com certeza, esse tutorial me ajudou e ajudará muitas pessoas com deploy no Windows 7.

    Alex.

  12. junho 29, 2011 às 9:53 am

    Muito bom! Depois de 3 dias de tentativas fiz as imagens tanto a instalação autonoma quanto as personalizações de instalação e ficaram perfeitas.

    Parabéns!

  13. Junior Maia
    julho 9, 2011 às 12:13 pm

    Amigo…. segui o seu tutorial e só na parte de gravar a imagem que estou enroscando.
    Segue abaixo o erro:

    C:\Program Files\Windows AIK\Tools\PETools>oscdimg -m -n -bd:\iso\Windows7\boot\
    etfsboot.com d:\iso\Windows7 d:\temp\Windows7.iso -| “Windows7”
    ‘”Windows7″‘ não é reconhecido como um comando interno
    ou externo, um programa operável ou um arquivo em lotes.

    Sinceramente não consigo encontrar o erro e nem passar dessa parte do tutorial….
    Tem alguma luz???????

    Att… Junior Maia!!!

    • julho 9, 2011 às 3:25 pm

      Meu caro Junior Maia,

      Recomendação: NUNCA copie comandos de websites e cole no Prompt de Comandos. A formatação das páginas gera este tipo de erro. Perceba que ao copiar e colar o comando há um erro onde a letra L foi transformada em um PIPE no comando – deve ser …Windows7.iso -l “Windows7” onde -l é -L não -|.
      Execute os comandos manualmente digitando-os para evitar problemas.

      []’s
      Anderson T

      • Junior Maia
        julho 11, 2011 às 5:28 pm

        Muito obrigado pela ajuda…. o erro estava justamente no “l” q eu estava confundindo com “pipe”… parabéns pelo BLOG… o único defeito é q está faltando vc fazer mais matérias.. rs
        Seria interessante vc fazer umas matérias de 2008 Server tb, umas video-aulas…… oq acha?

  14. Darley Campos
    julho 26, 2011 às 10:27 am

    Anderson,

    Ótimo tutorial, estou somente com uma duvida em relação ao arquivo install.wim, como você mencionou se o o arquivo passar de 4GB será necessário particionar a imagem em 2 DVD5, pela limitação da ISO 9660, gostaria de saber, se tem outra possibilidade de gravar essa ISO em um DVD9.
    Pois sempre que gero uma imagem ISO, ocorre um erro na instalação.

    • julho 26, 2011 às 11:04 am

      Meu caro Darley Campos,

      A limitação imposta pelo padrão ISO 9660 não está ligada a parte física (CD, DVD comum, DVD Dual Layer, etc.), está ligada a parte lógica (o tamanho do arquivo final). Indiferente de se ter uma midia de 4.7GB ou 8.5GB o arquivo armazenado irá gerar o problema se for superior 4GB.
      Se tem uma imagem Install.wim superior a este tamanho, terá que executar um SPLIT e criar uma instalação estendida.

      []’s
      Anderson T

    • Donini II
      setembro 10, 2012 às 11:30 am

      Eu fiz assim e deu certo, substitua o parametro “-n ” por “-u2”
      ex:
      oscdimg -m -u2 -yoC:\Bootorder.txt -bD:\Windows7\boot\etfsboot.com D:\Windows7 D:\Temp\Windows7Custom.iso -l”Windows 7 Custom”

      depois grave em midia Dual Layer ou pendrive.

  15. Rluvian
    agosto 5, 2011 às 10:14 pm

    Muito bom post…
    Só para me certificar com isso eu consigo criar um cd de instalação que sempre terá a imagem mais atual feita na minha maquina.
    Isso é sensacional, pena que tem muitos comandos até o processo final

  16. Rluvian
    agosto 5, 2011 às 10:16 pm

    Como posso fazer esse processo em maquinas com Win Xp e Vista?
    É o mesmo processo ou muda?

    • agosto 6, 2011 às 10:34 am

      Meu caro Rluvian,

      Para o Windows Vista o processo não muda. Agora, para o Windows XP é bem diferente e o processo é feito por outras formas – Winnt.sif, scripts .CMD, etc.

      []’s
      Anderson T

  17. Rluvian
    agosto 6, 2011 às 12:39 pm

    Anderson fiz o processo porem na hora que eu executo o comando sysprep ele informa mensagem de erro, informando que algo no sistema bloqueou o processo.

    • agosto 6, 2011 às 1:56 pm

      Meu caro Rluvian,

      Verifique os seguintes nos diretórios os arquivos de LOG do SysPrep para identificar o que está gerando o problema na execução do mesmo: C:\Windows\System32\Sysprep\Panther e C:\Windows\Panther.

      []’s
      Anderson T

  18. agosto 15, 2011 às 4:52 pm

    Parabéns pelo procedimento.
    Consegui executar os dois tipos de imagem.
    Com 1 DVD e com dois DVDs.
    Minha única duvida é a seguinte, rodando o sysprep, no momento de recuperar a imagem, não foi necessário colocar a “Chave” de ativação do “Windows”.
    Como utilizo uma maquina Dell, como seria se eu recuperar esta imagem em outra Dell?
    Ele vai copiar está chave correto.

    Abs.

  19. Amaral Filho
    setembro 29, 2011 às 5:02 am

    Anderson…. estou adorando seus artigos, muito bem elaborado e bem explicativo e acima de tudo bem útil.

    Mas me deparei com uma situação. Utilizo um net com teclado padrão US… apos o reboot para a capturar a imagem do Windows7, ele entra no Windows PE loaded, só que ele configura para o teclado PT-BR ABNT2. Como posso solucionar este problema?

    Amaral Filho

  20. outubro 4, 2011 às 3:23 pm

    Ótimo post,

    Sei como gerar a imagem do sistema com o imagex, como aplica-la e como recriar posteriomente o setor de boot usandoo bdcboot. Porém, gostaria de saber se é possível capturar a imagem de boot e a imagem do sistema e aplica-las sem a utilização do bcdboot.

  21. Thales
    outubro 10, 2011 às 6:44 pm

    Eu fiz este processo deu certinho, porem alguns micros novos, começam o serviço e diz que não foi encontrado drive de rede como resolver isso?

  22. outubro 13, 2011 às 12:07 pm

    Muito bom, exatamente o que estava procurando.

  23. outubro 14, 2011 às 12:51 pm

    Anderson tudo bem? Fiz todo o procedimento e gravei a imagem do WinPE em um cdr … porém quando o sysprep reinicia o pc e dou o boot pelo cd … ela vai para tela do Windows Boot Manager pedindo para reparar inserir a midia e reparar o windows …
    .
    The boot selection failed because a required device is inaccessible – Status 0xc000000f
    .
    Já lhe ocorreu esse problema?
    .
    Grato e mais uma vez parabens.

    • outubro 16, 2011 às 1:49 pm

      Resolvido … o problema era com a gravação da imagem … tudo correu certinho.
      .

      Belo tutorial.

  24. Edimar
    outubro 20, 2011 às 4:11 pm

    Boa tarde
    tem como criar um dvd com a imagem wim do windows xp? eu fiz a instalação pelo servidor do windows xp com imagem do windows 7, mas gostaria de colocar esta imagem eme dvd

  25. Miguel
    novembro 18, 2011 às 2:40 pm

    Gostaria de pedir um video do mesmo tuturial se fosse possivel, sou um noob nestas coisas e isto estava me a fazer imensa falta !

  26. Donini II
    dezembro 15, 2011 às 7:38 am

    Após criar com sucesso a imagem apareceu esta mensagem,
    WARNING: This image contains filenames and/or directory names that are
    NOT COMPATIBLE with Windows NT 3.51. If compatibility with
    Windows NT 3.51 is required, use the -nt switch rather than
    the -n switch.
    Quando tento instalar o windows com a imagem gerada, para na metade e da erro “não foi possivel carregar as configurações”, o que sera que pode ter acontecido?

  27. DOnini II
    dezembro 27, 2011 às 9:21 pm

    Donini II :
    Após criar com sucesso a imagem apareceu esta mensagem,
    WARNING: This image contains filenames and/or directory names that are
    NOT COMPATIBLE with Windows NT 3.51. If compatibility with
    Windows NT 3.51 is required, use the -nt switch rather than
    the -n switch.
    Quando tento instalar o windows com a imagem gerada, para na metade e da erro “não foi possivel carregar as configurações”, o que sera que pode ter acontecido?

    Beleza consegui resolver criando imsgem UDF, na hora de gerar a iso é só adicionar o parametro -u2.

  28. Everton Fava
    janeiro 12, 2012 às 9:57 am

    Uma dúvida que sempre me trouxe problemas após a aplicação da imagem, a dúvida é em ralação a imagem de 100mb (Reservada do Sistema) que o windows (7 e 2k8) criam com o sistema. Assim depois de aplicar a imagem e necessário utilizar o DVD do windows pra restaurar o boot.
    Isso não seria problema se a idéia não fosse automatizar a instalação e fazer isso em muitas máquinas ao mesmo tempo.
    A pergunta é: Tem como resolver isso de alguma forma??

    Obs.: Já fiz a imagem desta partição (100mb) também e aplicando a mesma, mas o problema acontece da mesma forma, parece que o BCD fica corrompido.

    Obrigado.
    Att.
    Everton

  29. Paulo
    fevereiro 28, 2012 às 3:44 pm

    Antes de + nada Obrigado Pelo Tutorial…
    Mas é o seguinte fiz tudo certo como vc pediu, so q o arquivo instll.wim ficou com um tamanho de 10 Gigas e quando vou fazer o ultimo procedimento não aceita

    “oscdimg -m -n -yoC:\Bootoroscdimg -m -n -yoC:\Bootorder.txt -bD:\Windows7\boot\etfsboot.com D:\Windows7 D:\Temp\Windows7Custom.iso -l”Windows 7 Custom
    der.txt -bD:\Windows7\boot\etfsboot.com D:\Windows7 D:\Temp\Windows7Custom.iso -l”Windows 7 Custom””

    Fica dando esse erro.

    Scanning source tree
    ERROR: Failure enumerating files in directory “C:\W7BR64.ISO\”
    Error 3

    Vi q vc colocou como dividir eese arquivo, mas e obrigatório? Por q eu pretendia fazer a instalção por um pendrive.

    Desde já obrigado!!!

    • Paulo
      fevereiro 28, 2012 às 3:49 pm

      Cara desculpa pela minha Ignorância mas e q esta va fazendo coisa errada aqui…
      já resolvi!!!

      Obrigado

  30. março 9, 2012 às 4:49 pm

    Execelente post, deu certinho. Estava vendo outros materiais e nunca dava certo e ninguem nunca mecionou que tinha que selecionar o disco no diskpart.

    Abraços e que Deus continue te abençoando.

  31. Junior Medeiros
    março 28, 2012 às 11:22 pm

    Olá Anderson,
    Muito bom o seu roteiro, me quebrou um baita galho…
    Meu arquivo instal.wim ficou com um tamanho de 10gb.
    Eu gostaria de saber se teria como particionar ele igual, mas manter a instalação em apenas um DVD, não sei tu me entendeu, o que eu quero dizer é que ao invez de eu ter que inserir o DVD2 e DVD3 no caso, gostaria que o sistema buscasse no pen drive no caso o resto do arquivo…
    teria como fazer isso ?
    Abração

  32. junho 27, 2012 às 1:58 pm

    Boa Tarde anderson, primeiro gostaria de agradecer por este tutorial super bem elaborado.
    minha duvida fiz todos os processos em uma maquina virtual, criei 2 iso pois meu install.wim
    ficou maior que os 4gb. na no processo de instalação pela maquina virtual vai perfeitamente. mas qunado gravo as isos e tento instalar em uma maquina normal sempre da erro. ou diz que ta corrompido ou que falta arquivos ?
    sera que é pelo fato de ter criado a imagem por virtualização

  33. Luciano Vale
    julho 27, 2012 às 9:46 am

    Anderson,
    Segui seu turorial, porem após a captura, quando vou reiniciar a minha maquina dá o seguinte erro: “O windows não pôde terminar de configurar o sistema. Para tentar continuar configuração, reinicie o computador.”
    Já reiniciei várias vezes e sempre dá esta mensagem. Me ajuda.

  34. Luciano Vale
    julho 27, 2012 às 1:45 pm

    Resolvido… reiniciei o computador aprtando F8 e cliquei em Modo Depuração.
    Dai o computador iniciou normal.

  35. Tony
    agosto 19, 2012 às 3:27 am

    Anderson, por que o comando para criar a imagem iso do WinPE_x86 iniciou por: oscdimg -n -h -bD:\…, e o comando para criar a iso do windows 7 iniciou por: oscdimg -m -n -bE:\Windows7…? posso substituir o “-m -n” por “-n -h”, pois o comando para criar a iso do windows 7 deu um warquing, tipo um pequeno erro.

  36. agosto 27, 2012 às 4:32 am

    Anderson, dá pra, depois do Windows 7 instalado e configurado, generalizar o sistema com o sysprep e criar um backup com o ghost, por exemplo, para restaurá-lo em qualquer pc? Ou vai dar problema de incompatibilidade, pelos hardware serem diferentes? Se desse, seria uma mão na roda…

  37. Ronaldo Domingos
    setembro 2, 2012 às 3:14 am

    bom Dia , estava lendo seu tutorial, parabéns, nuito bom, gostaria de saber se após criar o install.win e a iso do dvd e restarurar em um outro computador será preciso o bcd para arrumar o bot?
    Obrigado pela atenção

    • setembro 2, 2012 às 4:34 am

      Meu caro Ronaldo,

      Neste artigo nos estamos falando na criação de uma imagem para servir de base no processo de instalação completa do Windows 7. Se a sua duvida e referente a utilizar esta mídia para fazer uma instalação limpa em outro computador, não haverá problema algum.

      []’s
      Anderson T

      • Ronaldo Domingos
        setembro 2, 2012 às 1:50 pm

        Era essa exatamente a minha dúvida, queria utilizar a mídia em outro computador para instalar do zero, só mais uma coisa, estou usando o vmware, precisa remover o vmtools antes de capturar a imagem? e os drivers pode instalar normalmente sem problemas?

        Obrigado pela atenção.

      • setembro 2, 2012 às 1:56 pm

        Quanto aos drivers, nao precisa se preocupar.
        Agora o VMWare Tools sim, remova-o antes de aplicar o SysPrep na instalação.

        []’s
        Anderson T

      • Ronaldo Domingos
        setembro 3, 2012 às 12:44 am

        Boa noite, desculpe incomodar, gostaria de saber se o winpe existe para intel 64, pois estou usando o win 7 64 e tambpem se não tem problema estar instalando os programas com a máquina em modo de auditoria do windows.

        Obrigado pela atenção.

  38. Otavio Melati Pinto
    setembro 22, 2012 às 8:36 pm

    Muito bom mesmo, eu posso criar a imgem bootavel usando o RT seven Lite por exemplo? abrindo os arquivos da pasta que copiei os arquivos do dvd do seven e com o arquivo .wim ja substituido pelo novo criado?

  39. Otávio
    setembro 23, 2012 às 9:13 pm

    Galera, pra quem tiver um arquivo install.wim maior que 4GB e nao quiser fazer o DVD estendido (que foi meu caso) Pode copiar os arquivos do DVD do windows 7 pra uma pasta, substituir o arquivo install.wim antigo pelo novo, baixar o ultra iso e o isobuster, No isobuster coloque o dvd do windows 7 no leitor, e procure o arquivo boot.img (nem todos estão com o nome boot.img, mas pegue o arquivo que tiver a extensão .img e clique com o botão direito e escolha a primeira opção para extrair o arquivo de boot, salve em uma pasta e podemos encerrar o isobuster, agora no ultraiso vá em novo – imagem de cd/dvd inicializável, vai abrir para procurar um arquivo, ache o arquivo de boot que foi extraído no isobuster e abra-o , reparem que em baixo de onde tem os disquetes para salvar no ultraiso, tem escrito inicializável e ao lado tem uma folhinha com um sinal vermelho , clique ali e marque as seguintes opções:

    – Media: escolha o tamanho da media a utilizar, no meu caso foi DVD 8.5
    – Otimizado : Marque
    – UDF: marque
    – DOS 8.3: Marque
    – Sistema DOS: Marque

    As demais opções deixem como está por padrão e cliquem em OK

    Agora é só pegar os arquivos copiados do DVD do windows 7 com o Install.wim já substituído e jogar dentro do ultraiso , vai dar uma mensagem dizendo que o arquivo Install.wim é maior que 4.5GB e vai pedir se deseja utilizar UDF, escolham sim. Agora é só ir em arquivo , salvar, dar um nome para a imagem . podem salvar no formato .iso para gravar em um DVD dual-layer ou fazer um pen drive bootavel como preferirem.

    Obs: o nome do arquivo do boot aparece ao lado esquerdo com um nome semelhante a esse “20120922_205825” podem renomear como quiserem ex: windows_7_edition_x64 etc..

    Espero que tenham gostado e tenha sido útil. Abraços

  40. Marcelo
    setembro 26, 2012 às 11:10 am

    Não consigo usar o comando sysprep /oobe /generalize /reboot, aparece a seguinte mensagem: ‘sysprep’ não é reconhecido como um comando interno ou externo, um programa operável ou um arquivo em lotes

    • Otávio
      setembro 30, 2012 às 1:04 pm

      Marcelo, vá em iniciar, no campo de pesquisa digite: “executar” (sem aspas) abra o executar e digite: sysprep e dê entender, vai abrir uma janela com o sysprep.exe execute-o, e marque na janelinha que abrir as opções:

      Ação de limpeza do sistema – Entrar na configuração inicial pelo usuário do sistema (OOBE)

      – Marque a opção – GENERALIZAR

      Opções de desligamento – Reinicializar

      é a mesma coisa que digitar o comando pelo CMD, porem se não abrir o sysprep nem assim, formate a maquina e tente esse procedimento de novo, aqui deu o mesmo erro que você e tentei ir pelo cmd e pelo executar e nenhum abriu o sysprep, conclusão. tive que formatar a maquina pois algum problema havia dado com o sysprep. Abraços

      • Marcelo
        outubro 1, 2012 às 5:48 pm

        Formatei o computador e não adiantou, o erro persiste. No entanto consegui resolver da seguinte maneira, localizei o arquivo na pasta do windows e executei manualmente. Obrigado pela ajuda.

  41. Ronaldo Domingos
    setembro 28, 2012 às 12:22 am

    Boa noite, desculpe incomodar, mas ao usar o comando do oscdimg -m -n -yoC:\Bootorder.txt -bD:\Windows7\boot\etfsboot.com D:\Windows7 D:\Temp\Windows7Custom.iso -l”Windows 7 Custom” com o arquivo bootloader.txt no c:\ aparece a mensagem arquivo boot.wi não encontrado.

    Grato pela atenção.

    • Otávio
      setembro 30, 2012 às 12:54 pm

      Ronaldo Domingos, tente apagar o Temp que vem depois do D:\Temp\Windows7.. Deixando só D:\Windows7Custom.iso.. Aqui deu certo fazendo isso, mas eu optei por criar a iso bootavel usando o Isobuster e o ultra iso, como descrevi num tutorial acima. Abraços

  42. Ronaldo Domingos
    setembro 28, 2012 às 4:14 pm

    Boa Tarde, após seguir os passos do seu tutorial, gravar as isos do dvd de instalação personalizado, ao dar o boot pelo dvd aparece a mensagem de que um driver obrigatório de cd/dvd está faltando, como posso resolver este problema.

    Grato pela atenção.

  43. André Luiz
    novembro 21, 2012 às 11:06 am

    Boa tarde,
    Antes de mais nada parabéns pelo tutorial.
    O meu arquivo .wim ficou com apenas 8 MB de tamanho após executar o comando “imagex”
    E o tempo que ele demorou para gerar esse arquivo foi de apenas 10 segundos.
    Existe alguma coisa de errada nisso?

  44. André Luiz
    novembro 21, 2012 às 11:33 am

    André Luiz :
    Boa tarde,
    Antes de mais nada parabéns pelo tutorial.
    O meu arquivo .wim ficou com apenas 8 MB de tamanho após executar o comando “imagex”
    E o tempo que ele demorou para gerar esse arquivo foi de apenas 10 segundos.
    Existe alguma coisa de errada nisso?

  45. Guilherme
    dezembro 18, 2012 às 10:47 am

    Bom dia. Efetuei o procedimento para Windows XP, criei o arquivo Install.wim, porem no XP nao existe a pasta \sources para eu colocar o arquivo gerado. Onde coloco esse arquivo?
    Otimo tutorial.

    Obrigado

    • Guilherme
      dezembro 18, 2012 às 10:55 am

      Obs: Eu ja possuo o sysprep feito do Win XP, so necessito criar uma .iso para implantar essa imagem padronizada em outros computadores. Para PCs iguais eu utilizo o Clonezzila.

      • celso werner
        março 14, 2013 às 5:31 pm

        conseguiu resolver guilherme? fiz uma imagem hoje e percebi que a instalação do xp é 100% diferente do 7, acho que vou ter que clonar o hd com o ghost 😦

  46. Gildo
    fevereiro 14, 2013 às 10:26 pm

    Tem como aplicar este procedimento com estas ferramentas no Windows 8 pelo Windows 7?

  47. Fabio Yamaura
    março 1, 2013 às 10:29 am

    Oi,gostaria de saber se essa técnica q vc publicou funciona com o windows 8 também,abraços.

  48. Willians Brandão
    março 13, 2013 às 6:24 pm

    Olá Andreson T este tutorial ficou muito bom. Mas comecei a me deparar com o mesmo problema mencionado pelo Luciano Vale, que apos capturar a imagem do Windows 7 com Win PE e reiniciar o PC aparece uma janela com esta mensagem “windows não pôde terminar de configurar o sistema. Para tentar continuar configuração, reinicie o computador.”

    Já percebi que para passar pelo erro é necessário iniciar no modo de segurança e ai após aparecer esta mesma mensagem mencionada acima e reiniciar só que desta vez no processo normal ele consegue finalizar as configurações e abrir o usuario

    Gostaria de uma ajuda para tentar retirar esta falha no processo de primeira inicialização do sistema

  49. Marco
    abril 11, 2013 às 5:22 pm

    Boa tarde!
    Estou criando o servidor local, porem ao baixar a imagem diz que não encontrou o driver de rede. já criei a imagem customizada com o driver de rede instalado pelo Windows pe e mesmo assim continua o erro. Alguem poderia me ajudar?

    Abraço.

  50. Rafael.C
    abril 19, 2013 às 4:22 pm

    Boa tarde, gostei muuito do tutorial, gostaria de saber se existe alguma forma de criar uma iso com mais de 4,5gb sem precisar dividir?
    e um detalhe, um de seus comandos estava dando erro, o certo foi: oscdimg -m -u2 -yoc:\Bootorder.txt -be:\DVD1\boot\etfsboot.com e:\DVD1 e:\Win.iso.

  51. Rafael.C
    abril 19, 2013 às 5:00 pm

    pronto, descobri como fazer.
    o comando era: oscdimg -m -u2 -yoc:\Bootorder.txt -be:\DVD1\boot\etfsboot.com e:\windows7 e:\Win.iso
    o meu install.wim tinha dado quase 5gb e funcionou, neste momento estou testando em uma maquina virtual.
    Obrigado pelo tuto, pesquisei muitos, e este foi o que mais ajudou!

  52. Claudio
    abril 22, 2013 às 7:04 pm

    Amigo, excelente post!!! Tudo funcionando perfeitamente parabéns! Tenho uma duvida e gostaria de saber se pode me ajudar. Como faria para integrar as duas imagens(Arquivos WIM, x86, x64) em um unico ISO. Abraços. Vi alguns guias na Internet, mas não sei quais numerações usa 4,3,2,1…e assim vai….

  53. Michel Pires Marques
    maio 10, 2013 às 10:24 pm

    Caro pessoa preciso criar alguns dvd’s de instalação do Windows 7 64 e 32 bits para realizar instalações sem precisar instalar todos os programas e drivers novamente após uma formatação, já tentei de todas as maneiras possíveis mais o RT7 so customiza e não consigo comandos silet instal dos programas que preciso instalar, será que alguém nesse blog pode me ajudar segue abaixo o que preciso

    Os programas que vou instalar são:

    Adobe Acrobat Reader XI com a opção de escolha por instalar ou não as atualizações
    Winrar com a opção isso desmarcada
    AVG 2013 sem barra de busca, sem gadget, sem barra de busca etc somente os indimomas verificação de e-mail e o antivírus
    Nero 10 personalizado contendo nero express, vision, startsmart, showtime o resto tudo desabilitado
    Office 2007 ou 2010
    TeamViewer com as opções de instalação não comercial
    interapp
    Kurupira sem a opção de patrocinar
    Foxit sem barras de busca, sem os complementos para navegadores somente com atalho e visualização padrão
    Google Crhome
    Internet Explores 9
    Integração de driver etc
    Existe algum programa que faz isso automático sem eu precisar aprender a programar ou fazer uma faculdade de programação para aprender
    Sera que alguém pode me ajudar pelo amor de Deus estou sofrendo com isso há anos e não consigo

  54. Michel Pires Marques
    maio 12, 2013 às 9:21 pm

    Amigo sera que você pode me ajudar a criar isso com o Windows 7 64 bits, quero criar uma imagem integral para instalar somente no meu pc para que quando eu formata-lo eu não precisar instalar tudo manual me ajude esse comando dism ta dando erro aqui estou apanhado demais

    • maio 16, 2013 às 9:16 pm

      Siga a risca o tutorial que dará certo! Vai fazendo e postando as duvidas que dentro do possível poderemos ajudar, com o consentimento do moderador é claro.

  55. maio 17, 2013 às 5:33 pm

    Estou seguindo o tutorial e achei realmente fácil do jeito que foi exposto a situação, gostaria de agradecer e tirar uma dúvida:
    Gerando essa imagem, poderei instalar em qualquer computador, indepentendemente da configuração dele. Correto?
    Mais uma vez, obrigado.

    • maio 17, 2013 às 9:47 pm

      Correto, eu utilizo aqui para instalar em computadores de clientes, que variam de fabricante e hardware distintos desde quando foi postado esse fórum.

      • maio 17, 2013 às 10:00 pm

        Obrigado por tirar minha dúvida.
        Gostaria de saber se você tem algum tutorial sobre como juntar num único DVD as versões 32 e 64 bits. Dei uma procurada no site e não encontrei. Mais uma vez, obrigado.

  56. junho 10, 2013 às 1:13 pm

    Oi Anderson Thiago,

    Estou tendo dificuldades com sysprep, fiz uma imagem de teste enxuta apenas com Firefox e funcionou beleza. Mas quando adiciono as demais aplicações “office 2007, nod32, adobe reader, nero…” dá erro ao reiniciar após rodas o sysprep, ficando em loop “reiniciando”.

    O que pode ser?

  57. junho 11, 2013 às 6:36 pm

    Descobri o que era o erro, uma incompatibilidade com a versão do Nod32 que estava utilizando.

  58. Renan
    junho 21, 2013 às 1:13 pm

    Boa tarde,

    Gostaria de saber se eu posso gravar várias imagens em um HD externo e depois selecionar qual eu deveria utilizar na hora de fazer a instalação. Será que alguém pode me ajudar?

    • junho 21, 2013 às 2:24 pm

      Ter varias imagens e selecionar qual se deseja utilizar nao é possivel neste tipo de situacão. O que você pode fazer neste caso é criar uma imagem piloto e adicionar outras imagens que voce customizar a ela, tal como mostrado no artigo abaixo:

      Como integrar versões do Windows 7 x86 e x64 em uma imagem? Veja aqui como!

      A possibilidade de se escolher entre imagens autonomas só seria possivel utilzando ferramentas de deployment mais complexas MDT ou SCCM.

  59. julho 19, 2013 às 5:46 pm

    Velho era um tutorial desse que eu precisava, muito bom só que eu fiz o tutorial a risca usando uma maquina virtual do virtualbox, deu certo até a parte onde se faz o boot com o cd criado anteriormente do Windows PE, indicando o hd de origem e o hd de destino, e a criação da imagem, até ai 100%, só q na hora que reiniciar, numa parte aparece “A Instalação esta iniciando os serviços” e pula uma janela de erro dizendo: “O windows não pode terminar de configurar o sistema. Para tentar continuar configuração, reinicie o computador”
    Será q faltou alguma coisa? ou por ser numa maquina virtual faltou algum parametro?

  1. No trackbacks yet.
Comentários encerrados.